segunda-feira, 20 de julho de 2015

A INDEPENDÊNCIA DE DEUS




“Deus não precisa de nós nem do restante da criação para nada, porém, tanto nós quanto o restante da criação podemos glorifica-lo e dar-lhe alegria”. 
(Wayne Grudem)





Atos 17:24-25

O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

Jó 41:11

Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.

O único ser verdadeiramente independente é Deus.
O dicionário de língua portuguesa define a palavra independente da seguinte maneira:
“Condição de uma pessoa, de uma coletividade, que não se submete a outra autoridade e se governa por suas próprias leis.”

AUTOEXISTÊNCIA
Deus tem a base de sua existência em si mesmo.
Nesse sentido podemos afirmar que Deus é o único ser que Existe.
Os seres humanos não existem! Os seres humanos subsistem, pois não têm vida em si mesmos.
A base da existência do homem é Deus. Deus existe, e nele o homem subsiste.

Colossenses 1:16-17

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

Cristo comunga com o Pai o atributo de Autoexistência.

João 5:26 – “Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo”.

Dizer que um homem é independente só porque este homem paga suas próprias contas é uma falta de entendimento do significado da palavra independente.
Todo o dinheiro do mundo não paga a independência do próximo.

Todos os dias um cidadão que se julgava independente ia até a única mercearia da cidade para comprar um pé de alface. Pegava a verdura, pagava e saía com a impressão de que não dependia de ninguém, afinal tinha pagado pela alimento adquirido.
Um dia, ao chegar à mercearia, percebeu que estava fechada. Mas, o dono do estabelecimento morava no piso superior.
Aquele cidadão chamou o dono da mercearia para que ele abrisse a loja, afinal, ele não almoçava sem sua alface.
O dono da mercearia disse que naquele dia não abriria a loja. O cidadão imediatamente disse:
- Eu tenho o dinheiro aqui para te pagar.
- A questão não é dinheiro, eu não vou vender alface hoje.
- Mas eu te pago 10 vezes mais por um pé de alface.
- Eu não vou te atender!
Pela primeira vez aquele cidadão que se sentia independente, porque seu dinheiro comprava tudo disse:
- Por favor Senhor, me venda a alface.
- Senhor, nem se eu quisesse poderia vende-la. Eu não tenho alface porque o produtor não entregou hoje. E não entregou porque faltou agua. E faltou água porque faltou chuva.

O pseudo independente reconheceu sua dependência, concluindo que o dinheiro não compra tudo. Passou a depender do verdureiro, que dependia do produtor, que dependia da companhia de abastecimento, que dependia de Deus.

Independência é um conceito perseguido pela humanidade desde o Jardim do Éden. Quando homem e mulher comem o fruto proibido, no cerne da questão está envolvido o conceito de independência. Adão e Eva querem viver independentes de Deus.
Independencia é ouvir uma voz antiga: “SEREIS COMO DEUS”.

Somente Deus pode se afirmar como independente, pois ele não precisa do homem para nada. Nem de sua criação para nada.
Deus é o criador. Tudo o mais é criatura.
Tudo pode deixar de existir num instante, somente Ele existe para sempre.

A criação do universo não é motivada por uma suposta solidão de Deus.
Deus nunca esteve só! A harmonia e a comunhão do Pai, Filho e Espírito Santo precede toda a eternidade.
Mas a sua criação não veio a existir sem uma finalidade. Toda a criação existe para sua alegria e gloria.
Somos pequenos, fracos e dependentes Dele. Mas não somos insignificantes.
DEUS NOS CRIOU E DETERMINOU QUE TERÍAMOS IMPORTANCIA PARA ELE.


E QUAL É A NOSSA IMPORTANCIA?

Isaías 43:7 – “A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.”

Embora Deus era independente ao ponto de nunca precisar de nós, ele decidiu nos criar para LOUVOR DA SUA GLÓRIA.

Quando declaramos nossa independência e não nos comportamos como criaturas que vivem para o louvor da sua glória estamos de fato nos desviando do propósito de nossa criação.
Deus é INDEPENDENTE e se exalta nisso. Se voce for uma pessoa regenerada voce se regozijará nisso. Todavia, se voce for um ímpio voce ficará muito irado.
Por isso vou dizer de novo:
DEUS É INDEPENDENTE. O HOMEM NÃO É, NEM NUNCA SERÁ.

Isaías 62:3-5

E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, e um diadema real na mão do teu Deus.
Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o Senhor se agrada de ti, e a tua terra se casará.

Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário