sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A BONDADE DE DEUS MANIFESTA NA CRIAÇÃO

Deus considerou como “boa” cada coisa que Ele criou, conforme narrado em Gênesis capítulo 1.

1 Timóteo 4:4 – “Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças”.

Quando Deus separou a porção seca das águas, Ele viu que era bom (Gn 1.10); quando a terra produziu ervas e árvores frutíferas, Deus viu que era bom (Gn 1.12); quando os luminares foram postos e ajustados em suas órbitas, viu Deus que era bom (1.18); quando os animais marinhos e os que voam foram criados, viu Deus que era bom (Gn 1.21); quando os animais terrestres foram trazidos a existência , viu Deus que era bom (Gn 1.25).

E finalmente quando Deus criou o homem e a mulher, Ele os considerou a coroa da criação. Tudo estava pronto e funcionando de forma perfeita. Foi nesse momento quando precedendo seu descanso sabático, o Criador contemplou tudo que havia feito, e “viu Deus que era muito bom” (Gn 1.31).

A instituição do casamento é resultado da bondade de Deus em relação ao homem, pois Deus disse: “não é bom que o homem viva só”.

Deus colocou no jardim do Éden uma árvore cujo fruto era bom e a chamou de Árvore da Vida.

Existia também outra árvore cujo fruto era mal. E Deus deu nome a essa árvore: Deus a chamou de Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.

O próprio nome que Deus deu às árvores demonstrava Seu amor. Deus não deixou o homem jogado à própria sorte no jardim. Ele deixou regras bem claras.

Essas árvores tinham a função de dar ao homem a individual liberdade de escolher entre a vida e a morte.

Sempre foi assim! Deus se relaciona com seres moralmente livres. Por isso Deus se relaciona com o homem.

“A mulher viu que a árvore era boa para se comer”. A mulher parecia ter razão. Afinal o nome: Árvore da Ciência do Bem e do Mal é um nome comercial fantástico. Mas seu fruto era mal!

Pense comigo! Faça uma pergunta: Porque o homem e sua mulher não escolheram a árvore da vida? Afinal de contas os dois frutos estavam lá para serem comidos. Porque a opção pelo fruto errado?

Comer do fruto proibido demonstra claramente que o homem quer buscar seu próprio caminho tomando uma postura de alienado do controle de Deus. Foi assim no passado e assim sempre será!

O homem quer definir para si mesmo. O homem quer decidir sozinho o que é o bem e o que é o mal. Quer ser independente de qualquer poder que se oponha a sua vontade.

O homem escolheu seu próprio caminho apesar da bondade do Criador.

Tudo que Deus fez é bom. Mas o homem transgrediu o único mandamento do jardim e escolheu o caminho que considerava bom a seus próprios olhos.

Provérbios 3:7 – “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal’’.

Tudo Deus criou perfeito e bom.

Mas o homem queria outra coisa. 


E até hoje o homem ainda não sabe o que quer. Porque se soubesse, ele voltaria correndo para o início de tudo. Para os braços de quem o criou.

-----

M.e. César de Aguiar

WhatsApp: 31 98280 9952

teolovida@gmail.com

curta nossa página no face:


https://www.facebook.com/teolovida/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário