segunda-feira, 30 de novembro de 2015

AS SANDÁLIAS DO FARAÓ - A ONIPOTÊNCIA DE DEUS VISTA NO LIVRO DE ÊXODO


Gênesis começa narrando os atos da criação e termina com José num caixão no Egito (Gn 50:20) um começo fulgurante e um fim sombrio.
O evento máximo de redenção registrado no AntigoTestamento é o Êxodo.
É aqui que Deus livra seu povo da escravidão, faz com ele uma aliança no Sinai e finalmente o faz entrar na terra prometida.
A terra prometida é denominada terra de Canaã, que era efetivamente habitada por nativos - os Cananeus.
Israel fica residente no Egito durante a era áurea deste império.
Os estudiosos concordam que durante esse período (Sec. 11, 12 e 13 a.C.) o mundo passou pelo seu primeiro processo de globalização.
Contatos internacionais eram estabelecidos e havia uma profunda troca cultural entre os povos, motivada pelos egípcios.
Os egípcios correspondiam-se com babilônios, mitanianos, hititas, arzawas, cipriotas, e cananeus.
Se correspondiam usando principalmente uma língua eleita como comum: um dialeto acadiano.
Para estabelecer o processo de troca cultural, os egípcios possuíam diversas embaixadas, e uma classe capaz de atuar em vários idiomas - escribas esmeradamente treinados. Poliglotas.
Os egípcios estenderam tratados e alianças internacionais, com leis elaboradas para manter uma politica de relações diplomáticas bem estruturado.
O Egito investia na difusão literária de sua religião e mitologia, tendo sido encontrados em escavações arqueológicas evidencias de existência de uma escola regular. Tabuinhas de textos escolares provam que os egípcios mandavam seus filhos para a escola.
É nesse panorama cultural que Israel é inserido. O povo de Deus no Egito, estava no tempo certo e no lugar certo para receber o mais elevado legado cultural que o mundo antigo já havia alcançado.
É nesse país que cresce Moises, um menino judeu, que escapou milagrosamente do infanticídio ordenado por Faraó e das águas do Rio Nilo, infestadas de crocodilos.
O controle de todos os atos desse drama estão nas mãos onipotentes do Criador, que conduz magistralmente a historia do povo hebreu tendo como pano de fundo a nação mais poderosa e avançada, que o mundo antigo já conheceu. Deus vai mostrar que o seu poder é infinitamente superior à todas as nações do mundo.
Moises foi criado com acesso a toda essa cultura egípcia sendo graduado nas academias de tática de guerra. Se forma em todas as ciências, fala todos os idiomas de seu tempo e se torna um forte candidato à sucessão do trono egípcio. Moisés ocupou o posto de general das hostes do faraó, afinal ele estava preparado para enfrentar guerras. Antes dos 40 anos de idade, Moises já havia feito grandes proezas na liderança do exército egípcio.
Segundo historiadores, entre outras coisas, Moises gerenciou a construção de cidades para faraó.
Aos 40 anos Moisés se desentende com governo do Egito e foge para terra de Midiã. Mais 40 anos se seguem. Tempo suficiente para a segunda formação de Moises.
40 anos o fizeram o homem mais bem preparado para assumir o reino dos homens. Outros 40 anos o prepararam para assumir o reino de Deus.
Sua primeira preparação foi da terra, a segunda foi do céu.
Na primeira faze de sua vida Moisés experimentou o que é a gloria do mundo. Na segunda faze, Moises experimentou o que é se esvaziar de toda gloria. O que é abdicar de projetos, de reconhecer sua própria incompetência, de se reconhecer como incapaz.
Após 40 anos de faculdade do deserto tendo ovelhas e carneiros como companheiros de caminhada, Moises está pronto para entender que o único ser onipotente é Deus, e não o Egito ou mesmo ele mesmo. Por um momento, Moises pensou que suas credenciais e prerrogativas seriam suficientes para enfrentar o mundo inteiro e fazer as coisas acontecerem exatamente do seu jeito.
Na faculdade do deserto o grande homem apagou!  Converteu-se numa pessoa medrosa, rodeada de complexos, sem nenhuma iniciativa própria. Mesmo depois de 40 anos ele não foi capaz de fazer nada pela sua vida. Moises não cresceu! Mesmo com toda a sabedoria que tinha. Mesmo depois de tanto tempo ainda era uma empregado do sogro, não tinha casa, nem ovelhas próprias.
Onde estava o general? O sábio egípcio? O herdeiro do trono do maior reino da terra¿
Muitas pessoas, depois de uma desilusão são como Moisés!
Perdem o chão, e as rédeas da condução da própria vida. Perdas tem o poder de nos desestruturar: perder o negocio, o pai, a mãe, o namorado, a esposa!
A perda, para Moisés significou 40 anos de ostracismo. Todavia, nesse tempo, Deus não parou de trabalhar.
Mas, Moises ainda mantinha um elo antigo com o reino do Egito. Após 40 anos no deserto Moisés ainda tem uma peça de roupa egípcia.
São suas sandálias reais.


A Sandália de Faraó

os escravos não usavam sandálias. Somente senhores podiam usar. Por esse motivo os escravos israelitas viviam descalços, trabalhando pisoteando a lama. A sandália que Moisés estava usando somente os faraós usavam. Sandálias comuns eram caras. As sandálias reais pertenciam apenas à dinastia dos faraós.
Com aquela sandália nos pés, onde Moisés chegasse, ele seria respeitado e reconhecido como alguém da dinastia de faraó.
Com aquela sandália nos pés, Moisés podia a qualquer tempo reivindicar seus direitos como filho de Faraó.
Por isso Deus, no Monte Sinai, ordenou que ele tirasse aquelas sandálias. Afinal elas eram o último elo de ligação entre Moisés e o mundo dos faraós.
Moisés abriu mão de tudo no Egito, mas não abriu mão das sandálias.
Qual seria o motivo¿
Com aquelas sandálias ele poderia voltar e reivindicar tudo que ele tinha deixado. Moisés mesmo depois de 40 anos ainda guardava uma lembrança de tempos distantes. Uma dor, uma mágoa, uma amargura. Uma sensação de impotência.
O primeiro contato de Moises com sua futura esposa, Zilpa, foi quando Moisés defendeu as filhas de Jetro, que se tornaria o seu sogro. As moças estavam na iminência de serem atacadas e Moisés as defendeu.
Ao voltarem para casa, elas contaram ao pai que tinham sido atacadas e um egípcio as defendeu. Elas reconheceram que Moisés era um egípcio! E isso se deu por causa das sandálias, afinal Moises tinha acabado de atravessar o deserto, estava sujo, disfarçado e empoeirado. Mas as sandálias o denunciaram.
Quem usava aquele tipo de sandália tinha o status de um deus, como um faraó, que era considerado um deus no Egito.
Ao ordenar que Moises tirasse as sandálias, Deus estava dizendo a Moisés: “tire do seu corpo a última coisa que te faz lembrar que existe algum tipo de poder no mundo dos homens. O único Todo Poderoso EU SOU”.
A partir desse dia, a história do povo hebreu muda de direção.
O Todo Poderoso toma as rédeas da história e conduz seu povo a uma aliança com Ele.

CONCLUSÃO
Efésios 3:20-21 – “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”.

Os estudiosos de hoje discutem acerca da data em que o livro de Êxodo foi escrito e sobre quem o escreveu.
Discutem acerca da localização geográfica da travessia do mar vermelho e sobre quem era o Faraó do Êxodo. A grande maioria dos céticos perguntam por esse momento da historia de Israel no Egito não aparecem nos anais da historia antiga.
A não existência de citações acerca de Israel na historia egípcia, é explicada por uma característica dos Faraós: os mais vaidosos ocultavam suas derrotas, quando registraram a historia, e mudavam o nome e data de construção de diversos monumentos do seu país.
Todas essas discussões causam intriga e discordância entre estudiosos. Alimentam a incredulidade de alguns, e em outros sustentam argumentos contrários a fé.
Esse é o resultado de nossa mentalidade ocidental tão ocupada com a ciência e com tudo que ela pode afirmar a partir de evidencias!
Todavia o ‘modus operandis’ de nosso Deus envolve o método de conquistar o homem através do milagre da fé.
Vemos um Jesus que insiste em um Tomé incrédulo e preconiza que a bem aventurança esta contida na fé desprovida da necessidade de evidências visíveis.
Me parece que Deus esconde sua assinatura nas obras que faz.
A sutileza com a qual Ele dirige a historia, me faz refletir sobre o Deus que ama aquele que o louva sobre um altar de fé simples, e apaixonada.
Deus É!
E isso deve bastar ao adorador.
Mas o caminho da descoberta a partir do estudo disciplinado está aberto!
Esse caminho levará o estudioso a um mundo de descobertas fantásticas e inspiradoras. Contudo, a assinatura de Deus continuará oculta em suas obras.
E isso confortará o estudioso em sua própria ignorância!
O reconhecimento dos mistérios de Deus.

Mistérios que o tornam Todo Poderoso além de qualquer explicação.

---

César de Aguiar

--

Gênesis Desvendado: A revelação dos profundos mistérios da criação estudados em consonância com a ciência e a tradição judaica



Contato com o Autor: 
31 99582 2778 (Cel. / WhatsApp)

12 comentários:

  1. bom dia paz, no texto acima ta dizendo que as sandálias que moisés usava, diz só os faraó usava por isso Deus disse a moisés para tirá-las. mas no texto de Josué 5:15 diz para Josué tirá-las também. ele não tinha sandálias reais, porque o pedi-o para tirar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Adriano, o entendimento está além do fato isolado de Moises, pois naquela época, usavam se sandálias pessoas notoriAs, reconhecidas e de honra, diante do Altíssimo, toda essa honra, glória, louvor, domínio magistrada, notoriedade, reconhecimento é D' Ele.

      Observa se que na parábola do filho pródigo, o pai ao receber o filho de volta, além de colocar novas vestes e anel, o cinge com novas sandálias. Lc 15:22

      Espero que tenha sido útil e de amplitude em seu conhecimento e estudos.

      Shallon Adonai!
      Robson Lacerda de Moura

      Excluir
  2. Querido Adriano, o entendimento está além do fato isolado de Moises, pois naquela época, usavam se sandálias pessoas notoriAs, reconhecidas e de honra, diante do Altíssimo, toda essa honra, glória, louvor, domínio magistrada, notoriedade, reconhecimento é D' Ele.

    Observa se que na parábola do filho pródigo, o pai ao receber o filho de volta, além de colocar novas vestes e anel, o cinge com novas sandálias. Lc 15:22

    Espero que tenha sido útil e de amplitude em seu conhecimento e estudos.

    Shallon Adonai!
    Robson Lacerda de Moura

    ResponderExcluir
  3. A paz de Deus.
    Gostei desse comentário sobre as sandálias. Sou amante da história da bíblia e do povo hebreu.
    Deus abençoe.
    Gostaria eu de um dia me aprofundar nesses assuntos.

    19974083746

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor, gostaria de saber se os egípcios, não da dinastia, mas moradores da terra também usavam sandálias? Qual seria a explicação dos israelitas terem sandálias? Seria o ocorrido de quando Deus falou com que os israelitas saíssem do Egito e tomasse as coisas dos egípcios? Por isso pergunto se os egípcios mesmo não sendo da linhagem real, se teriam sandálias, para assim, os israelitas vierem a ter.

    Aguardo a resposta,

    Sthefany Souza.

    ResponderExcluir
  5. As sandálias dos egípcios tinha algum tipo de símbolo que representa o deus RÁ ??

    Aguardo respostas

    ResponderExcluir
  6. Deus não mandou tirar porque nas sandálias de Moisés havia uma imagem de entidade chamada dagon? Ou outro deus? Gostaria de saber sobre isso porque ouvi uma vez um pregador falar.

    ResponderExcluir
  7. Êxodo 3:4-5 Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: "Moisés, Moisés!" "Eis-me aqui!" respondeu ele. E Deus: "Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa.
    #
    Graça e Paz! Estive meditando nesta passagem hoje bem cedo... Gostaria de acrescentar que: Além de deixar o "Egito" representado nas sandálias , Moisés também precisava parar para ouvir Deus. Hoje nossas Sandálias Egípcias muitas vezes é a nossa vida apressada nossa falta de tempo para ouvir Deus. Precisamos parar para ouvir a Sua voz. 📖🙌🏻
    #
    Nota teológica: Somente as pessoas importantes do Egito usavam sandálias - as do Faraó por exemplo, tinha impresso a imagem de seu deus na parte de cima e na sola, o nome dos inimigos de Faraó
    #
    📖Atos 2:35 até que Eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés

    ResponderExcluir
  8. Vejo muitos fazendo essa defesa das sandalias,que era do Egito..E quando estudamos iremos ver que tirar as sandalias tinha haver com a Lei de "Ramurabe"que era o que se tinha como base de leis do mundo antigo..Os rabinos não ousam em dizer que eram do Egito,mas que se tratava de uma aliança. Assim como no livro de Rute 4..quando Boaz vai remir Noemi..Sandalias eram algum comum naquele tempo pois eram feitas de couro e pele de animais.A algo maior aqui era Deus dizendo pra ele você precisa de um Deus e eu Deus de um libertador..Sandália e glória poder e Moisés era homem ..Jesus se descalço da sua glória para nós resgatar,estar com os pés no chão e saber que sou da terra e Deus é do céu. Desculpa mais não a base para afirmar que as sandalias eram do Egito..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário; ele enriquece o texto e ainda que discorde do que foi escrito, eu considero o que apresentou como fonte para complemento do que está publicado. Muito obrigado por suas considerações!

      Excluir