sábado, 22 de outubro de 2016

FALSOS ATALAIAS

Isaías 56:10-11

10 Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono.

11 -E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.

A exegese desse texto de Isaías vai nos levar a identificar acerca de quem o profeta está falando. Observe atentamente, que com certeza, antes do último parágrafo você saberá quem é a pessoa que o texto esta identificando!

“Atalaias cegos” – são soldados que por não terem o sentido da visão, não vigiam o ataque do inimigo. O inimigo se aproxima e destrói o patrimônio porque o atalaia cego nada enxerga.

“Nada sabem” – A arte de Saber está ligado ao ato de estudar. Quem não estuda não tem como saber de nada. 
Estudar cansa e estudar dói. 
Falta de estudar é sintoma de preguiça. O atalaia que "nada sabe" é aquele que além de não gostar de estudar as Escrituras, chega ao absurdo de considerar uma vantagem pessoal o fato de ocupar posições proeminentes sem nunca ter estudado. Acham que podem ensinar as Escrituras sem nunca terem estudado a Bíblia com metodologia a correta. Os falsos atalaias se gabam de 'pregar no espírito' dizendo que a letra mata. São totais ignorantes que desrespeitam a máxima do Mestre: "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

“Cães mudos” – Cães mudos são criaturas perigosas pois mordem caladas. São levianos. Esses falsos atalaias fazem cara de deficiente, de coitadinho, choram diante das cameras da TV, mas na escuridão da noite cravam os dentes na sua carne.

“Não ladram” – Esses cães tem cara de bonzinhos, mas quando você baixa a guarda, você é mordido.

“Andam adormecidos” – na verdade a palavra que seria melhor traduzida aqui é  a palavra morto: "andam mortos". É isso que os falsos atalaias são: Mortos espirituais.

“Estão deitados’’ – Esses são os atalaias de Israel! Deitados, porque se sentem donos do território. Eles dizem: “essa igreja é minha!” "Esse rebanho é meu".
Estão deitados porque estão tranquilos com seu remunerado garantido. Os dízimos e as ofertas dão tranquilidade para dormir o dia inteiro.

“E gostam do sono” – sentem prazer em dormir pois estão com a vida ganha.

“Gananciosos” – No ganancioso exite uma grande avidez por lucros, sejam eles lícitos ou ilícitos. A ganância é um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir tudo que existe somente para si. Ganância também está ligada ao egoísmo, ao desejo de nunca compartilhar o que se tem. 
Os falsos atalaias são assim: só pensam em dinheiro, mas não no próprio dinheiro. Eles pensam e desejam o dinheiro das ovelhas. Das ovelhas eles querem apenas recolher a lã e o leite. 
Os falsos atalaias não se preocupam em alimentar as ovelhas, eles não se ocupam de cuidar direito do rebanho do Senhor. São gananciosos exploradores.

Em um determinado momento Deus começou uma boa obra nesses líderes. Confiou a eles a verdade, mas com o passar do tempo eles convergiram essa verdade para suas DENOMINAÇÕES.



Mt. 7.6a – “Não deis aos cães as coisas santas”.


Esse texto está no Sermão do Monte, e aqui Jesus está mandando uma mensagem direta aos falsos líderes religiosos. Os falsos atalaias são identificados como cães São pessoas que se alimentam da religião. Do ritual. Da liturgia. Pessoas que não tem a dignidade de tocar coisas santas.



E aí? Você conseguiu identificar quem são os Falsos Atalaias? Tem algum próximo de você?

---
Veja outros estudos dentro desse mesmo tema:

http://teolovida.blogspot.com.br/2016/10/de-fora-ficarao-os-desgracados.html

http://teolovida.blogspot.com.br/2016/10/os-caes-assistiram-crucificacao-de-jesus.html

http://teolovida.blogspot.com.br/2016/10/o-rico-o-lazaro-e-o-cao.html


http://teolovida.blogspot.com.br/2016/10/a-cabeca-as-maos-e-os-pes-de-jezabel.html


http://teolovida.blogspot.com.br/2016/10/porque-o-cachorro-entrou-na-igreja.html

---


M.e. César de Aguiar
WhatsApp: 31 98280 9952
curta nossa página no face: 


Um comentário:

  1. Eis aqui um blogue de verdade,construído pela verdade. Parabéns Mestre César.Geovany

    ResponderExcluir