sexta-feira, 22 de maio de 2015

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS ANJOS

























Antes de nos aprofundarmos no estudo sobre os anjos, precisamos conhecer alguns conceitos básicos sobre a existência e a natureza desses seres.


1- Anjos são seres criados

Salmos 148:2 – “Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos”.
Salmos 148:5 – “Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados”.

Os anjos não são auto existentes. Somente Deus possui vida em Si mesmo.Todos os outros seres tem vida emanada da vida de Deus.

Os anjos não existem desde sempre.Houve um momento em que Deus criou todos os anjos que existem.

Neemias 9:6 – “Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora”.

A Bíblia nos informa quem criou os anjos e para que foram criados.

Colossenses 1:15-17
“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”.

Jesus criou os anjos e definiu toda a hierarquia organizacional que os regulamenta.

Os anjos foram criados por Jesus e por causa de Jesus.

Existe um plano arquitetado pela Trindade Divina,onde os anjos são seres com papéis fundamentais.

2- Os anjos são seres espirituais e anímicos

Hebreus 1:14  - “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”

Anjos são seres dicótomos. Anjo é um espírito que habita uma alma.

“Alma é psiquê”.
A alma é definida como a capacidade intelectual, moral e ética dos anjos.
Assim como nos seres humanos, é na alma que habita desejo, emoção e razão.

Os anjos possuem um corpo espiritual e uma alma.

A Inteligência dos anjos está implícita em vários textos onde eles aparecem ministrando mensagens de Deus. O texto de Mateus é um exemplo disso!
Mateus 28:5 – “Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado”.

Anjos não possuem corpo físico como seres humanos. Possuem corpos espirituais.
As Escrituras nos informa que nossos sentidos humanos podem ser abertos a ponto de podermos perceber o mundo espiritual a nossa volta, e dessa forma, poder ver anjos com aparência e forma humana. O homem espiritual tem habilidade para ver o mundo espiritual.

ESPÍRITO VÊ ESPÍRITO.

Hebreus 13:2 – “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos”.

Não podemos ver os anjos, exceto quando Deus abre nossos olhos.

Lucas 2:8-15
Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.
E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.

Em geral, não vemos os anjos, mas o fato de não os vermos não significa que eles não estejam trabalhando! Os anjos cuidam daqueles que temem a Deus.
Salmos 34:7 – “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”.

·         Os anjos se unem à igreja no momento de sua adoração à Deus. Quando nos achegamos na presença de Deus, nos ajuntamos em louvor “aos muitos milhares de anjos”.
Hebreus 12:22-24 – “Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel”.


3- Os anjos são dotados de juízo moral

2 Pedro 2:4 – “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo”.
Judas 1:6 – “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia.”

Os anjos que se rebelaram contra a vocação original foram punidos por Deus.
Como pecaram em estado de eternidade, não tiveram segunda chance para uma redenção.



Deuternonômio29:29 – “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”.


4- Quando os anjos foram criados?

Todos os anjos foram criados antes do sétimo dia da criação.

Gênesis 2:1 - “Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados”.
Êxodo 20:11 -  “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou”.

Todos os anjos foram criados até o sexto dia da criação.

Gênesis 1:1,2 nos dá uma pista sobre qual dia da criação os anjos foram criados.
“No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia”.

No primeiro dia os céus e a terra foram criados. Mas a terra é apresentada sem forma e vazia. Um contraste claro com os céus que imediatamente após serem criados foram povoados com todos os seres celestiais e organizados dentro de suas hierarquias.

Jó 38:6,7 – “Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?”

Se os anjos de Deus rejubilavam enquanto o Senhor fundava as bases da terra, é porque naturalmente eles já haviam sido criados e organizados antes da terra.

Os anjos estão presentes e atuantes criação da terra. Essa é a primeira criação.

Quando Cristo foi introduzido no mundo, multidões de anjos cantaram e jubilaram. Essa é a recriação do mundo.

5-  O papel dos anjos no plano eterno de Deus

Anjos e homens são os únicos seres de inteligência elevada que foram criados por Deus.

Deus criou os anjos sendo mais poderosos que os homens. Todavia são os homens que são imagem e semelhança de Deus.

No tempo atual somos inferiores aos anjos, mas após nossa absoluta redenção seremos superiores aos anjos a ponto de julga-los. Os anjos são para nós uma mensagem de que
o mundo espiritual existe e que ele funciona de forma dinâmica o tempo todo.

Nós lemos nos salmos o poeta ENCORAJANDO OS ANJOS a louvarem a Deus.
Salmo 148:2 – “Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos”.


Em toda as Escrituras encontramos os anjos realizando os decretos de Deus.

·        Os anjos levam mensagens às pessoas.
     Os anjos executam juízo de Deus.
Os anjos derramam taças da ira de Deus sobre a terra.
Na segunda vinda de Jesus, os anjos virão junto com ele.



·         Os anjos fazem a patrulha da terra

Zacarias 1:10,11 – “Então respondeu o homem que estava entre as murtas, e disse: Estes são os que o Senhor tem enviado para percorrerem a terra.E eles responderam ao anjo do Senhor, que estava entre as murtas, e disseram: Nós já percorremos a terra, e eis que toda a terra está tranqüila e quieta”.

·        Os anjos guerreiam contra forças demoníacas.

·         Quando Cristo voltar, será um Arcanjo, quem vai anunciar sua vinda.

6- Os anjos e o Plano da Redenção

Quando Jesus nasceu em Bélem, nós encontramos anjos envolvidos em todo o processo.

São eles que anunciam a Maria, a José e que aparecem aos pastores no campo.

Os anjos estão intimamente ligados ao processo da redenção a ponto do próprio Jesus dizer:
Lucas 15:10 – “Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Toda vez que um pecador se arrepende os anjos fazem festa.

Efésios 3:10 – “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus”.
Quando a igreja se reúne para louvar e pregar, os seres do mundo espiritual (anjos e demônios) ficam atentos para aprenderem sobre a mensagem do Evangelho.

Anjos aprendem com a igreja, e se rejubilam nisso:
em ver desenrolar os mistérios das Escrituras revelados à igreja de Cristo.
1 Pedro 1:12 – “Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar”.

Os anjos sempre estiveram atentos à mensagem do Evangelho.
1 Timóteo 3:16 – “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória”.

Desde o momento em que Cristo pisou nesse planeta, os anjos tem assistido com atenção o desenrolar do plano da Redenção.
Eles já descobriram que tudo se resume em Cristo.
E que Deus, ao escolher uma forma de trazer louvor a Si mesmo, escolheu a GRAÇA, que se manifesta no plano da Redenção.

Por fim nós vemos uma exortação de Paulo a Timóteo:
1 Timóteo 5:21 – “Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade”.
Paulo sabe que tudo o que fazemos é testemunhado pelos anjos.

O que ele está dizendo a Timóteo é o seguinte: “se voce obedecer ao Senhor os anjos se alegram e louvam a Deus. Se voce desobedecer ao Senhor, os anjos se entristecerão.”

Muito do louvor que Deus recebe dos anjos é em função de comportamento humano.

Enquanto você obedece, os anjos louvam a Deus.

Muitos cometem seus pecados em segredo e julgam que por não ter ninguém por perto,
eles escaparão ilesos, porque julgam não ter ninguém olhando.

Todavia não é assim! Os anjos testemunham tudo.

A consciência da presença ininterrupta de anjos perto de nós deveria nos levar ao comedimento e à vergonha de praticar atos, que antes achávamos que estava em total segredo.

Sua vida de obediência a Deus tem a propriedade de encorajar o louvor dos anjos.

Deus recebe esse louvor e computa o bônus na sua conta.

O escritor aos Hebreus nos diz que os anjos podem vir ao nosso encontro disfarçado de alguém com alguma necessidade.
Hebreus 13:2 – “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos”.

Imagine a gloria que será o dia que chegarmos ao céu e reconhecermos o anjo a quem assistimos aqui na terra.


7- A igreja e sua relação com os anjos


a-    Recuse receber doutrinação de anjos.

Existe a possibilidade de se fraudar o Evangelho.

2 Coríntios 11:13-15

13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Os mórmons baseiam seus ensinamentos em doutrinação de anjos.
Paulo exorta a igreja a prestar atenção aos maus obreiros e na capacidade que eles poderiam ter de operar maravilhas para que os objetivos do diabo fossem alcançados.
Tudo o que o diabo quer é fraudar o ensino do Evangelho, afinal, toda a obra de Cristo se resume no Evangelho da Graça.

Se o diabo frauda o ensino do Evangelho, ele está conseguindo afastar as pessoas do que é o sentido de existir todo o universo: a glorificação do nome de Deus.

Se um anjo das trevas foi capaz de produzir mudez em uma criança, naturalmente, se fosse em função de seu propósito, esse demônio simplesmente desamarraria a boca dessa criança.

Essa tática de satanás, de prender e soltar, em função de seus planos mais arrojados, era conhecida dos fariseus contemporâneos de Jesus.
Certa vez eles acusaram a Jesus de praticar milagres pelo príncipe dos demônios.

Isso deixa claro para nós que, para promover engano, o diabo cura e faz o bem aparente. Em troca, aprisiona a pessoa na idolatria. Um pecado que afronta de frente a graça do Evangelho.

O diabo faz milagre em lugares onde não se tem compromisso com a plenitude do Evangelho objetivando aprisionar pessoas a falsos pastores e falsos apóstolos.

Milagre não confirma pregação errada. Se a pregação está errada, o milagre é do diabo.

Entre milagre e Bíblia, fique com a Biblia.

Gálatas 1:8 – “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”.

Anjo de Deus não fala em boca de profeta. Nunca é de Deus um profeta que começa profetizando assim: “eis que sou Miguel que fala contigo...”

Anjo de Deus não transmite nova revelação das Escrituras.

Quem atua como espírito de falso profeta é o diabo.

Deus pode falar conosco através de anjos? Claro que sim! Deus fala como quer!
Todavia um anjo nunca irá comprometer o ensino correto das Escrituras, e nunca irá tomar a boca de ninguém.


Se uma anjo vier a falar com voce, será de forma direta e objetiva, mesmo que tendo sua aparência disfarçada.

Anjos das trevas podem aparecer também!
Dessa forma, nosso guia nunca deve ser aparição de anjo, mas a Palavra de Deus escrita.


b-    Louvor, adoração e oração nunca pode ser dirigido a anjo

Apocalipse 19:10 – “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Nos tempos de Paulo, a igreja de Colossos estava sendo atacada por uma falsa doutrina
que incentivava o “culto de anjos”.

Colossenses 2:18 – “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão”.

Existem algumas canções que deveriam ser banidas de nosso culto, por trazerem em suas letras uma menção sutil ao culto de anjos.

“tem anjos voando nesse lugar, no meio do povo, em cima do altar...”

“o anjo do senhor esta passeando, está passeando aqui nesse lugar... dá lugar irmão, deixa o anjo do senhor te visitar”.


 ---

César de Aguiar
teolovida@gmail.com

7 comentários:

  1. Venho através desta mensagem fazer MAIS UM dos incontáveis APELOS pela minha vida, liberdade e DIREITO DE JUSTIÇA neste planeta. Esta é uma declaração que não compete só ao meu corpo físico, mas como consciência, que habita diversos mundos e possui existência. É direito de QUALQUER pessoa expor abusos e se MANIFESTAR diante de crimes movidos quanto a sua honra, liberdade e justiça. São direitos básicos, que deveriam ser assegurados independentemente do meu conhecimento ou consentimento. Ninguém é OBRIGADO a viver sob tortura, abusos e servidão a senhores. E isso esta acontecendo comigo. Certos seres, obedecendo às ordens de senhores, estão tentando me derrubar, e isso não é por princípios que determinam o sentido de moral do indivíduo. Mas, sim, pela violência, força, implantação de dispositivos que me levam a exaustão. É uma queda mental e fisiológica. Eu iria perder o controle sobre minha mente e corpo, movidos pela força, e desempenharia a função que eles quisessem, através do controle mental e físico. São personalidades imundas, sujas, doentes mórbidas e carregadas de violência. Ninguém está acima de ninguém. Eu mobilizei a população exterior, os SERES ESPIRITUAIS, e o golpe compactuado continuou com cada vez mais força. Se apossaram dos meus direitos de liberdade e justiça. Não posso fazer nada estando limitada a este corpo carnal e a este mundo. OS SERES ESPIRITUAIS, gente como eu, não me ajudaram na luta pelos meus direitos. Eles também não me apoiaram apesar de estarem cientes. Os seres que nos comandam querem tratar do assunto como algo banal, que não aconteceu, mas vou levar isso até o fim. EU POSSUO DIREITOS ASSIM COMO TODOS E EXIJO QUE SEJAM PRESERVADOS. Depois disso, eu não tenho obrigação de viver neste planeta. Tudo esteve muito longe das minhas possibilidades. Eu fui lesada e enganada neste mundo, por propostas enganosas, que hoje, são impossíveis de seres concretizadas. Sou um ser real, que possui raciocínio lógico e inteligência. E não aceito viver na privação dos meus direitos.
    Não sei mais o que fazer, estou há 8 anos nisso.
    Se você souber o que posso fazer para sair deste planeta, entre em contato.
    Desde já, agradeço.
    Anahatajemima@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. A biblia diz q Deus não faz acepção de pessoas,portanto não favorece uns em detrimento de outros,Deus criou todos iguais com as mesmas condições e a sua semelhança,então os anjos não são anjos desde sempre.

    ResponderExcluir
  3. Tem como dar baser biblica que diz que anjos tem alma? Algum versículo bíblico que fala claramente?

    ResponderExcluir
  4. Todo ser que tem vontade própria e sentimentos, definitivamente devem possuir alma. A alma é a sede da personalidade, da Decisão, da razão e da emoção. Por definição entendemos que seres livres possuem alma, que é a sede do arbítrio. Todos os seres criados por Deus possuem 1 alma e 1 corpo espiritual, somente o homem possui 1 alma e 2 corpos: 1 corpo físico e 1 corpo espiritual.

    ResponderExcluir
  5. Os anjos foram criados em algum momento da eternidade, e não na formação dos céus e da terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Gênesis 1.1 diz: No princípio Deus criou o céu e a terra, se Deus criou o céu e a terra naquele momento também criou tudo que neles há.

      Excluir
  6. Tem alguma referência clara na Bíblia de que os anjos aprendem a adorar a Deus com a Igreja? Pois os Serafins estão diante do trono adorando a Deus dia e noite, como podem aprender a adoração com a igreja?

    ResponderExcluir