terça-feira, 20 de outubro de 2015

LILLITH


Estátua babilônica em terracota atribuída a Lilite de 1.500-2000a.C
Guerra de Sementes - aula 02

Inicialmente aprendemos que o homem e a mulher foram criados do lado de fora do jardim. Depois de eras e em função de algum evento de superlativas conseqüências, somente o homem foi levado para o interior do jardim do Eden.




O HOMEM FOI LEVADO PARA O JARDIM QUE DEUS CRIOU
8 E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.

9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.

11 O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.

12 E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.

13 E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.

14 E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.

15 E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.


O homem foi criado fora do jardim, e por ali viveu um bom tempo. Concluímos isso pela ordem que Deus deu ao casal antes de plantar o jardim no Éden.
Do lado de fora do jardim o homem teve filhos, netos, bisnetos e uma imensa geração.
Do lado de fora do jardim, o homem vivia como soberano do mundo que Deus criou e dominava sobre a natureza e sujeitava a terra, conforme a ordem de expressa de Deus.
Mas em um determinado momento de sua vida fora do jardim alguma coisa aconteceu para que Deus o removesse daquele lugar e o levasse para um Jardim fechado e protegido do mundo exterior.
Certamente aconteceu algo catastrófico que tornou necessária a remoção do homem de um lugar para o outro. Nesse ponto, a Bíblia se cala!
O que podemos fazer é especular os eventos que possivelmente poderiam ter acontecido. Os antigos sábios judeus em seus escritos do Talmude, Midrash e no Livro do Esplendor – o Zohar, conta histórias acerca da primeira esposa de Adão. É um assunto extremamente controverso, todavia amplamente necessário a sua explanação, principalmente porque cresce a cada dia o numero de teólogos, mestres e estudiosos que consideram esses eventos como dignos de respeito intelectual.
Os antigos sábios judeus diziam que Lilith foi a primeira esposa de Adão. Conta que ela se rebelou contra seu marido e veio se tornar uma rainha no mundo dos demônios.
Em Gênesis 1.27, está escrito que: 

"Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." 

Todavia em Gênesis 2.18 diz assim: 

"O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." 

O texto de Genesis 2.18 (um texto posterior a Gn 1.27) diz que Adão estava só, e que, o que lhe faltava era uma companheira adequada, sugerindo sutilmente que a mulher de Genesis 1.27 não era essa pessoa. Não era a pessoa ADEQUADA.

No mesmo capítulo 2 de Gênesis, no versículo 22 lemos sobre quando Isha é criada: 

"E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem."

Segundo a interpretação de antigos rabinos o primeiro capítulo de Gênesis fala da primeira esposa de Adão. A grande maioria acredita que a mulher criada em Genesis 1.27 seja Lilith.

Devemos levar em consideração as palavras do próprio Adão em 

Genesis 2.23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada."  

Adão tem uma forma de expressar muito peculiar e sugestiva.  Adão diz:  

"...esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!..." 

“Esta sim” – ou AGORA SIM! a afirmativa sutil de Adão nos leva a cocluir a existência de outra mulher que não tinha as qualidades de Isha. Obviamente  a mulher que fora retirada dele era muito diferente daquela que fora criada simultaneamente a ele. É o mesmo que dizer: “Esta sim, A outra, não”.

Segundo os antigos sábios, Lilith não se submetia a Adão pois era independente, afinal havia sido formada da mesma maneira que ele e dividia o domínio de forma igualitária a seu lado. Estava no mesmo nível de criação. Na mesma altura que Adão.

Lilith não reconhecia que no plano das emanações divinas Netzach (7) vem antes de Hod (8). Estão no mesmo nível e altura, mas Netzach é uma emanação anterior a Hod.
Vamos analisar o texto de quando Adão recebe Isha por sua mulher. Isha havia sido retirada dele durante o pesado sono imposto pelo Criador.

Veja o texto e analise sua expressão verbal.

Genesis 2.23: "Disse então o homem: ESTA, SIM, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." 
Genesis 2.23: "Disse então o homem: AGORA, SIM, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." 


LILLITH
Lillith como serpente na fachada da Catedral de Notre-Dame de Paris (1163 d.C)

Lilith é grandemente conhecia, considerada e cultuada pelos ocultistas. Com muita certeza ela é a divindade pagã mais cultuada no mundo.
Lillith é sempre representada como uma mulher alada ou como uma serpente alada. O símbolo de Lillith é a coruja. A mesma coruja que também é símbolo da sabedoria e da filosofia - aquela que vê na escuridão.
Na mitologia moderna Lilith se tornou um símbolo do movimento feminista, pois sua história transmite a idéia da mulher independente, que se recusa a se submeter ao seu marido ou mesmo ao seu pai.
Paralelamente a essa concepção de independência social e emocional, o mito de Lillith está passando o conceito de liberação sexual da mulher.
O componente sexual da natureza de Lillith sutilmente está motivando na mulher moderna a liberação do poder da luxúria primitiva. Uma rápida olhada para o comportamento do mundo moderno nos leva a concluir que isso é notório no comportamento da sociedade atual:

·         Aumento exponencial do interesse por pornografia. Pornografia é o assunto mais acessado na internet.
·        Supervalorização da homossexualidade como estilo de vida descolado e de mente aberta.
·         Instituições publicas e privadas aderindo ao conceito de ideologia de gênero.
·         Bailes com tonica de apelo sexual escrachado (como os bailes funk do Rio).
·         Banalização do sexo.
·         Propagação da idéia de estabelecimento de família sem a figura tradicional do pai e da mãe.

Para estabelecimento desse plano demoníaco, o reino das trevas utiliza a arte, a cultura, a filosofia e o poder político constituído.
Na música figura da mulher é banalizada, no cinema e nas novelas o sexo é apenas um meio de se atingir o êxtase, na filosofia o conceito de hedonismo prolifera dos livros para os púlpitos das igrejas cristãs, na política vemos países inteiros aderindo de forma legal e contitucional à práticas condenas pelas Sagradas Escrituras.

Voltemos à figura de Lillith! A Bíblia faz apenas uma menção ao seu nome.


Isaías 34.14 

Almeida Revisada Imprensa Bíblica “E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si”.


Bíblia King James Atualizada E animais do deserto se encontrarão com hienas; bodes selvagens clamarão um ao outro; e lilite, criaturas noturnas, pousarão ali e encontrarão descanso e refúgio”.


João Ferreira de Almeida Atualizada E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si”.   

E os cães bravos se encontrarão com os gatos bravos; e o sátiro clamará ao seu companheiro: e os animais noturnos ali pousarão, e acharão lugar de repouso para si. 
אֶת
ET
צִיִּים
TSYYM
וּפָגְשׁוּ
UFÅGËSHU
רֵעֵהוּ
REEHU
עַל
AL
וְשָׂעִיר
VËSÅYR
אִיִּים
YYM
הִרְגִּיעָה
HIRËGYÅH
שָׁם
SHÅM
אַךְ
AKH
יִקְרָא
YQËRÅ
מָנוֹחַ:
MÅNOACH:
לָהּ
LÅH
וּמָצְאָה
UMÅTSËÅH
לִּילִית
LYLYT


Vemos que no texto hebraico original, aparece o nome Lillith.
O nome Lillith em grego-hécate significa:
“A que fere de longe".

No hebraico significa:

·         "A Noturna".
·         “Mulher bonita e silenciosa, com uma profunda solidão”.
·         “Serpente da Sedução”,
·         “Mãe da Luxúria”. 

A figura de Lillith era muito presente no dia a dia da comunidade judaica dos tempos anteriores ao cativeiro Babilônico. Após o exílio na Babilônia a figura mitológica de Lilith aos poucos foi perdendo sua influencia direta sobre os costumes diários do povo hebreu. Um costume bem peculiar relacionado à influencia da figura de Lillith na vida dos camponeses era a vigilância que a esposa tinha sobre o sono de seu marido: a esposa velava o sono do marido para acordá-lo caso ele sorrisse durante o sono. Afinal, criam eles, um homem sorrindo enquanto dorme significa que ele estaria sendo seduzido por Lilith.
É baseado nas histórias antigas sobre Lillith que surgem as histórias de vampiros.


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M.e. César de Aguiar

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