sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A ONIPOTÊNCIA DE DEUS


A onipotência de Deus é o elemento do caráter do Criador que garante Sua soberania.  Deus tem todo o poder e por isso Ele tem total liberdade para governar segundo seus superiores propósitos.

Jó 42:2 - "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido."

A palavra onipotente vem de OMINI – que significa "TODO" e “POTENTE” que significa "PODER".
Deus é Onipotente porque Ele tem todo o poder sobre todas as coisas em todos os momentos e em todos os sentidos. Ele é o Todo Poderoso.

2 Coríntios 6:18 – “E eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”.

A Onipotência de Deus sugere que Ele pode fazer qualquer coisa. E sugere algo maior ainda! Ele pode fazer mais que qualquer coisa! Seu poder estende-se muito além daquilo que Ele realizou.

Jeremias 32:27 – “Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?”

Todavia as Escrituras dizem que existem várias coisas que Deus não pode fazer. Porém, isso não significa que Deus tenha perdido a Sua Onipotência quando a Bíblia diz que determinadas coisas Deus não pode fazer.

O Onipotente não pode...

DEUS NÃO PODE MENTIR

diz que Ele não pode mentir.

Hebreus 6:17 a 18
Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;
Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;

Todos os atributos de Deus são absolutos. Deus possui Amor absoluto, Sabedoria absoluta, Perfeição absoluta, Onipotência absoluta.
Deus pode todas as coisas, todavia o principio elementar de seu caráter é que Deus não suprime um atributo em detrimento de outro. Ele é absolutamente Onipotente, mas é também absolutamente Verdadeiro.


DEUS NÃO NEGA A SI MESMO

2 Timóteo 2:13 – “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”.
Seus atributos nunca se colidem.


DEUS NÃO É TENTADO, NEM TENTA A NINGUEM

Tiago 1:13 – “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta”.

Tentação é algo diferente de provação.

“Não há poder absoluto Nele divorciado de Suas perfeições, em virtude do qual Ele pudesse fazer todo tipo de coisas inerentemente contraditórias entre si.” (Louis Berkhof)


O Poder de Deus na Criação
A mais sublime demonstração da Onipotência de Deus é manifestada na criação dos mundos pela Palavra.

Romanos 1:20 – “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis”.

Hebreus 11:3 – “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente’’.

O funcionamento do nosso planeta em relação a todo o cosmos é o testemunho cabal do poder do Deus Onipotente.

Salmos 19:1-6 

6 Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. 

3 Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. 

4 A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, 

5 O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra 

6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.

Salmos 33:6-12 

6 Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.

7 Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos.

8 Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo.

9 Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.

10 O SENHOR desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos.

11 O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração.

12 Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança”.

À luz da compreensão da absoluta abrangência do poder de Deus, a única atitude inteligente do homem é a de temor. Dedicar honra e serviço ao Deus Todo Poderoso é a única decisão do homem em sã consciência.
O reconhecimento do infinito poder de Deus remove de nossas mentes o significado da palavra IMPOSSIVEL.

Mateus 19:26 – “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível”.

Deus chama o homem para realizar coisas impossíveis. Essa consciência é uma emanação de seu atributo de Onipotência. Não seremos onipotentes, mas sob a onipotência de Deus podemos desafiar e superar nossos limites.
É um chamado de Deus: a evolução em direção ao mundo do impossível.
Na caminhada diária, você percebe que muitos “antigos impossíveis” já foram superados.
Embora o homem não seja absolutamente livre como Deus, é na relativa liberdade humana que o homem recebe a comunicação desse atributo Divino.
A busca cega pelo poder implica em rebeldia contra os princípios soberanos da vontade de Deus.
Todavia não é a vontade de Deus que os seres humanos sejam privados de tomarem decisões livres. Quando isso acontece, resulta que no homem é suprimida a semelhança divina.
Governos ditatoriais, instituições religiosas escravagistas, patrões impiedosos, são ameaças ao elementar direito de liberdade do ser humano.
A finita liberdade humana é garantida pela emanação da onipotência de Deus.
Nações que lutam pela liberdade, estão em busca de um direito garantido pelo caráter do Criador. Nesse sentido “Independencia ou Morte” é um brado apoiado pelo Criador.
Homens investidos de poder são portadores de grandes responsabilidades, afinal têm sobre si uma marca do caráter de Deus. Todas as pessoas investidas de autoridade e cargos de liderança devem usar o poder com toda reverência ao Todo Poderoso. Devem fazer uso do poder da forma como Deus o usaria. Devem buscar a glória de Deus através do exercício do poder.

A emanação da Onipotência do Criador é a base da nossa fé em milagres. E o maior milagre da vida é o milagre das pequenas vitórias diárias, que somadas são o fundamento do nosso mundo sobrenatural.
 Nossa fraqueza não impede a realização dos propósitos de Deus. Pelo contrário! Quando reconhecemos nossa fraqueza, Deus é forte em nós!

II Coríntios 4:7
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós”.

 II Coríntios 12:7-10
“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte”.

Acreditar e viver a certeza da Onipotência de Deus muda nossa vida diária:

  • ·         Estabelece uma vida de oração mais convicta;


  • ·         Diminui o status de Satanás;



  • ·         Destrona a teologia da prosperidade. O maior dom de Deus aos homens é a salvação pela graça. A teologia da prosperidade tenta rebaixar essa salvação a um cartão de crédito sem limite;



  • ·         Nos impede de ser relutantes em obedecer.
---

M. e. César de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário