quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

UM BREVE PASSEIO PELA LONGA HISTÓRIA ISRAELITA

Foram 400 anos sofrendo a escravidão no Egito! 
Esse foi um tempo mais do que suficiente para destruir todos os sonhos e expectativas de uma família que trazia em sua história a marca da promessa.

A convite do vice rei do Egito, a família do patriarca Abraão, fugindo da fome na terra de Canaã, mudaram de endereço. 

Juntamente com Jacó, que era neto de Abraão, chegaram no Egito o número de setenta pessoas, todos da mesma família.

Essas setenta pessoas se estabeleceram no vale do Nilo e após passarem 400 anos os hebreus somavam mais de 2 milhões de pessoas. Mais de dois milhões de escravos! 

Em terra estranha, após a morte de José, os israelitas mudaram o status de convidados do Faraó para escravos do império. 
Com a escravidão, o corpo de cada mulher e homem hebreu sofria com o trabalho escravo que castrava sonhos, ideais e toda possibilidade de construção de uma nação soberana. 

Todavia, mesmo diante de terrível adversidade, o espírito da fé abraâmica não foi completamente destruído, e após 400 anos de um povo que gemia e orava ao Deus dos seus antepassados, YHWH interveio de forma definitiva na história da nação escolhida.

O êxodo é a história do que Deus fez em 40 anos.

Em 40 anos, Moisés liderou uma nação de escravos e deu a eles leis sociais, leis jurídicas, leis políticas e fundou a religião judaica. Em 40 anos Moisés construiu o templo e deu ao povo a terra prometida, para estabelecimento da nação tão desejada.

Em 40 anos Moisés fez o que muitas nações ainda não conseguiu fazer mesmo após centenas de anos de história.

Esses feitos fantásticos em tão pouco tempo nos faz concluir que Moisés é de longe o maior líder de toda história da humanidade.

Em quarenta anos Moisés transformou uma nação de escravos em uma nação de guerreiros que conquistaram toda a planície de Canaã.

É isso que Deus faz: transforma viciados em pastores vocacionados, transforma traficantes em apóstolos, transforma adúlteros em mestres e alcóolatras em Evangelistas. Deus sempre muda a história objetivando o louvor de Sua glória.

Depois dos milagres que Deus operou no Egito e de tudo que Moisés executou durante o tempo de formação da nação judaica, era de se esperar que a história de Israel fosse uma espiral ascendente.

Mas não foi isso o que aconteceu!

A história de Israel é marcada por: rebeldia e afastamento de Deus.

Durante o transcorrer da história houve várias reformas ocasionais.

Homens como Gideão, Samuel e Davi tentaram com todas as suas forças resgatar a verdadeira adoração ao verdadeiro Deus, mas essas reformas nunca foram capazes de reverter o mal que o pecado causou na composição da nação.

Todas as tentativas foram frustradas, todavia a chama da fé nunca se apagava do coração dos mais piedosos.

--

“continua...”

---

M.e. César de Aguiar

WhatsApp: 31 99286 1302


curta nossa página no face:



Nenhum comentário:

Postar um comentário