sábado, 8 de outubro de 2016

JESUS E O PAI DE SANSÃO – UM ENCONTRO INUSITADO

O texto bíblico de Juízes capítulo 13 narra uma fantástica teofania. 

Manoá e sua esposa ocupam um papel importante nas páginas do Antigo Testamento. Poucos identificam quem eles eram, mas quando citamos o nome do filho deles, imediatamente eles são contextualizados numa das mais intrigantes histórias do povo israelita. Manoá e sua esposa são os pais de Sansão.

Essa história começa com uma mulher infeliz que deseja ardentemente ter um filho. Ela era estéril, e pela graça da Providência recebeu o contato de um Ser Divino. Esse Ser Maravilhoso lhe abençoou com a dádiva da fertilidade e lhe deu instruções detalhadas acerca da forma que a criação de Sansão deveria ser conduzida.

A mulher de Manoá estava sozinha quando recebeu a visita do Ser Maravilhoso. A Mulher não escondeu o fato de seu marido. De acordo com o recato e submissão comuns às mulheres israelitas, ela foi contou todo o ocorrido.

Aparentemente Manoá não duvidou da honra de sua mulher, mas se duvidou não saiu falando coisas inapropriadas. Antes de acusar a sua mulher Manoá ouviu atentamente o que ela lhe contara e orou pedindo que Deus novamente lhes enviasse aquele Ser para falar com eles.  

A oração de Manoá foi atendida e pouco tempo depois o Ser Divino reapareceu à mulher de Manoá. Novamente na hora da aparição ela estava sozinha, mas dessa vez a mulher se apressou para encontrar e chamar o seu esposo para o encontro.

Na primeira aparição do Ser Divino, a mulher apresenta a Manoá uma descrição da pessoa que havia visto:  “Veio a mim um homem de Deus, cujo semblante era como o de um anjo de Deus, em extremo terrível; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome” (Jz 13.6).

Ela o descreve como um homem possuidor de um semblante divino e que apareceu em meio a um extremo terrível. Segundo a esposa de Manoá, o Ser Divino não fez nenhuma apresentação formal, ou seja, Ele não se apresentou pelo nome! Pense comigo: se fosse um anjo, certamente ele faria uma apresentação mais completa. Um anjo não iria querer correr o risco de deixar uma sensação de dúvida acerca da pessoa que estava ali. Qualquer anjo é inteligente o suficiente para nunca se deixar confundir com o próprio Deus.

A abordagem de Manoá é direta e sem rodeios. Quando Manoá se aproxima do Ser Divino vai logo perguntando: “És tu o homem que falou a esta mulher?”

Manoá o identifica como um homem, mas o tratamento que Manoá dispensa tem o protocolo de tratamento a um Deus. Manoá obtém instruções acerca do filho que viria e de como Sansão deveria ser dedicado à Deus. Diante de toda aquela cena Manoá quer oferecer holocausto àquele Ser.
O Ser Divino dá mostras de uma educação sem precedentes, pois, após realizar sua missão que era entregar a mensagem, Ele ainda concordou em ficar mais um tempo em função de uma celebração de culto. Aquele Ser poderia simplesmente ter sumido, afinal a missão já estava concluída.

Mas não! O Ser Divino fica na companhia de Manoá e sua esposa, colocando apenas uma condição: “Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor”.

Esse Ser Divino é Jesus!

Alguns poderiam argumentar que não, pois o texto bíblico prossegue dizendo que “Manoá não sabia de que se tratava do anjo do Senhor”.

Por um momento Manoá desconfiou que aquela aparição não se tratava de um anjo. Por isso tentou oferecer holocausto a Ele. E Jesus sabia os pensamentos de Manoá. E Jesus sabia da necessidade de ocultar sua identidade quando efetuava viagens no tempo.

Diante de Manoá Jesus tem o comportamento de um homem. Natural, porque Jesus era homem! Ele não mudava sua aparência quando viajava no tempo. E como homem, Jesus não aceitava nenhum tipo de glória que o remetesse a assumir uma postura de Deus.

Não aceitar o holocausto de Manoá se equilibra com a natureza do Deus encarnado que se esvaziou de sua glória nos céus e se tornou homem! Em seu ministério terreno Jesus nunca recebeu 
holocaustos ou orações diretas, como se fosse Deus. Certa vez ele disse a um jovem: “ninguém é bom, senão Deus”. Embora sendo Deus, Jesus não se apropriava das vantagens de ser Deus.
Manoá é insistente e de forma sutil aborda o Ser divino de uma forma que o deixaria em um beco sem saída. Dentro de seus pensamentos Manoá procura uma resposta acerca da identidade daquele Ser Maravilhoso: “Agora saberei quem é Ele!” Essa é a tônica do pensamento de Manoá.
"Qual é o teu nome, para que te prestemos homenagem quando se cumprir a tua palavra? "
Prontamente o Ser Divino se identifica também com sutileza: “Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?” O nome que está para além de todo entendimento, conforme traduzido na versão NVI (Jz 13.18). Ele é Jesus! O profetizado por Isaías: “e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9:6).

Enquanto Manoá oferecia o sacrifício, Jesus fazia coisas estranhas diante dele e de sua esposa. Outra versão troca a expressão de ‘coisas estranhas’ para “obrou maravilhas”.

O que o Senhor fazia diante de Manoá e sua mulher não é relatado pelo texto. Todavia o que sabemos é que no momento seguinte, quando a chama do altar subiu ao céu, o Senhor subiu junto com ela.
No começo do texto o Senhor aparece de uma maneira fantástica (Jz 13.6). Fantástica também é sua saída de cena.



Uma fenda no tempo se abriu e o Maravilhoso subiu ao céu em meio ao fulgor das chamas e da fumaça emitida pelo holocausto.



A forma e o estilo da abordagem do Ser Maravilhoso conversando com a mulher de Manoá é perfeitamente alinhado com a forma e estilo da abordagem de Jesus para com a Mulher Samaritana (João 4) e com Maria no primeiro momento após sua ressurreição (João 20).

Manoá, protagonista da história, não se convenceu de que se tratava de um anjo, mesmo que o narrador do texto bíblico o denominasse assim! Manoá diz: “Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus”.

E os que tem ouvidos para ouvir também ouvem: Tratava-se do próprio Senhor Jesus.

---

M.e. César de Aguiar
WhatsApp: 31 98280 9952

3 comentários:

  1. Fantástica apresentação do Senhor Jesus a Manoa...Ele é e sempre será maravilhoso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário! Continue acompanhando as novidades do Blog.

      Excluir