domingo, 8 de fevereiro de 2015

QUEM É JESUS?

Um mestre da Universidade de Chicago calcula que mais tem sido escrito sobre Jesus nos últimos 20 anos do que nos 19 séculos anteriores.
Em 1969 quando os astronautas pousaram pela primeira vez na lua, o presidente norte-americano Richard Nixon empolgou-se com o fato. Ele disse: “Esse é o maior dia da humanidade, desde a criação!’’. Billy Graham que era conselheiro de seu governo, corrigiu-o solenemente: “Voce está se esquecendo do nascimento e da morte de Jesus”.
De fato Ele é a pessoa mais importante de toda a história. Sua existência na terra divide tudo numa categoria de coisas que se limitam a ter acontecido "antes de Cristo" (aC) ou "depois de Cristo" (dC).
Dotado de uma personalidade incrível e insondável, Jesus estava sempre no centro da controvérsias do seu tempo. Num momento chamava a atenção devido a alguma declaração acerca de si mesmo. Momentos depois praticava algum ato miraculoso e pedia à pessoa que recebeu o milagre para não contar a ninguém.
Nunca fez uma apresentação detalhada acerca de si mesmo, todavia vai deixando pistas ao longo do caminho. As pessoas que o buscaram com sinceridade, sempre tiveram que formar uma opinião pessoal acerca de quem Ele era. Jesus nunca escreveu autobiograria e nunca se descreveu com detalhes. Cabia a seus seguidores formular uma definição!
O que temos são peças de um quebra cabeças. Peças fornecidas pelo Antigo e Novo Testamento. Cabe a nós montar, com a ajuda do Consolador, a resposta muito pessoal à pergunta: Quem é Jesus?
É impossível responder todas as perguntas que temos. Tudo o que estudarmos e aprendermos acerca de quem foi Jesus, vai instigar nossa curiosidade e nos capacitar a fazer perguntas cada vez mais sábias e interessantes.
Afinal, PERGUNTAS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE RESPOSTAS.
Aprendizado é como uma escada com infinitos degraus. Quando você sobe um degrau significa que o degrau anterior é um terreno conhecido. Todavia existem uma infinidade de outros degraus para serem alcançados. É necessário termos paciência e se deleitar no prazer de aprender! O processo de aprendizagem se dá a partir das perguntas que formulamos. 

A revelação de quem é Jesus é o que está contido nos 4 evangelhos.
Os Evangelhos foram escritos por pessoas que foram testemunhas oculares dos fatos descritos ou pessoas que trabalharam exaustivamente para compor um texto sem objetivo histórico cronológico.  Mateus e João foram discípulos. Lucas e Marcos foram historiadores que perseguiram as fontes e tiveram informações de pessoas que viveram próximas a Jesus durante sua vida terrena. O objetivo desses escritores era: Provar que Jesus era o Messias prometido.

TRADIÇÃO ORAL
Se hoje falamos de tradição oral, logo sentimos desconfiança. Vivemos na era da informação, das noticias ao vivo, via satélite. Mas vivemos também a era do fake, da não preocupação com o conteúdo e a veracidade das noticias.
Todavia a tradição oral foi responsável pela comunicação histórica. E o povo levava essa tradição cultural muito a sério. Se caso um texto fosse escrito de forma errada, qualquer um podia publicamente questionar a autoridade daquele texto a partir de seu conhecimento da história narrada.
Para exemplificar a seriedade da tradição oral, é bom saber que um Rabi somente estava liberado para ensinar na sinagoga quando soubesse decorado toda a Torá. Todo o Pentateuco. Decorado! E hoje alguns pastores não se preparam direito nem pra pregar o sermão de domingo a noite.
Os Evangelhos não trazem nenhuma descrição física de como era Jesus: altura, cor da pele, cor dos olhos, tipo de cabelo. Essa não era a preocupação dos evangelistas. O trabalho dos evangelistas não era revelar como Jesus era, mas quem Ele era.

 TRÊS GRUPOS QUE PODEM NOS DIZER QUEM É JESUS

1    1-  Líderes Religiosos

"Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?" (João 6:41-42)

Depois da multiplicação dos pães, Jesus confronta o povo: "vocês estão apenas atrás de comida". Dessa forma Jesus se apresenta como pão da vida usando como pano de fundo o maná do deserto que alimentou os israelitas que saíram do egito. 
Ao ouvirem essa mensagem e mesmo depois de presenciar o milagre da multiplicação, esses líderes religiosos dizem que Jesus é apenas o filho de Maria e José, nascido em Nazaré. Ele não desceu do céu. Ele saiu da barriga da mãe. Na visão desses líderes religiosos Jesus é um homem comum.

"Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte" (João 8:52).

Quando o assunto foi o fato de os judeus serem descendentes de Abraão, Jesus disse que aquilo de ser descendente de Abraão era uma grande porcaria, porque eles, os judeus não eram filhos de Deus. De que adiantava ser filho de Abraão e não ser Filho de Deus? Ao ouvirem isso, os lideres religiosos disseram que Jesus estava endemoniado. De homem comum ele foi "promovido" a endemoniado.

"Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo" (João 10:32-33).

Agora Jesus está prestes a ser apedrejado porque disse verdades aos líderes religiosos.
Jesus pergunta: por qual obra vocês querem me apedrejar? (por qual cura, por qual ressurreição...). Diante da pergunta de Jesus, os religiosos apresentam o motivo do apedrejamento: Blasfêmia. Na visão desses líderes religiosos Jesus é um simples homem que está apresentando como Deus.
Jesus acabara de proferir um discurso onde o termo "EU SOU" foi usado com referência a si mesmo. Isso provocou a ira e o levante do povo para o apedrejamento de Jesus.
Na visão dos líderes religiosos Jesus era um simples homem endemoniado e blasfemo.

2    2- Os Discípulos

"E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas" (Mateus 16:13-14).

Para um perfeito entendimento desse texto é necessário entendermos a origem do título "FILHO DO HOMEM". Esse título é retirado de Daniel 7:13,14.

"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído".

Ele quer saber o que as pessoas diziam quem era o Filho do Homem. Jesus estava mencionando o texto e Daniel.
A resposta de Pedro era óbvia... Jesus tinha dado toda dica!

Os discípulos tinham plena convicção que Jesus era o Messias prometido. 
A confusão na mente dos discípulos existia porque eles esperavam um Messias mais Governador que Salvador. 
Esperavam a salvação apenas pra Israel e ainda não haviam entendido que Jesus era a salvação para o mundo inteiro. Estavam confusos porque esperavam um reino terreno. Somente mais tarde entenderam que Jesus viera trazer um reino eterno.
Mas uma coisa é clara: os discípulos sempre tiveram certeza de que Jesus era o Messias.

3    3- O Próprio Jesus

"E, levantando-se o sumo sacerdote no Sinédrio, perguntou a Jesus, dizendo: Nada respondes? Que testificam estes contra ti?
Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?
E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu.
E o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que necessitamos de mais testemunhas?
Vós ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o consideraram culpado de morte.
E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe punhadas, e a dizer-lhe: Profetiza. E os servidores davam-lhe bofetadas" (Marcos 14:60-65).

Começa o suplício da cruz. A culpa de Jesus foi se apresentar como Messias e não como um sábio, ou como um espirito evoluído, ou um anjo de luz ou um profeta.
Jesus se apresenta como o Messias prometido. O Deus Eterno encarnado.
Jesus é acusado e condenado. Sua acusação é teológica e não politica. 

4    Quem é Jesus para você?

Você foi impactado pelo livro de Dan Brown e por isso crê que Jesus foi um mago que se casou com Maria Madalena, cuja descendência existe escondida em algum lugar do mundo? Ou talvez você pensa que Ele foi um filósofo, um sábio, um mestre ou um político revolucionário. Recentemente o governo cubano distribuiu uma pintura de Jesus com uma carabina sobre o ombro, tendo traços físicos que o faz parecer com Che Guevara.
Quem é Jesus para voce?
As pessoas vêm Jesus como exemplo, como modelo.
Querem Jesus estampado na camisa, figurado num quadro de parede.
Um ídolo chamado Jesus! Jesus está sendo idolatrado, mas não amado. Jesus está sendo admirado e não adorado. Jesus está sendo tomado como um acessório para a vida e não como sustentador da vida.
JESUS SE AFIRMOU COMO DEUS.
Sábios, mestres e filósofos podem alterar sua visão de mundo e contribuir para sua cultura.
Todavia Jesus, como Deus tem o poder de desconstruir sua estrutura e mudar não somente sua mente, mas também o seu coração.
Jesus não é alguém que muda apenas sua maneira de pensar. Ele muda milagrosamente a sua maneira de agir.

Se você estivesse entre os contemporâneos de Jesus, qual seria sua reação em relação a Ele? 
Você o receberia em sua casa como fez Zaqueu? 
Ou você sairia de perto dele, triste, como fez o jovem rico?
Será que você iria nega-lo, como fez Pedro?
Talvez você iria traí-lo! Seria como Judas. Mas afinal, Judas não foi o primeiro a trai-lo. Judas foi apenas o mais famoso!

CONCLUSÃO
Meu filho de  cinco anos gosta muito daquelas revistinhas de atividades encontradas nas bancas de jornais. Essas revistas, possuem várias atividades. Uma dessas atividades é o exercício de LIGA PONTOS.
A criança vai ligando os pontos numerados e no final, como num passe de mágica aparece uma figura, impossível de ser vista antes que o pontos fossem ligados.
O liga pontos é assim! Depois dos pontos ligados a imagem aparece!
Mas o Evangelho não é assim!
O Evangelho te dá uma informação acerca de Jesus e imediatamente te faz uma pergunta: "Quem é Jesus pra você?
Você nunca chegará numa imagem finalizada. Sempre haverá algo novo para se aprender sobre Jesus. 
E esse algo novo sempre terá a capacidade de fazer você rever todos os seus conceitos anteriores.
Encarnado na pessoa de Jesus Cristo, Deus se estendeu sobre a mesa de dissecação. "Examine-me, teste-me. Tire suas conclusões!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário