domingo, 18 de janeiro de 2015

A PARÁBOLA DA RAPOSA E OS PÁSSAROS, O FUNERAL E O ARADO - parte 3

O TERCEIRO DIÁLOGO - A PARÁBOLA DO ARADO


O TERCEIRO É UMA MISTURA DOS DOIS PRIMEIROS.
QUER SEGUIR E CONSIDERA O PREÇO A SER PAGO, MAS
ANTES DE QUALQUER COISA QUER VER SUA VIDA TERRENA DANDO CERTO!

61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

ESTA PARÁBOLA FOI CONTADA PARA PROVOCAR UMA SOCIEDADE VICIADA EM SUCESSO.

Como nos tempos de Jesus, nossa sociedade continua hedonista tanto quanto!

Pessoas que acham que felicidade é ver tudo dando certo à sua volta.

Adão pecou no paraíso.
Disse sim à serpente onde todas as circunstâncias eram perfeitas.
Jesus foi fiel a Deus no deserto.
Disse não ao tentador onde todas as circunstâncias eram desfavoráveis.

Este candidato a discípulo se oferece para seguir o Mestre, mas impõe uma condição. A condição imposta é legítima e louvável! É provável que ele seria autorizado a ir em casa para dizer adeus à sua família.
No Antigo Testamento vemos Elizeu pedindo algo semelhante a Elias:

1Rs 19:19-21
19  “Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele.
20  Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.
21  Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.”

·      A solicitação de Elizeu foi concedida e ele teve tempo inclusive para matar e assar uma parelha de bois e fazer uma festa.
       O sentido da parábola pode ser descoberto a partir de um estudo minuncioso do pedido feito pelo candidato.

61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.

A palavra grega traduzida como “despedir” é APOSTASÕ.
Essa palavra quer dizer literalmente: ‘dizer adeus’. 
Dizer adeus à família, analisado sob a luz da cultura palestina significa:"pedir permissão e opinião aos que são autoridade dentro da sua casa."
Todos os que estavam ajuntados à beira do caminho sabiam perfeitamente que o pai daquele jovem jamais autorizaria a sua saída de casa para partir atrás de um projeto duvidoso. Afinal, Jesus Cristo era um Rabi estranho em relação aos demais rabis. E também pregava uma mensagem estranha. E vivia uma vida estranha, que contradizia a ortodoxia judaica.
Seus pais jamais o permitiriam seguir Jesus. 
Dessa forma, o pedido do candidato soa de forma leviana.
Ele apresenta uma desculpa proposital, ou seja, ele impõe a Jesus uma condição que ele já de antemão sabia a resposta do pai.
Os que viviam na época de Jesus sabiam exatamente qual seria a resposta do pai à despedida do filho. E a resposta seria não.
Primeiro porque os pais mereciam a honra de serem cuidados pelo filho até o dia de sua morte. Segundo porque Jesus tinha um ministério duvidoso e era um Rabi muito jovem com um ministério estranho.
No mundo palestino dos tempos do Novo Testamento, a autoridade do pai é suprema.
Não é atoa que Deus para se comunicar com seu povo assume a figura do pai.
Muitos interpretam a figura do pai significando carinho e colo.Para os judeus do tempo de Jesus, a figura do Pai significava outra coisa: era COMPROMISSO, RESPEITO E OBEDIÊNCIA). 
Um médico de mais de 40 anos, com sua vida estabilizada profissionalmente, financeiramente, com esposa e filhos, morando em uma grande região metropolitana, visita seu pai na aldeia para lhe pedir permissão para mudar de emprego, ou mesmo para fazer uma viagem internacional.
Esse comportamento dos filhos em relação à autoridade paterna se repete na cultura palestina até os dias atuais.

O que o jovem está dizendo a Jesus, em outras palavras é:
“- Vou te seguir, Jesus, mas preciso primeiro pedir ao meu pai, pois a autoridade dele é maior do que a sua. Somente depois da autorização dele poderei me aventurar contigo pelo mundo.”

Esse rapaz é o símbolo das pessoas que se comprometem com reino de Deus somente de boca.
Que vão arranjando desculpas e justificativas para postergarem o plano de Deus para elas.


Li a historia de um professor de classe bíblica que estava ensinando o Evangelho para cristãos em Israel.
Quando ele leu essa parábola os alunos empalideceram, e se assustaram com a afirmação de Jesus que reivindicava para si uma autoridade superior à do pai do rapaz.
Só havia duas reações possíveis à reivindicação de Jesus:
AQUIESCÊNCIA OU HOSTILIDADE.


62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

A aração da terra é uma operação muito exata e exige do arador muita competência e treino. O arador tem que segurar o arado com a mão esquerda enquanto a mão direita, com uma vara de aproximadamente um metro de comprimento toca os bois que puxam o arado.Essa vara  tem a finalidade de guiar os passos do boi, que na maioria das vezes tratava-se de animal teimoso. Ele deve manter o arado sempre no centro das pernas dos bois e deve controlar,com a mão esquerda a profundidade do sulco para livrar a lamina do arado das pedras que a cegam.

Haviam vários passos para a aração:
1-      Sulco profundo para abrir estrias para facilitar a absorção de água, 
2-      Sulcos estratégicos para facilitar a drenagem do solo e impedir formação de poças, 
3-      A terceira aração era para preparar o solo para receber imediatamente a semente, 
4-      A aragem final existia após a semente ser plantada: todo cuidado devia ser mantido para não expor as sementes para serem comidas pelas aves.
     Essa atividade requer toda disciplina e atenção.
Se o arador olhar pro lado um novo sulco é aberto em local errado, fora do alinhamento ou na profundidade incorreta.

Um arador incompetente é pior do que um arador improdutivo.
O incompetente é destruidor!

DESSA MESMA MANEIRA O SEGUIDOR DE JESUS DEVE QUEBRAR TODOS OS LAÇOS COM O PASSADO E FIXAR OS OLHOS APENAS NO REINO VINDOURO DE DEUS.

Segurar o arado é uma responsabilidade que exige toda atenção e dedicação. Pois o trabalho mal feito do arador incompetente põe a perder toda a utilidade do campo.
O arador é aquele que trabalha em harmonia com trabalho já executado.
Em harmonia com a lamina que sulca a terra.
Em harmonia com o boi que puxa a ferramenta
(se o arador insiste em arrancar alguma raiz desnecessária ou mesmo insiste em arrancar pedras ele pode estar cansando o boi, sem necessidade).

O ARADOR TRABALHA EM HARMONIA COM O SERVIÇO JÁ FEITO, COM O SERVIÇO QUE SE TEM A FAZER E EM HARMONIA COM SEU ARADO E COM SEUS BOIS.

MOMENTO TENSO – MOMENTO DE DECISÃO

Duas lealdades:
Lealdade a Jesus como fundador do Reino de Deus e todas as suas absorventes exigências.
Lealdade à família e à autoridade dos governos legítimos constituídos pela cultura e pelas leis sociais.
Quando essas lealdades entram em conflito, o processo é extremamente doloroso.
Este texto é mais um exemplo das ‘duras palavras’ que estão espalhadas por todo o Evangelho.

DISCÍPULO QUE NÃO CONSEGUE RESOLVER ESSE CONFLITO DE LEALDADE NÃO ESTÁ APTO PARA O TRABALHO NO REINO DE DEUS.
Qual foi a decisão do jovem?
- Não sabemos.
Mais uma vez a parábola fica em suspenso.
De forma que fica para cada ouvinte ou leitor, proceder a resposta.
Nessa parábola Jesus faz uma reivindicação e um desafio ao candidato ao discipulado:
‘A MINHA AURORIDADE É ABSOLUTA!
MESMO QUE O CONFLITO SEJA O PIOR DE TODOS. MESMO QUE SEJA COM A PRÓPRIA FAMILIA, ISSO É APENAS UMA DISTRAÇÃO. O VERDADEIRO SERVO NÃO OLHA PARA TRAZ – ELE DECIDE IMEDIATAMENTE OBEDECER AO SEU MESTRE.’

O moderno cristianismo é obsecado por tijolo e concreto.O conceito de edifício está tão arraigado em nossas mentes que se um grupo de crentes começa a reunir-se, a primeira idéia que vem à mente é a de alugar um salão."- Afinal, igreja não existe sem um salão para as reuniões", dizem alguns.
Dessa forma a construção fica mais importante do que as pessoas.
Entre a cesta básica e o milheiro de tijolo, compra-se o tijolo e acha que dessa forma estamos fazendo a obra de Deus.
O salão, a catedral fica mais importante do que as pessoas que as frequentam.

NO VELHO TESTAMENTO DEUS TINHA UM SANTUÁRIO PARA SEU POVO.
NO NOVO TESTAMENTO, DEUS TEM SEU POVO COMO UM SANTUÁRIO.

O QUE APRENDEMOS COM ESSA PARÁBOLA?

1   A lealdade ao chamado do reino de Deus deve ter prioridade sobre todas as outras lealdades.
     O discípulo com lealdades divididas é uma força desintegradora para a obra do reino, e dessa forma é inapto a participar dele.
O ato de seguir Jesus, não é definido como uma sensação de uma luz interior ou a percepção de uma consciência intelectual.

Seguir a Jesus é comparado a uma atividade criativa, uma tarefa consumidora e ativa, como a de colocar as mãos no arado e dirigir uma junta de bois.

César de Aguiar
teolovida@gmail.com

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