quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

OS MISTÉRIOS DO NUMERO CINCO

Depois do número treze, o número 5 é o menos apreciado  porque tem relação com a morte. 

Contudo, alguns estudiosos de numerologia bíblica acham que ele se refere à graça. 

Este número tem relação com as cinco chagas de Cristo, conforme um hino composto por Charles Wesley, irmão de John Wesley, e também com as cinco peças do vestuário de nosso Senhor, na hora da morte. 

Desse modo, este número está ligado à morte, a qual resultou em graça para todos que aceitam pela fé o sacrifício vicário do Senhor Jesus Cristo. 

Ao mesmo tempo, ele significa morte eterna para todos os que o desprezam. 

A palavra graça tem cinco letras em inglês (e  também em Português). 
É claro que esta palavra só se refere a uma entre bilhões de mortes no planeta terra. 
De fato, a única razão da morte de Cristo estar conectada ao número cinco é por causa da graça dela resultante. 

O “May-Day” é um sinal que aponta para a conexão deste número com a morte. 
Maio é o quinto mês do ano e pode ser que tenha algo a ver com a morte. 

Mas será coincidência que o sinal de SOS tenha quinhentos quilociclos e que se refira ao parágrafo cinco do código de acidentes marítimos? 
E que todo animal era sacrificado num altar do Velho Testamento de cinco por cinco? Nesse caso, não seria o altar um tipo de morte e, ao mesmo tempo, de graça e perdão de pecados?

O primeiro homem falecido de morte natural (e não assassinado como Caim) é citado no verso cinco do capítulo cinco de Gênesis. Esse homem foi o pai da raça humana, o qual, pela sua desobediência a Deus, trouxe a morte para todos os homens. 

Enquanto isso, o segundo Adão, Cristo, pela sua morte, trouxe a graça a todos os que nele crêem.
O homem mortal, condenado a voltar à terra de onde veio, tem cinco dedos em cada mão e cinco artelhos em cada pé. 
Também a estátua do sonho de Nabucodonosor, representando os governos mundiais, tinha cinco artelhos em cada pé e estes significam destruição. 
Quando a pedra (Cristo) for arremessada e destruir a imagem (provavelmente representando as dez nações gentílicas reunidas contra o povo de Deus), ela será arremessada diretamente contra os  artelhos da estátua, ou seja, duas vezes cinco, somando dez,  que é o número dos gentios.

O “5” tem muitos significados, todos estreitamente relacionados. 5 É um número incompleto, e é o número da responsabilidade do homem diante de Deus. Devido ao fato de não ser completo, ele sugere responsabilidade. 5 é 4+1. 4 representa o homem criado, enquanto 1 representa o Deus independente. Sendo assim, 5 é o homem perante Deus. Conseqüentemente, por um lado, representa a graça de Deus para com o homem; por outro lado, representa a responsabilidade do homem diante de Deus. 
Abaixo de ter recebido a graça de Deus, o homem é naturalmente considerado responsável para Deus. A não-plenitude do numeral 5 pode ser vista facilmente. Os cinco dedos das mãos e os cinco dedos dos pés do homem são apenas metade do numero total de dedos das mãos e dos pés. 
No quinto dia Deus criou as criaturas viventes do mar, mas não havia ainda vida na terra. Na abertura do quinto selo, quão ansioso estão os mártires das eras pelo fato de não terem ainda recebido suas coroas (Ap. 6:7-11). A ira da quinta taça é derramada no trono da besta, mas o poder da besta ainda aguarda sua completa destruição (Ap. 16:10-11). Das virgens, cinco são sóbrias e cinco são tolas (Mat. 25:2); significando que na vinda do Senhor Jesus Cristo nem todos estão salvos. 

5 também fala da responsabilidade do homem através da graça. 
A consagração de Arão e seus filhos (Levítico 8) e a limpeza da lepra (Levítico 14) são cheias de significado. 
Sangue é aplicado na ponta da orelha direita, no polegar da mão direita, e no dedão do pé direito. Orelha, polegar e dedão são totalmente relacionados ao número 5. A orelha é um dos cinco órgãos; o polegar é um dos cinco dedos da mão, e o dedão é um dos cinco dedos do pé. Esses três representam a pessoa em sua totalidade – como ela deve usar sua orelha para ouvir a palavra de Deus, sua mão para fazer a obra de Deus, e seu pé para trilhar o caminho de Deus. 
Ele primeiro recebe graça através da aplicação do sangue precioso. Então, tendo sido purificado pelo precioso sangue, todo o seu ser é responsável perante Deus para caminhar de forma digna da graça do seu chamado. 4 é um número fraco; sem que lhe seja adicionado o 1 para que se torne 5, não é capaz de tomar qualquer responsabilidade. Tome a ilustração da mão: embora os quatro dedos sejam um tanto vigorosos, se não existir o polegar, a mão não pode assumir responsabilidade. O Senhor Jesus usa cinco pães para alimentar cinco mil famintos (Mat 14:17); isso expressa a graça do Senhor. Davi escolhe cinco pedrinhas para abater Golias (1 Sam. 17:40); isso expressa a responsabilidade do homem. O quinto livro da Bíblia, Deuteronômio, relata como as pessoas são responsáveis depois que Deus dá graça. O quinto reino do mundo será o reino do Senhor Jesus Cristo (Daniel 2:35,44; Apoc. 11:15). Todos os que desejam entrar no Seu reino e reinar com Cristo tem uma tremenda responsabilidade! Mateus 5-7 diz quais são as condições. Deuteronômio, o quinto livro da Bíblia, fala também de como as pessoas devem se comportar depois de haverem entrado na terra prometida, que é um tipo do reino do nosso Senhor Jesus. Pentecostes e o qüinquagésimo dia depois da Páscoa. Tipifica a vinda do Espírito Santo e a formação da Igreja com os Judeus e os Gentios (ver Levítico 23:15-21, onde os dois pães representam a Igreja composta de Judeus e de Gentios). As pessoas recebem o Espírito Santo pela graça; mas qualquer um que mentir ao Espírito Santo recebera severo julgamento, e isso é responsabilidade. 
O livro de Levítico usa cinco ofertas para representar o único e eterno sacrifício do Senhor Jesus, para o qual os homens são tornados responsáveis.
As cortinas do tabernáculo são 5 em número, acopladas umas nas outras, e os pilares do painel são 5 em numero. 5 é o número freqüentemente usado no tabernáculo.

---

Dr. Peter Ruckman



curta nossa página no face:



10 comentários:

  1. lixo de comentario acho q vc deva ler mais sobre judaísmo sendo q o cristianismo veio de la ta feio essa matéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, vai orar. Pede ao Senhor para te ensinar a respeitar e amar o próximo. Você tem todo direito de não gostar, mas não deveria falar assim com as pessoas.

      Excluir
    2. Ficaria honrado com seus comentários sobre o judaísmo, já que se apresenta como julgador daqueles que escrevem textos com nuances judaicas. Todavia o que vi de sua parte foi apenas um malfadado comentário deselegante.

      Excluir
  2. Maravilhoso. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Continue nos seguindo, trabalhamos para o crescimento do Reino.

      Excluir
  3. Adorei o artigo. Acho que seria legal uma conclusão ao final, fiquei sentindo falta disso. Mas as associações estão muito bem escritas, e fazem bem mais sentido pra mim esse número agora. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conseguimos escrever um gran finale!!! rsrs Talvez, pra todos nós seja apenas um texto que aumenta o numero de perguntas... afinal, perguntas são sempre melhores que respostas. É a pergunta que nos impulsiona pra frente. São as perguntas que nos habilitam alcançar o próximo degrau.

      Excluir