terça-feira, 1 de novembro de 2016

A VONTADE DE DEUS

Salmos 115:3 – “O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada”.

A vontade do Criador é livre e emana do conjunto equilibrado de seus atributos. Somente Deus é possuidor de Onipotência, Sabedoria Plena e Onisciência. 
A vontade de Deus é soberana porque o Criador é possuidor de todas as prerrogativas necessárias para tornar Sua Vontade em algo que certamente irá acontecer.

É por meio de Sua soberana vontade que Deus decide todas as Suas ações.

Efésios 1:11 – “que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade”.

Nesse texto Paulo usa duas palavras gregas, que quando vistas a partir de seu significado original fazem toda a diferença para entendermos o perfeito significado do texto.


“que faz”

FAZ = ENERGEÕ

A palavra grega significa: Ele forma, Ele desenvolve, Ele gera, Ele produz. No texto original essa palavra está no gerúndio e indica uma atividade contínua. Ou seja, Deus faz e continua fazendo. Ele delibera o início, o meio e o fim de Suas atividades.


“todas as coisas”

TODAS AS COISAS = TA PANTA

É uma alusão a tudo que existe ou a todas as coisas produzidas na criação.
Podemos de forma inteligente traduzir o texto da seguinte maneira: “continuamente Deus gera todas as coisas do universo conforme o conselho da sua própria vontade”.

Apocalipse 4:11 – “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”.

A soberania da vontade de Deus foi um conceito indiscutivelmente assimilado pela igreja primitiva. E mais! Na visão dos primeiros cristãos a vontade de Deus sempre produzia um final feliz.

Os primeiros cristãos estavam convictos de que todas as coisas iriam cooperar pra o bem daqueles que amavam a Deus. Eles sabiam que a mão de Deus havia conduzido todos os eventos ocorridos na obra feita por Jesus Cristo. 

É essa constatação de Lucas no Livro de Atos.

Atos 4:27-28 – “Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer”.

Para os primeiros cristãos Deus conduzia todas as coisas e por isso eles descansavam na fé quando eram perseguidos e sofriam por causa da confissão do Evangelho.

1 Pedro 3:17 – “Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal”.

1 Pedro 4:19 – “Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem”.

O Apóstolo Tiago confirma que todos os acontecimentos da nossa existência estão condicionados à vontade de Deus.

Tiago 4:13-15

Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;

Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.


O que mudou?
Onde está a nossa fé?

Que hoje possamos meditar e aprender a descansar na didática da vontade de Deus.

--

M.e. César de Aguiar
WhatsApp: 31 98280 9952


curta nossa página no face:



Nenhum comentário:

Postar um comentário