segunda-feira, 27 de abril de 2015

A EXISTÊNCIA DE DEUS - parte 1





Hebreus 11:6 - "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam".



A Bíblia não se ocupa de provar a existência de Deus, afinal a existência de Deus é uma pressuposição elementar das Escrituras. O Gênesis começa dizendo: “No princípio, criou Deus”!

O Livro do Gênesis começa mostrando a ação do Ser Eterno e Todo Poderoso que conduz todos os eventos narrados pelas Escrituras. 

Acerca da relação do homem com a existência de Deus, a Bíblia faz considerações definitivas que resolvem a relação do homem com o Ser Auto Existente, Auto Consciente, que transcende toda a criação, mas que se manifesta de forma imanente em toda a criação e se relaciona com aqueles que o buscam. 


1- O HOMEM POSSUI UMA ÍNTIMA INTUIÇÃO DE QUE DEUS EXISTE 

Segundo Paulo, até mesmo aqueles que estão afastados de Deus, tem no seu íntimo, um código espiritual que leva o homem a encontra-lo na própria existência. As pessoas intimamente conhecem a Deus, mas não o glorificam.

Romanos 1:21 – “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.”

Esses homens ao negarem essa intuição íntima que os chama de volta ao Criador, seguem na direção de negarem definitivamente a existência de Deus.

Salmos 14:1 – “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.”

Podemos retirar duas lições desse texto:

a- Crer na existência de Deus faz bem à sociedade

O salmista considera que a falta de fé na existência de Deus corrompe a humanidade 
a ponto de suas obras se tornarem abomináveis e o senso de justiça ser erradicado.

As ciências sociais reconhecem isso a ponto de colocar a frase: 
“nós acreditamos em Deus” e “Deus seja louvado” nas cédulas de dinheiro. 

As ciências sociais reconhecem que crer em Deus faz bem para a sociedade.

b- O ateu

“Disse o néscio no seu coração: Não há Deus”.

Por tapar os ouvidos à intima voz do espírito, o homem nega a primal maneira pela qual Deus se comunica com o homem. 

Esse homem é um ímpio.O ateu, segundo as Escrituras, é um ímpio.

Por mais que sua conduta seja ilibada diante da sociedade, esse ser humano continua sendo alguém que segundo a Bíblia se arrola entre aqueles que precisam de arrependimento.

"Fé: Pensamento consciente de que algo superior pode me ajudar Ateísmo: Pensamento consciente de que eu sou o algo superior que pode me ajudar". 
Garcia Junior

O ateísmo é pecado e o tratamento é o mesmo que se dispensa a qualquer pecado: arrependimento e retorno a Deus.

Para ser livre do comando de Deus, esse homem vive na anarquia. Para justificar seu modo de vida, se esforça em elaborar teses que sirvam de embasamento para sua conduta ímpia. 

Esse homem diz para si mesmo: “não há Deus”.

O ateísmo é muito forte quando para o ateu tudo vai bem. Quando a saúde e a segurança estão positivas, a defesa do ateísmo é geralmente proferida com ousadia. 

Mas quando a escuridão da existência lhes acomete, e a saúde não lhe vai bem e dificuldades maiores lhe são acometidas, muitos dobram os joelhos e clamam pela misericórdia do Altíssimo.

Quem se converte de seu mau caminho experimenta uma nova experiência com Deus.

Romanos 8:16 – “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Pedro diz que mesmo sem conhecê-lo, nós o amamos.

1 Pedro 1:8 – “Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso.”

Os verdadeiros cristãos apreciam estudar provas da existência de Deus. 

Não porque não crêem, mas porque já crêem. 

A fé é tão preciosa, que aceitam com imensa alegria as razões que a validam.



2- EVIDÊNCIAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

A teologia trata disso: sistematiza o conhecimento de Deus e revela aquilo que é da vontade Dele revelar. 

Só conhecemos de Deus o que Ele quis revelar a nós. E toda revelação é descoberta através das Escrituras, dos segredos da psique humana, da criação ou da história da humanidade.

Sabe-se porque Deus deixou saber!


Onde podemos encontrar evidências de que Deus existe?

Na criação, na natureza humana e na história da humanidade.

Dessas três esferas, retiramos as 5 provas cabais da existência de Deus.



a- O argumento Cosmológico- a Criação

Salmos 19:1-2 – “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.”

“O universo é um sistema de milhões de galáxias. Cada uma delas se compõe de milhares de estrelas. Perto da circunferência de uma dessas galáxias – a Via Láctea – existe uma estrela de tamanho médio, e temperatura moderada, já amarelada pela velhice – que é o nosso sol. O Sol está girando numa órbita vertiginosa em direção à circunferência da Via Láctea a 19.300 metros por segundo,levando consigo a terra e todos os planetas, e ao mesmo tempo todo o sistema solar está girando num gigantesco circuito à velocidade incrível de 321 metros por segundo, enquanto a própria Via Láctea gira, numa colossal roda gigante estelar. Calcula-se que a quantidade de galáxias que compõe o universo seja 500 milhões de milhões.” (25 seguido de 16 zeros!!!)

Deus criou o universo para sua própria glória e não para satisfazer a curiosidade do homem. Ele fez dos céus o primeiro livro que escreveu. 

Ele gravou no movimento das galáxias e no posicionamento das constelações o seu plano de governo para esse nosso mundo e o fez conhecido ao homem que pode notar a forma como os céus proclamam a glória de Deus.

Neemias 9:6 – “Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.”
Romanos 1:20 – “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;”


b- O argumento Teleológico – o Desígnio

Existe um objetivo no universo. E o conceito de objetivo requer um arquiteto, alguém que primeiro projetou toda a beleza e perfeição que existe. 

A harmonia, a ordem e a forma detalhadamente organizada como está o universo exige uma inteligência superior criadora e sustentadora.


Você tem fé? 
Veja se você consegue acreditar nisso?!

Eu peguei um computador e uma impressora. Subi no trigésimo andar de um prédio e os jogue lá de cima. O que você espera que vai acontecer, senão que os artefatos eletrônicos se destruam completamente?

Todavia o que eu estou te afirmando é outra coisa: ao bater no chão, o computador processou e a impressora e imprimiu um exemplar da Bíblia.

Até mesmo um homem de muita fé diria: isso é um absurdo! Essa é uma história mentirosa!

É isso que o ateísmo professa: que tudo que existe se organizou a partir do mais absurdo acaso.

Quem se maravilha como o funcionamento de um motor, sabe que a inteligência não está no motor, mas no engenheiro que o desenhou. Tudo que existe se fez pela vontade expressa de Deus.

A dedicação de cientistas tem trazido ao mundo explicações sobre o funcionamento do universo. 

Cremos que ciência e fé não se contradizem. Quando algum debate é levantado é necessário se ter bom censo: ou a compreensão da fé está errada ou a ciência está caminhando na direção errada.

Ciência e fé deveriam andar de mãos dadas. Teólogos e cientistas deveriam fazer parte da mesma equipe de trabalho. Afinal, todas as leis da física que são constatadas pela ciência séria, a matemática, a química, são leis que regem o funcionamento do universo que Deus criou.

Quando um cientista constata uma lei de rege o funcionamento da gravidade ou da termodinâmica, na verdade esse homem está recebendo uma revelação Divina. 

O universo foi criado por Deus, e Ele dá à humanidade o prazer de poder decifra-lo.Todo o conhecimento pertence a deus. Deus é o autor. Deus é o revelador. Fora de Deus é impossível obter conhecimento.

O teólogo tem que se cuidar para não ser ridículo em se debater contra o óbvio ululante. O teólogo deve usar a ciência para auxilia-lo na compreensão das coisas de Deus.

Mas também não se deve correr atrás de modismos científicos procurando adequar o texto bíblico à toda nova descoberta. Estudar e ensinar teologia não significa ter sempre coisas novas na “cartola”.


---

César de Aguiar
teolovida@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário