Gênesis 18:23-33
E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também,
e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que
o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a
terra?
Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro
da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao
Senhor, ainda que sou pó e cinza.
Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por
aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali
quarenta e cinco.
E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali
quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se
porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se
acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez
falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos
dez.
E retirou-se o Senhor, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão
tornou-se ao seu lugar.
O atributo da Justiça é a base legal onde Abraão sustenta
sua petição rogando a Deus pela salvação das cidades do vale de Sodoma e
Gomorra. Quando Abraão intercede por essas cidades, ele está em
primeiro lugar articulando uma oração baseada no conceito de Justiça Divina.
Deus ia agir com justiça. Ele ia agir consistentemente
com Seu caráter.
Deus sabia o que iria fazer desde o princípio, mas sua
relação intima com Abraão produz um diálogo onde YHWH quer ensinar a Abraão
algo sobre seu próprio caráter. Deus quer ensinar a Abraão quem Abraão é. Deus
está ensinado que o auto conhecimento é o caminho pavimentado para o
conhecimento do Divino.
50 justos.
45 justos.
40 justos.
30 justos.
20 justos.
10 justos.
Se houvessem 10 pessoas tementes a Deus aquelas cidades
não teriam sido destruídas!
Mas porque Abraão parou no número 10?
A historia conta que se houvessem 10 pessoas a história
teria sido outra. Todavia haviam 4 pessoas justas! O que será desses 4 justos?
Havia menos de 10 pessoas justas e as quatro foram removidas.
E finalmente somente 3 foram salvas, porque a mulher de Ló voltou atrás.
Isso nos ensina um princípio espiritual:
Oração
para mudar destino de cidades e nações devem ser produzidas por mais de 10
pessoas justas.
História
se muda pela oração de no mínimo 10 pessoas justas pelo mesmo motivo.
Em outro momento da história, o testemunho negativo de 10
espias manteve Israel por 40 anos no deserto. O testemunho positivo de 2 espias
foi a garantia para que Josué e Calebe entrassem na terra prometida.
A história da humanidade foi mudada após 10 justos orarem
a Deus pedindo justiça. Noé é o décimo depois de Adão. Os 9 antecedentes de
Noé, todos homens justos, oraram pela justiça de Deus e quando esse número
somou 10 orações, o dilúvio foi o evento que reiniciou a história da humanidade.
“Onde houverem dois ou três reunidos em meu nome, ali eu
me farei presente”, assim disse Jesus. Entre menos de 10 pessoas Jesus se faz
presente, mas atende individualmente a oração de quem a produziu.
Oração feita por menos de 10 pessoas, a Justiça Divina se torna a
nível pessoal e individual.
Daí a necessidade de orações disciplinadas e realizadas com objetividade em grupo. O mundo mudará quando as reuniões de oração forem mais cheias do que os shows de artistas do meio gospel.
2 Pedro 2:6-9
6 E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra,
reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;
7 E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens
abomináveis
8 (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a
sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas);
9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os
injustos para o dia do juízo, para serem castigados.
(A JUSTIÇA DE DE DEUS - PARTE 02)
---
Me César de Aguiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário