sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A PARÁBOLA DA RAPOSA E OS PÁSSAROS, O FUNERAL E O ARADO - parte 1

Lucas 9:57-62

57 E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.
58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
59 E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.
60 Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.
61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

São três diálogos à beira do caminho que pertencem a uma única estrutura de texto. Diálogos com objetivos comuns, todavia com uma riqueza infinita de detalhes culturais que inspiram interpretações poéticas e 'teolopráticas'.

O PRIMEIRO CANDIDATO A DISCIPULO ESTÁ DISPOSTO A SEGUIR E IR A QUALQUER PARTE, MAS NÃO CONSIDEROU O PREÇO. 
JESUS O AVISA SOBRE O PREÇO A PAGAR.

O SEGUNDO RECEBE UM CHAMADO DIRETO. TEM DESEJO DE IR, MAS ESTABELECE ALGUMAS CONDIÇÕES.  
ENTÃO RECEBE UMA ORDEM DIRETA.
NA DESCRIÇÃO DE JESUS O DISCIPULADO É COLOCADO ACIMA DE QUALQUER OUTRO INTERESSE HUMANO.

O TERCEIRO É UMA MISTURA DOS DOIS PRIMEIROS. QUER SEGUIR E CONSIDERA O PREÇO. 
PORÉM ANTES DE QUALQUER COISA, QUER VER SUA VIDA TERRENA DANDO CERTO!

Eu viajei para o Pará várias vezes de carro. Sempre fiz trajetos diferentes.
O objetivo da viagem era o mesmo – chegar ao mesmo lugar.
Todavia, ao tomar caminhos diferentes eu vivi, descobri, experimentei e aprendi coisas diferentes.
É isso que Jesus fez. Usou três diálogos. Usou três caminhos para chegar ao mesmo ponto: elucidar acerca da responsabilidade daquele que faz opção por segui-lo.

Os seguidores de Jesus dos dias atuais têm um comportamento muito semelhante ao dos cristãos do primeiro século: Todos querem seguir a Jesus até determinado ponto. 
E todos têm condições que limitam até onde podem se envolver no discipulado.

Os seguidores de Jesus do primeiro século tinham uma idéia do Messias: pensavam que Ele seria uma espécie de general guerreiro, que formaria um exército e restituiria o reino de Israel, lutando contra Roma e libertando os judeus do domínio.
Para eles, o reino de Deus era constituído de vitória no presente. Restituição de posses de terrenos, prosperidade financeira, conforto, igualdade social e liberdade para enriquecimento.
Estavam dispostos a seguir o Messias desde que o Messias satisfizesse suas expectativas pessoais. 
Todavia, na medida que o ministério de Jesus avança, seus seguidores aos poucos vão percebendo que o Messias não tinha planos ambiciosos para destronar os imperadores romanos e muito menos criar uma nova religião. Começaram a entender que segui-lo significava Getsêmani, Via Dolorosa e Cruz.
Todos estavam dispostos à parte boa: cura, multiplicação de pães, libertação de oprimidos, ressurreição de mortos e sermões maravilhosos.
Percebendo que Jesus não seguia pela via natural dos outros revolucionários do período, já nos dias finais de seu ministério, todos vão abandonando Jesus lentamente. Até que apenas Jesus, sozinho, enfrenta os momentos finais de sua vida.


PRIMEIRO DIÁLOGO – A RAPOSA E OS PÁSSAROS

57 E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.
58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.



Esse primeiro personagem é atraído para dentro da comunidade de discípulos. Ninguém o está recrutando. Mas o texto nos deixa entender que ele não entendeu direito o que esta responsabilidade acarreta!
Ele tinha boas intensões, mas ainda não tinha compreendido quais eram as exigências do Reino de Deus.
Sua ideia de discipulado ainda é muito superficial!
Ele ainda não entende que seguir Jesus significa perseguições, provações e desafiar limites.
A ideia de seguir o Filho do Homem que se apresenta com um forasteiro sem nenhuma posse, é um choque para qualquer judeu do século primeiro.


A resposta de Jesus de forma direta seria: 
"SEJAM QUAIS FOREM OS SEUS MOTIVOS, TENHA EM MENTE QUE VOCE ESTÁ SE OFERECENDO PARA SEGUIR UM LÍDER REJEITADO."


“AS RAPOSAS TÊM COVIS”

Em Lc 13.32, Jesus chama Herodes Antipas de raposa.
Por essa forma, o título de raposa passa a significar todo o poderio político e a truculência militar romana. 
Ninguém ousava criticar Roma, afinal Roma estabeleceu a paz pela força. 
Todos os dias, centenas de pessoas pagavam com a própria vida o preço por desafiar o controle de Roma sobre as nações escravizadas.

UM POVO OPRIMIDO RARAMENTE TEM PERMISSÃO DE DECLARAR PUBLICAMENTE QUE É OPRIMIDO. 
ELE PRECISA FALAR DA SUA OPRESSÃO ATRAVÉS DE SÍMBOLOS.

... VELHA RAPOSA, um símbolo sutil para se referir a Herodes.

Os romanos se sentiam a vontade em Israel. Se sentem em casa! 
Mas o verdadeiros israelitas, mesmo estando na terra que Deus os deu, não se sentem a vontade. Se sentem oprimidos dentro de sua própria casa.

Essa é a sensação que Jesus quer transmitir: os israelitas estão em Israel. Mas agora Israel é covil de Roma. Enquanto Roma se sente em casa, Israel não tem onde reclinar a cabeça.
Paralelamente, estamos no mundo que Deus criou para nós, mas a opressão é grande. 
Estamos em casa, mas a sensação de que está tudo errado com o mundo a nossa volta não nos abandona.

Enquanto Jesus for rejeitado, é impossível vivermos em plena tranquilidade.

E Jesus continua sendo rejeitado quando as pessoas partem em rota de colisão vivendo uma vida de pecado e promiscuidade. É rejeitado quando as pessoas o ignoram. É rejeitado quando as pessoas vê na igreja apenas um amuleto de sorte.

ENQUANTO JESUS FOR REJEITADO, SEUS DISCÍPULOS SERÃO REJEITADOS TAMBÉM.

Esse Cristo popular que a mídia está promovendo, me preocupa. Ele não tem nada a ver com o Jesus das Escrituras.

O que Jesus diz a esse candidato a discípulo é isso:
"SE O QUE VOCE QUER É PODER E INFLUÊNCIA, VÁ FAZER ALIANÇAS COM O PODER ROMANO. 
TODAVIA, SE VOCE QUISER ME SEGUIR, NÃO SEJA ENGANADO: O FILHO DO HOMEM SEMPRE SERÁ REJEITADO."


‘E AS AVES DO CÉU, NINHOS’

Ninho: fofinho,confortável, quentinho, coberto por penas macias e aconchegantes.

ESSA A PROPOSTA NÃO É DADA AO SEGUIDOR DE JESUS.

Ninho é símbolo do descanso intelectual, racional, lógico e filosófico que a dominação grega oferecia.
Enquanto Roma domina com espada, a Filosofia Grega domina com cultura.


QUAL O RESULTADO? O RAPAZ RESOLVEU OU NÃO SEGUIR JESUS?

Não somos informados!
A parábola é deixada em suspenso.
Não sabemos se o voluntário topou a proposta de Jesus, ou se recuou para a beirada da rua e ficou vendo as fileiras passarem.
Não sambemos se o voluntário se ingressou na banda e tomou seu instrumento.

OU FICOU A BEIRA DA ESTRADA, ATÔA NA VIDA, VENDO A BANDA PASSAR, FALANDO COISAS DE AMOR.

O texto deixa esse desafio a qualquer um de nós.
Onde nos enquadramos?
NA BEIRA DA ESTRADA OU NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS?


O QUE APRENDEMOS COM ESSA PARÁBOLA?

O Filho do Homem não é aquela figura fantástica que geralmente os ouvintes esperam. O caminho do discipulado é um caminho de dores e de renúncia.
O candidato a discípulo não deve deixar de considerar o preço do discipulado.
O candidato a discípulo só é aceito quando decide conscientemente pagar o preço de seguir um líder rejeitado. 
Essa passagem faz eco com a afirmação de Paulo: 
2 Timóteo 3:12 - "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos."


Quando levantamos as mãos como sinal de conversão, quer por insistência de alguém, ou por um apelo emocional, será que levamos em conta que estamos dizendo sim a um mestre que é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, mas que na terra é rejeitado? 

Ser discípulo de Cristo é carregar no corpo o estigma dos cravos da cruz. Seremos participantes de sua eterna glória, mas na terra enfrentaremos a rejeição de sua doutrina.


Graça e Paz!

César de Aguiar
teolovida@gmail.com

Continua na A PARÁBOLA DA RAPOSA E OS PÁSSAROS, O FUNERAL E O ARADO - parte 2 

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Contato com o Autor: 
31 99582 2778 (Cel. / WhatsApp)

teolovida@gmail.com

11 comentários:

  1. Maravilha de Deus essa exegese, Deus continue abençoando você meu amado.

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    1. Muito obrigado pela gentileza do comentário. Continue nos acompanhando!!!

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  2. Muito bom este desenvolvimento teológico. Simples, porém conplexo. Uma bela interpretação sem ferir o texto.

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  3. Glória a Deus consegui entender melhor que Deus abençoe.

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  4. A paz do Senhor meu prezado irmão.
    Que estudo excelente. Que palavra fortalecedora.
    Deus o abençoe grandemente.

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  5. Obrigado meu irmão. Siga também nosso canal no Youtube.

    https://www.youtube.com/user/obraespecial

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  6. Obgda pela palavra agora entendi 😁

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