domingo, 18 de dezembro de 2016

OS MISTÉRIOS DO NUMERO QUATRO

O número quatro aparece pela primeira vez na Bíblia em Gênesis 2:10, que diz: “E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços”.

Em Gênesis 14 encontramos quatro reis – o de Sinear, o de Elasar, o de Elão e o de Goim – fazendo guerra contra os cinco (número fatídico) de Bera, Birsa, Sinabe, Semeber e o rei de Belá.

         Do número quatro se origina a palavra quarto, a qual aparece pela primeira vez na Bíblia e em 1 Reis 22:41, que diz: “No quarto ano de Acabe, rei de Israel...” Em Êxodo 29:40 temos a quarta parte de um him, determinando a quantidade de coisas que deveriam ser usadas no sacrifício.

         Supõe-se que o número quatro é o que representa a terra. A Bíblia não coloca muita ênfase neste assunto. Ele é considerado o  número da terra porque esta possui quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Contudo, na Bíblia  as estações mencionadas são seis: inverno, verão, sementeira, colheita, frio e calor, conforme Gênesis 8.

Recentemente foi comprovada pela ciência a existência de quatro cantos na superfície da terra são os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste oeste. Juntando-se a isso o fato de existirem quatro estações pode-se realmente concordar em que o número quatro representa a terra.
 Os elementos básicos são quatro: fogo, ar, terra e água, o que é bastante significativo. Pelo menos era assim que os antigos pensavam. Contudo, na química moderna há dezenas de elementos.

Os antigos hebreus eram obrigados a compensar com quatro ovelhas, uma que tivessem roubado (Êxodo 22:1).

Moisés recebeu ordena para colocar quatro argolas nos cantos de todos os utensílios do tabernáculo. Havia quatro fileiras de pedras (três pedras em cada fileira) representando os filhos de Israel.

Sem dúvida a fórmula três vezes quatro está conectada com os filhos de Israel.

Em Gênesis 4:10 lemos sobre o assassinato de Abel cometido por Caim. Aí temos a frase: “A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra”.

Muitas coisas acontecem no capítulo 4, além da terra ter sido profanada com o sangue de um inocente.

No capítulo 4 de Êxodo temos a vocação de Moisés.
Em João 4 temos o diálogo de Jesus com a mulher samaritana.
Pelo visto, o número dos capítulos tem algo a ver com a definição dos versos e com o número de versos.

A palavra quatro aparece mais vezes no capítulo 1 de Ezequiel do que em qualquer outro capítulo da Bíblia. Neste capítulo  ela aparece dez vezes, falando dos “quatro seres viventes”, cada um com quatro rostos, cada um deles com quatro  asas, etc. Sem dúvida trata-se de querubins e mais uma vez referindo-se à terra. Como  iremos descobrir mais tarde havia cinco querubins da guarda, até que um deles perdeu o lugar diante do trono de Deus, tendo restado apenas quatro.
Esses quatro querubins estão relacionados com coisas da terra:

1.     Os quatro “tinham semelhança de homens”, a coroa divina da criação.
2.     Os quatro “tinham mãos de homem” e os “seus rostos eram como rostos de homem”.
3.     Cada um deles tinha quatro asas.
4.     “Do lado direito todos os quatro tinham o rosto de leão”.
5.     “Do lado esquerdo, todos os quatro tinham o rosto de boi”.

Como vemos, homem leão, boi e águia são seres terrestres oriundos da criação divina – o homem racional e os demais irracionais.
As vestes de Jesus foram repartidas entre os quatro soldados e a quinta peça – a túnica inconsútil – foi lançada em sortes para ver quem a levaria.

Em Apocalipse 7:1, lemos sobre os quatro ventos da terra. Aí temos os seres viventes (Apocalipse 6:1) e o que o vento levanta.
O altar das ofertas queimadas tinha quatro cantos. Lemos em Daniel 2 sobre o quarto reinado, que é o império romano, sendo que desse império – agora em renascimento – teremos o império do Anticristo. O quarto animal de Daniel 3:25 é um como filho do homem, isto é, o Filho de Deus, Jesus Cristo. Deve haver alguma significação para o fato de que Jesus veio até os discípulos andando sobre as águas na quarta vigília da noite. Provavelmente tipificando a sua segunda vinda e m Mateus 14:25 e Marcos 6:48.

---

Dr. Peter Ruckman



curta nossa página no face:



Nenhum comentário:

Postar um comentário