segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A INVISIBILIDADE DE DEUS



1 João 4:12a – “Ninguém jamais viu a Deus”.

Deus jamais foi visto por homem algum.
- Essa é uma premissa elementar do relacionamento de Deus com o homem.
O povo de Deus do Antigo Testamento tinha um grande problema para explicar a relação com o Deus que professavam: a invisibilidade de Deus era o maior problema de todos. Os povos vizinhos dos judeus os insultavam com as palavras: “Onde está o vosso Deus?”
Afinal, os deuses pagãos eram visíveis e palpáveis. Os deuses deles tinham aparência e eram circunscritos a regiões e templos. Mas o Deus de Israel não era nem uma coisa, nem outra. Os Israelitas apresentavam seu Deus como invisível, mas real. E isso era uma dificuldade, pois por toda a história das religiões, as pessoas sempre quiseram visualizar o deus que elas professavam.
Todavia, para estabelecer um relacionamento positivo com o ser humano, Deus se revela ao homem através de coisas visíveis, materiais e ações que carregam em si a natureza e os propósitos sublimes de Sua Personalidade. Dessa forma concluímos que Deus faz aparições indiretas!
As aparições indiretas de Deus relatadas no Velho Testamento recebem o nome de Teofania.

TEOFANIA
Teofania é a manifestação de Deus em algum lugar, em forma de coisa ou pessoa. É uma revelação ou manifestação da glória de Deus através da aparição de um anjo, algo surreal ou através de impressionantes fenômenos da natureza.
Deus se manifestou a Israel na forma de coluna de nuvem durante o dia, e uma coluna de fogo a noite.
Êxodo 13:21-22 – “E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.”

Em outro texto de Êxodo os anciãos de Israel viram a glória de Deus.
Êxodo 24:9-11 – “E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel. E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam.”

No Velho Testamento há o relato de teofanias que envolvem a aparição de Deus em forma humana.
Será que se trata do Cristo Pré Encarnado?
Pré-Encarnação de Cristo é uma Doutrina Bíblica que afirma que Jesus sempre existiu antes mesmo do seu nascimento físico. É uma doutrina perfeita, pois realmente, o Deus Filho é pré-existente porque o Deus Filho, é Deus.
Todavia o Deus Filho não é Pré-Existente em carne! A encarnação aconteceu numa específica data da história. Após essa data, o Deus Filho passou a ter um corpo físico de carne. E isso se deu após seu nascimento, morte, ressurreição e assunção ao céu. Antes disso, o Cristo Pré-Existente, existia, mas não em carne.

As teofanias do Velho Testamento que apresentam um Ser Divino denominado de “Anjo do Senhor” trata do Cristo ENCARNADO: um viajante no espaço tempo (sugiro a leitura do texto: A Biblia e os Viajantes no Tempo).


----

M.e. César de Aguiar
WhatsApp: 31 98280 9952

Nenhum comentário:

Postar um comentário