sábado, 4 de julho de 2015

O DEUS PRÓDIGO


TEXTO INTRODUTÓRIO
Lucas 14:35 - “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Lucas 15:1-2 -
1 Todos os publicanos e pecadores estavam se reunindo para ouvi-lo.
2 Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com eles".

TEXTO PRINCIPAL
Lucas 15:11-32
11 Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.
12 O mais novo disse ao seu pai: 'Pai, quero a minha parte da herança'. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
13 "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.
14 Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.
15 Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.
16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
17 "Caindo em si, ele disse: 'Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!
18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados'.
20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai.
"Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
21 "O filho lhe disse: 'Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho'.
22 "Mas o pai disse aos seus servos: 'Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos.
24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado'. E começaram a festejar o seu regresso.
25 "Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.
26 Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
27 Este lhe respondeu: 'Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo'.
28 "O filho mais velho encheu-se de ira e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.
29 Mas ele respondeu ao seu pai: 'Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
30 Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!'
31 "Disse o pai: 'Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.
32 Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado' ".


O nome mais conhecido desta parábola é O FILHO PRÓDIGO.
Jesus nunca disse que essa seria a história de um filho pródigo.
No texto Jesus apenas diz: “UM HOMEM TINHA DOIS FILHOS”.

Sempre que vi essa parábola ser pregada, o sentido da palavra pródigo me fazia pensar que a palavra PRÓDIGO significa PERDIDO.
Até que um dia eu fui despertado pela curiosidade de pesquisar no dicionário o verdadeiro significado dessa palavra.
Vejam o que eu encontrei:
1-    que dissipa seus bens, que gasta mais do que o necessário; gastador, esbanjador, perdulário.
2-    que é generoso ao dar; liberal, magnânimo.


O primeiro sentido se encaixa perfeitamente no modelo de vida escolhido pelo filho mais novo. Realmente ele era esbanjador, realmente ele gastou mais do que o necessário. Na verdade ele gastou e perdeu tudo o que tinha.
Mas o segundo sentido já não se enquadra tanto, pois o filho era gastador, mas não era magnânimo e generoso. Ele gastava com seus prazeres e não auxiliando o próximo. Quando pagava a conta de alguém, sua intenção não era ajudar, mas manter os parceiros para sua diversão.

O verdadeiro PRÓDIGO dessa história não é o FILHO MAIS NOVO.
O verdadeiro PRÓDIGO dessa história é o PAI, que primeiro gastou tudo o que tinha dividindo a herança, até que não sobrasse nada mais para ele mesmo.
E depois gastou o que não era dele. Gastou o que era do FILHO MAIS VELHO para receber o FILHO MAIS NOVO de volta.
Por causa da GENEROSIDADE do PAI, o FILHO MAIS NOVO foi recebido de volta em casa às custas do IRMÃO MAIS VELHO.

O FILHO MAIS NOVO gastou tudo o que tinha, mas havia algo com que ele não contava: A loucura do PAI – o amor e o perdão.
O PAI PRÓDIGO ainda reservava para o FILHO MAIS NOVO um tesouro escondido. Dessa forma, o PAI e não o FILHO, se encaixam perfeitamente na definição da palavra PRÓDIGO, que além de gastador também significa GENEROSO MAGNÂNIMO.

2 Coríntios 5:19 - Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

O início do capítulo 15 de Lucas começa nos apresentando as pessoas que compunham a platéia de Jesus.
Em primeiro lugar havia os publicanos e pecadores. Os prescritos da sociedade.
Em segundo lugar havia os fariseus e mestres da lei. Os santarrões, paladinos da moral e da obediência à Lei de Moisés.

Quem ouvia a parábola percebia imediatamente que o IRMÃO MAIS VELHO e o IRMÃO MAIS NOVO da parábola estavam na platéia. Os Fariseus e Mestres da Lei eram o FILHO MAIS VELHO da parábola e os Publicanos e Pecadores eram representados pelo IRMÃO MAIS NOVO.

Em todo o ministério de Jesus esses dois grupos são sempre colocados em conflito.
Vemos isso com muita clareza na história da mulher na casa de Simão – ela era uma pecadora que leva um perfume muito caro para ungir a Jesus. Enquanto Jesus aprova a atitude dessa mulher, as demais pessoas da casa e o próprio Simão criticam a mulher e também a Jesus.

É sempre a pessoa religiosa que não compreende a Jesus.

A pessoa excluída pela sociedade.
A pessoa excluída pela religião e todo tipo de pecador é sempre atraído a Jesus.
Enquanto que os religiosos não entendem e se irritam.
Quando Jesus terminou de contar essa historia, não tinha lágrimas nos olhos de ninguém. Pelo contrário, existia um grande numero de religiosos com muito ódio de Jesus.

Quando pregamos com clareza a mensagem do Evangelho, nós percebemos que a pessoa que leva uma vida desregrada e que está com sua vida destruída é atraída a Jesus, e as pessoas conservadoras se sentem ofendidas por causa disso.

Se as nossas igrejas não estiverem cheias de pessoas iguais às que acompanhavam Jesus: pecadores, religiosamente excluídos, desequilibrados emocionais, desajustados sociais, provavelmente é porque nossa mensagem se parece mais com o discurso do irmão mais velho do que com a mensagem de Jesus.
Se a nossa pregação não aborrecer o IRMÃO MAIS VELHO, certamente nossa pregação não possui nada que atraia o IRMÃO MAIS NOVO de volta para casa.

Se o tipo de mensagem que pregamos não atrai o mesmo tipo de pessoa que a mensagem de Jesus atraía é porque nossa mensagem não se parece com a mensagem de Jesus.


Se concentrarmos nossa interpretação dessa parábola apenas no irmão mais novo, essa história será meramente sentimental.
Podemos imaginar os ouvintes originais com lágrimas nos olhos dizendo:
“Não importa o que eu faça, Deus sempre me receberá de braços abertos”.

Mas quando analisamos o papel dos dois irmãos na parábola, percebemos que Jesus quer nos mostrar que há duas maneiras de nos aproximarmos de Deus e que as duas estão erradas.

Existem duas maneiras de se estar espiritualmente perdido e um só caminho de volta para casa.


DOIS CAMINHOS
Essa é uma história em dois atos:
O caminho do irmão mais novo e o caminho do irmão mais velho.


O caminho do irmão mais velho

É a abordagem moralista. Obedecer toda a lei e todos os mandamentos.
Quando erra, se arrepende muito.
Pensa: “Eu vou fazer tudo certinho e Deus vai se agradar de mim. E por isso eu vou receber a benção dele! “

O caminho do irmão mais novo
Abordagem sentimentalista.
Agradar a Deus significa ser sincero consigo mesmo.
Deus conhece meu coração.
Eu vou seguir meu coração e Deus me ama do jeito que eu sou.

A nossa sociedade pensa que só existe essas duas abordagens.
A igreja moralista diz que os sentimentalistas estão fora
e a igreja dos sentimentalistas prega que as pessoas moralistas, de mente fechada e preconceituosa estão fora.

Mas o que mais assustou os ouvintes originais dessa parábola é o fato de Jesus afirmar que os dois irmãos estavam errados.

O FILHO BOM e o FILHO MAU estavam errados.
O pródigo e o obediente estavam perdidos.
Fariseus e publicanos estavam no mesmo pacote.
Religiosos e não religiosos estavam longe de Deus.
Toda a humanidade precisa de um redentor!

E mais:
Jesus disse que o filho bom, o certinho, o religioso, o obediente está perdido por causa da sua bondade!
“O meu maior problema, não é o meu pecado. São as minhas abomináveis boas obras.”

A Palavra do Evangelho diz:
Os humildes estão dentro e os orgulhosos estão fora.
Aqueles que se acham bons estão fora
Mas aqueles que sabem que não são bons estão dentro.

A essência do Evangelho não é o meio do caminho entre o moralismo e o sentimentalismo.
O Evangelho é algo completamente diferente.

Essa parábola nos leva a uma compreensão mais profunda do que é pecado.
Alguns pensam que pecar é quebrar a lei de Deus.
E isso está certo - pecado é isso mesmo!
Mas não é só isso!

Jesus nos ensina que “pecado”, é você pensar que você é seu próprio Senhor e Salvador.
E dessa maneira não deixar que Jesus seja seu Senhor e Salvador.

UM PEDIDO CHOCANTE
A parábola começa dizendo que o FILHO MAIS NOVO pediu ao Pai sua parte na herança.
Essa expectativa não era imprópria, mas não era comum numa comunidade ortodoxa.
No mundo daquele tempo, o primogênito recebia o dobro do que os outros filhos tinham para partilhar.
Nesse caso, o IRMÃO MAIS VELHO ficaria com o dobro que o IRMÃO MAIS NOVO.
O IRMÃO MAIS NOVO tinha direito a um terço da herança.
O que há de errado com essa história não está ligado à lei, porque a lei permitia que um filho reclamasse a herança antecipadamente.
Todavia o correto e elegante era que a partilha da herança ocorresse após a morte do Pai.
Fazer um pedido desse a um pai que estava vivo era uma deselegância social sem limite, e um desrespeito ao Pai.
Era equivalente a desejar que o Pai morresse.
O FILHO MAIS NOVO não quer o Pai. Ele quer as riquezas do Pai.
O relacionamento dele com o Pai era apenas um meio para se atingir o objetivo de possuir os bens. Mas agora ele havia se cansado da relação. Ele queria que os bens viessem de forma rápida, e que o Pai fosse tirado da cena da sua vida.

Nesse ponto da parábola, a atenção de todos se volta para a reação do Pai. Todos esperavam que o Pai fizesse o que era comum na tradição judaica: expulsar o filho de casa e deserda-lo da herança.
Todavia a resposta do Pai é mais surpreendente que a atitude do Filho.

O texto diz simplesmente o Pai “repartiu sua propriedade entre eles”.

O significado desse ato é muito forte, porque a palavra grega que Jesus usa para dizer propriedade é “BIOS”, que significa VIDA.
O PAI REPARTIU SUA VIDA ENTRE ELES.
Isso porque a propriedade do Pai não havia sido herdada. O pai trabalhou para conquistar cada centímetro de terra que conquistou.
A riqueza o Pai não era herança. A riqueza do Pai era fruto de sua BIOS – de sua vida.
Perder sua propriedade significa perder sua BIOS – sua vida.
E ver sua propriedade sendo depredada e desrespeitada era o equivalente a ver sua própria vida sendo depredada e desrespeitada.

Ninguem no Oriente Médio jamais veria um pai responder dessa maneira.
Mas o Pai da parábola suporta a dor de ser rejeitado e a desonra de ver sua BIOS sendo devastada pela inconseqüência do seu FILHO MAIS NOVO.

Conosco nem sempre é assim!
Quando temos nossa honra ferida, nós buscamos vingança.
Fazemos retaliações e queremos produzir justiça com nossas próprias mãos.
Mas o Pai suporta e deixa tudo na mão do tempo!

O FILHO MAIS NOVO manchou a honra do Pai.
Desgraçou a honra da família inteira.
Como o próprio Pai disse mais adiante, ele ESTAVA MORTO.
E era assim que toda a sociedade via o FILHO MAIS NOVO – um morto.

E tudo dá errado na vida do FILHO MAIS NOVO.
No meio de um chiqueiro, ele ensaia seu discurso:
19 Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados'.
20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai.

O FILHO MAIS NOVO se aproxima de casa e ficando ao alcance da vista do Pai.
O Pai corre em sua direção.
Os patriarcas nunca corriam. Crianças corriam, mulheres corriam, rapazes corriam.
Mas um honrado patriarca jamais levantaria sua túnica e mostraria suas pernas nuas.
Mas quem estava junto ao portão não era o patriarca. Era um pai cego de amor e de saudade.
Ele corre em direção ao filho e não tem vergonha de expressar suas emoções. Se joga sobre o filho e o enche de beijo.

Desconcertado o FILHO MAIS NOVO tenta repetir as palavras ensaiadas no chiqueiro. Mas o Pai ignora seu discurso de redenção e o interrompe gritando para os empregados:
“TRAGAM A MELHOR ROUPA E VISTAM NELE!”

A MELHOR ROUPA.
Era a roupa de quem tinha ficado com toda a herança que havia sobrado.
A MELHOR ROUPA ERA A ROUPA DO IRMÃO MAIS VELHO.

E nesse ponto da história começa o segundo ato.

O CAMINHO DO IRMÃO MAIS VELHO

Quando o IRMÃO MAIS VELHO chega em casa ele percebe o barulho de festa e fica sabendo que o motivo é que o Pai recebeu o IRMÃO MAIS NOVO de volta.
Sua cabeça gira porque tudo que está da porteira pra dentro é dele e não mais do Pai.
Ele não entra porque se sente afrontado pelo Pai.

E o Pai vem a seu encontro.

E agora chegou a vez do FILHO MAIS VELHO afrontar, desrespeitar e desgraçar a honra do Pai.
Ele fala do novilho gordo. Mas isso é apenas um subterfúgio.
Ao admitir o IRMÃO MAIS NOVO na família, o Pai o torna novamente um herdeiro com direito de novo a mais um terço da herança.
ONDE ESTÁ A JUSTIÇA NISSO?
Afinal, o FILHO MAIS VELHO SE MATOU DE TRABALHAR NA FAZENDA ENQUANTO O OUTRO SE ACABAVA COM PROSTITUTAS.

EU TENHO MEUS DIREITOS.
VOCE ME CONSULTOU PRA TOMAR ESSA DECISÃO?

O FILHO MAIS VELHO não diz “respeitável Pai”.
Ele olha pro Pai e diz: “Escuta aqui!!!”

É o que muitos fazem quando pensam que tem direitos de reclamar de Deus alguma coisa só porque obedecem aos dogmas de suas congregações.

Calmamente o Pai responde ao Filho:
Meu Filho, embora eu já tenha dividido a herança, eu ainda estou vivo e posso reclamar minhas posses de volta. Passei pela vexação antes do tempo, passo pela vexação de novo de voltar minha palavra atrás.
(tradução livre)

O Pai convida o FILHO MAIS VELHO para a festa.

Os ouvintes ficam na ponta de seus assentos.
Como será que essa história vai terminar?
Será que a família se reunirá novamente?

Exatamente nesse momento Jesus termina a história.
Mas porque Jesus não dá a conclusão final?
Nas parábolas anteriores, a ovelha volta pra casa e a dracma é encontrada pela mulher.
A festa das parábolas anteriores são a conclusão de uma historia perfeita.
Mas nessa história não é assim.

Porque Jesus não conta desfecho da trama?
É porque o publico alvo de sua parábola eram os Mestres da Lei e os Fariseus.
Eles são o IRMÃO MAIS VELHO da parábola.
Jesus quer que seus inimigos respondam para si mesmos o desfecho dessa historia.

Com essa história Jesus redefine o que é pecado, o que é estar perdido e o que significa ser salvo.

QUEM NA VERDADE SÃO OS DOIS FILHOS?

Ambos os irmão queriam controlar o dinheiro do Pai.
Queriam as riquezas do Pai. Não o Pai.

Existem duas maneiras de se alienar de Deus:
·         Quebrar todas as regras e se tornar um aprontão
·         Ou obedecer tudo e ser muito bonzinho

Se eu for tão bonzinho que Deus se torna obrigado a atender minhas orações e me levar pro céu, Jesus pode ser o meu exemplo, nunca o meu salvador.

Eu sou meu próprio salvador.


A situação do irmão mais velho é a pior: Ele estava perdido e não sabia disso.
Imagine você dizer isso a um cristão moralista. “- voce está perdido!!!”
Foi isso que Jesus fez em relação aos fariseus que ouviam a parábola.

O irmão mais velho da parábola é identificado por algumas marcas:

1-    Quando alguma coisa dá errada, ele fica muito irado

Já que eu estou fazendo tudo certo, Deus tem o compromisso de me honrar e eu vou ser próspero e comer o melhor dessa terra.
Uma espécie de troca. Barganha com Deus.
Se aproximar de Deus desse jeito é como pagar imposto: Se eu pago, eu posso reclamar.
É o que muitos fazem e são instruídos a fazer...
Dão oferta e dizimo, e cobram a contraparte de Deus.

Mas ser salvo pela graça é como não ter direito algum. Deus pode me pedir qualquer coisa.

2-    Obediencia mecânica e sem alegria

O irmão mais velho obedece ao pai para conseguir as coisas.
O crente de verdade obedece a Deus para conseguir Deus. Para se aproximar dele.


3-    Desdém pelo irmão mais novo

O Evangelho nos confere humildade.
Se você é salvo pela graça, você nunca mais vai olhar as pessoas de cima para baixo dizendo:
“Eu estou certo e você está errado. E eu adoro dizer isso a você.”

Conclusão

O pai tem dois filhos perdidos.
E é o pai que toma a iniciativa quando o filho mais novo volta para casa.
Ele corre na direção do filho e o abraça e o beija para ajuda-lo a se arrepender.
Ele não fica dizendo: Se ele se arrepender eu beijo!

O que me torna um cristão não é me arrepender dos pecados.
(os fariseus faziam isso o tempo todo).

O que me torna um cristão é me arrepender da motivações que me levaram a praticar as boas obras.

O terrível pecado da auto justiça.
É eu achar que com minhas boas obras eu sou digno do céu.

Para trazer o IRMÃO MAIS NOVO de volta pra casa foi lançado na conta do IRMÃO MAIS VELHO.

Não custou nada ao irmão mais novo, afinal ele já tinha gastado toda sua parte da herança.
Tudo era do irmão mais velho.

O mais novo foi recebido de volta às custas do mais velho.

Afinal nem o Pai tinha mais nada. A herança havia sido dividida.

As duas parábolas anteriores a essa nos leva a concluir que nessa parábola o IRMÃO MAIS VELHO deveria procurar e trazer o IRMÃO MAIS NOVO de volta pra casa.
Mas o irmão mais velho não faz isso!

O pastor que perdeu uma ovelha
e foi atrás da ovelha perdida, deixando 99 em perigo em um aprisco no deserto.

Na segunda parábola do capítulo, a mulher que perdeu uma dracma, faxinou a casa inteira para encontrar a dracma perdida.

Era o irmão mais velho que deveria ir atras do irmão mais novo.

Era a religião que deveria ir atras do desajustado social.
Mas não foi isso que aconteceu!

O irmão mais velho é o fariseu que está ouvindo a parábola.

Agora pasmem!

Esse irmão mais velho, que é o fariseu da parábola, aponta para Jesus que é o nosso irmão mais velho!

Mas, diferente do irmão mais velho da parábola, Jesus se dispôs a redividir a  herança.
Na cruz Jesus clamou: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?

Na cruz Jesus perdeu o título de Filho de Deus para me devolver a filiação.
Ele tomou o cálice da ira de Deus para satisfazer a justiça de Deus contra o pecado.
Diferente da religião das boas obras, que condena o homem, Jesus me busca, me dá uma nova chance.
Acredita em mim.
Acredita em você.

Jesus não é uma religião. Jesus é o Filho Deus e seu irmão mais velho.

Pessoas solitárias, tristes, angustiadas que estão a caminho do suicídio podem por acaso cruzar com voce na rua enquanto caminham para seu ato final.
Essas pessoas não trazem no rosto ou no corpo uma espécie de marca que identifique essa intenção.
Atrás de rostos inexpressivos, barbas respingadas de bebida alcoolica, olhos injetados por uso de drogas, estão pessoas infelizes escondidas atraz de uma fachada de solidão.
São para essas pessoas que a graça de Deus se manifestou em Jesus. Para o Filho que se perdeu: no mundo ou na própria casa do Pai.


---
César de Aguiar





Nenhum comentário:

Postar um comentário