terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A ONISCIÊNCIA DE DEUS E A CRIAÇÃO

"Deus conhece o universo em toda sua totalidade". 
Essa é uma declaração assustadora! Os astrofísicos dedicam suas vidas a encontrarem a formula matemática que explicaria a teoria do tudo.
Deus não apenas conhece essa fórmula - Deus criou essa fórmula!

E isso significa dizer que Deus conhece o funcionamento de tudo o que existe sem que para isso precise de um processo de contínua observação e raciocínio. 

É por isso que a sustentação de todo o universo acontece de forma automática e perfeita. Deus sabe de todas as coisas de forma absoluta e imediata.

Para Deus, os eventos que acontecem em todo o universo não são sucessivos ou fracionados onde uma coisa acontece sucessivamente uma após a outra. O tempo não limita o conhecimento que Deus tem sobre o todo. Passado,  presente e futuro estão diante Dele como uma única lâmina de  visualização.

O homem como ser criado à imagem de Deus, pode encontrar em sua própria vida natural uma analogia útil para entender verdades espirituais acerca de seu Criador. Embora sabendo que qualquer evento do mundo físico é precário demais para servir como ilustração para entender qualquer um dos atributos do Todo Poderoso, observe que no funcionamento do corpo humano encontramos uma metáfora muito adequada!

O funcionamento dos órgãos internos do corpo humano, como o coração, o fígado e os pulmões podem nos dar uma rasa compreensão de quem é Deus.
Esses órgãos independem do nosso raciocínio para que continuem funcionando. Funcionam enquanto dormimos ou enquanto praticamos atividades. Eles apenas funcionam! E não precisa da minha ordem dizendo: “funcione coração! fígado, faça o seu trabalho!”. Mesmo sem eu pensar, meu coração continua batendo e meus pulmões continuam respirando.

Assim é todo o universo em relação a Deus: tudo funciona de forma perfeita sem que Deus tenha que efetuar qualquer raciocínio para viabilizar o funcionamento.

Sabemos que usar o exemplo do corpo humano pode ser desqualificado! Afinal o homem tem seu organismo funcionando mesmo que ele seja completamente ignorante da matéria de anatomia. Nesse sentido as coisas com Deus são absolutamente diferentes: Todo o universo funciona perfeitamente e Deus sabe tudo acerca de tudo.

Deus sabe perfeitamente a forma de funcionamento de cada estrela, de cada cometa, das ondas numa praia remota do Planeta Terra, ou mesmo uma folha caindo de uma árvore na Floresta do Amazonas.

Deus sabe de forma perfeita o funcionamento do corpo de cada um dos seres humanos que já passaram pela face da terra. Deus sabe o número de grãos de areia de uma praia e a quantidade de fios de cabelo que cada ser humano possui em sua cabeça (Mt 10.30).
A onisciência de Deus é o motivo para o crente se sentir consolado.

Em meio às dificuldades da vida, o crente pode descansar no Senhor. O crente pode ter a certeza de que DEUS SABE (Mt 6.8).

E se Ele sabe, tudo vai acontecer de maneira perfeita.

---
estude mais!!!



----

M.e. César de Aguiar
WhatsApp: 31 99286 1302

curta nossa página no face:


Nenhum comentário:

Postar um comentário