terça-feira, 4 de outubro de 2016

A CABALA E A BONDADE DE DEUS


Salmos 107:1 – “LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre”.

Os atributos de Deus são esmagadores!
Deus é Todo Poderoso, Deus é Onipotente e Soberano.

Esses atributos de Deus quando colocados como referência no nosso relacionamento com o Criador tem a propriedade de nos fragilizar. A análise desses atributos de Deus nos faz concluir que somos pequenos, frágeis e dependentes.

Veja bem! Deus é Todo Poderoso e faz acontecer absolutamente tudo que Ele planeja segundo o equilíbrio de Sua personalidade. Em contrapartida nós não conseguimos estabelecer poder nem mesmo sobre o nosso próprio destino de um dia. Acordamos pela manhã e vivemos situações que estão completamente fora do nosso controle e que são totalmente autônomas para mudar o rumo dos acontecimentos. Não conseguimos alterar o resultado das atitudes que tomamos. Não conseguimos mudar o rumo de nada a nossa volta e chegamos ao fim do dia com a consciência de que apenas sobrevivemos a mais um dia de luta. Concluímos finalmente que não temos poder nem mesmo pra decidir se estaremos vivos pelas próximas duas horas.  

Imagine se Deus fosse mal. Imagine se Deus fosse motivado por paixões e desejo de vingança. O resultado é que toda a raça humana seria banida desse planeta. Seríamos fulminados imediatamente a cada erro. Um deus mal seria uma realidade esmagadora!
Mas podemos descansar na bondade de Deus. A Bíblia nos ensina que Deus é um Ser Bondoso. Isso é o mais poderoso anelo para nossa alma: saber que Deus é composto de atributos de força e poder e que também é composto de atributos morais e éticos, nos soa como um conforto sem explicação para a razão da existência humana.

Saiba isso: o Deus Todo Poderoso é também Amor. O Deus Soberano é também Bondade.
Os atributos que falam da bondade de Deus: amor, graça, misericórdia e paciência, é para a humanidade a maior prova de que o Soberano do Universo é digno de toda honra e de toda a glória por parte de sua criação.





Na Árvore da Vida as emanações que falam sobre o Amor e a Bondade de Deus são duas. A Sephiroth Binah (sephiroth número 3) e a Sephiroth Hesed (sephiroth número 4).


Binah é compreensão e Hesed é Misericórdia. A soma de Binah e Hesed dá o valor numérico de 7.
O número 7 é a soma perfeita. 

7 é Netzach. E Netzach é Vitória.


A sabedoria milenar da Árvore da Vida nos ensina que a razão da nossa vitória (Netzach) é o resultado da união mística entre a compreensão (Binah) e da misericórdia (Hesed) do Criador.


Diante de tão profunda revelação nossa vida deve se prostrar em gratidão diante do Deus de Todo o Universo.
A bondade de Deus é a causa da manutenção de nossa existência e a causa da vitória que obtemos sobre a realidade de sobrevivermos nesse universo.


---

M.e. César de Aguiar
WhatsApp: 31 98280 9952

teolovida@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário