quarta-feira, 25 de março de 2015

A SERPENTE DO PARAÍSO


Gênesis 3:1 – “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”

RESPOSTA A DUAS PERGUNTAS BÁSICAS.

·         Quem criou satanás¿

NINGUÉM. Deus criou um querubim, este se rebelou e se tornou satanás (Ez 28.14).

·         Sabendo a possibilidade do pecado, porque Deus fez criaturas com a capacidade de escolher entre o bem e o mal¿ 
      Porque Deus não se relaciona com máquinas. Deus se relaciona com seres livres.

O TEMPO - ETERNIDADE É AUSÊNCIA DO TEMPO
Os anjos foram criados imortais na eternidade, fora do tempo.
O tempo é uma propriedade desse nosso universo.

O TEMPO PARA O DIABO
Não podemos afirmar com precisão quantos anjos seguiram a Lúcifer em sua rebelião, mas Apocalipse 5:11  diz -  “E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares”.
Diz que existem milhões de milhões de anjos. Se considerarmos que um terço (Ap 12.4) seguiu a Lúcifer, podemos quantificar o exército de satanás em centenas de milhões de anjos caídos.
Quando os anjos se rebelaram, O MAIOR CASTIGO para os rebeldes foi serem banidos da eternidade para o tempo.
Por isso a Bíblia diz que para o diabo existe pouco tempo.
Existe um tempo determinado para o diabo embora ele continue imortal.
O castigo final de Satanás será efetuado na eternidade.
Ele viveu a glória na eternidade. Foi banido para o tempo para sentir na pele o que é ver os ponteiros do relógio correrem contra ele.
Finalmente, envergonhado e humilhado será encaminhado novamente para a eternidade de castigo.
Tudo indica que antes da queda, satanás tinha a posição de receber os louvores e encaminha-los a Deus. Após sua queda satanás nunca mais cantou. E na sua eternidade de condenação a única coisa que ele fará será gemer.
Lucifer recebia e os louvores dirigidos a Deus, e tinha a função de transporta-los ao Criador. Porém no meio do caminho Lucifer roubava uma parte dos louvores para si mesmo.
O que Lucifer fazia não é nada muito diferente do que muitos que estão em altares fazem. No processo de louvar a Deus, ficam com um pouco de gloria para si mesmos.

O TEMPO PARA O HOMEM
Deus criou o homem mortal, e dentro do tempo. Quando satanás viu o homem e a mulher serem criados, ele ficou muito perplexo!
Era de longe a criação mais estranha que Deus já havia feito.
O homem possuía a capacidade de se relacionar com o Criador, capacidade esta que nenhum outro anjo possuía. Nem mesmo ele!
A partir desse momento, o momento da criação, o homem passou a ser a maior obsessão de satanás. O diabo faria qualquer coisa para derrubar a coroa da criação de Deus.
E existia algo mais em relação ao homem e a mulher, que os tornava absolutamente diferenciados dos anjos:
O HOMEM E A MULHER PODIAM SE REPRODUZIR.
Não eram como os anjos que tinham criação direta de Deus.
E havia algo mais assustador ainda.
E era o que deixava satanás cheio de vontade de destruir o homem:
TODOS OS ESPÍRITOS QUE FORAM GERADOS EM DEUS INDIVIDUALMENTE, ESTAVAM DENTRO DE ADÃO. TODOS!
Como o homem era temporal e mortal, satanás pensou que a desobediência de comer o fruto proibido seria o fim de toda a humanidade.
Mas satanás julgava Deus a partir de si mesmo. Ele havia se tornado mal e pensava que Deus também seria.
Deus poderia decidir ser mal, mas Deus sempre decide ser bom.

BONDADE E MISERICÓRDIA SÃO ATRIBUTOS DO CARÁTER DE DEUS.
SATANAS NÃO CONTAVA COM A GRAÇA DE DEUS.

A CABEÇA DA SERPENTE – PELO LADO DE DENTRO
Na cabeça de satanás, o homem existe para substitui-lo.
E ELE PENSOU CERTO.
Afinal antes do homem existir, Lucifer era o grande adorador de Deus nos céus.
Quando Lucifer se rebelou contra Deus, o conceito de justiça de Deus ainda não havia se manifestado.
Até o momento do pecado de Lucifer nunca havia acontecido qualquer tipo de rebelião no universo.
Lucifer conhecia muitos atributos de Deus. Conhecia o poder e a santidade de Deus.
Mas na sua cabeça, o conceito de justiça que gera a ira de Deus simplesmente não existia.
Afinal, a justiça e a ira de Deus nunca precisou ser colocada em demonstração.
Lúcifer não imaginava até onde Deus iria para vingar sua honra.
Quando satanás experimentou o cálice da ira de Deus, ele foi apresentado a um Deus que ele ainda não conhecia.
A partir de então, Satanás não tinha mais nada a perder. Seu foco agora era destruir a criação de Deus e atrair mais anjos para sua rebelião.
Quando o diabo deita seus olhos sobre o homem, seu ódio contra Deus se manifestou contra sua maior criação.
O DIABO TE ODEIA PORQUE EM PRIMEIRO LUGAR ELE ODEIA A DEUS.
TUDO QUE ELE FAZ CONTRA VOCE É PARA ATINGIR A DEUS.
É POR ISSO QUE DEUS BATALHA A SEU FAVOR.
AO TE DEFENDER, DEUS ESTA PRESERVANDO EM PRIMEIRO LUGAR A SUA PRÓPRIA HONRA.
O plano de satanás era o seguinte: - “Eu não posso destruir o homem. Mas eu posso induzir o homem ao erro e isso vai fazer com que Deus seja obrigado a destruir a sua criação. O mesmo que Deus fez comigo, Deus vai fazer com o homem.”
Mas havia algo que satanás não sabia, e que a Biblia chama de mistério:

O PLANO MISTERIOSO DE DEUS
Efésios 3:9-11
E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,

Antes da rebelião de Lúcifer, antes da criação do universo, a Trindade Santa se reuniu numa assembleia secreta. E lá decidiram todas as coisas. Quando chegaram ao assunto: O HOMEM VAI PECAR, a conversa foi mais ou menos assim. (É bom que se ressalte que não existe menção dessa reunião nas Escrituras. O texto a seguir é uma dramatização. Que se equilibra com os textos sagrados).
PAI: vamos criar o homem conforme nossa imagem e semelhança, para nossa glória.
FILHO: mas o homem vai se rebelar contra nós, desobedecendo nossa ordem estabelecida. O universo vai entrar em colapso e tudo vai ser sugado pela condenação eterna.
ESPIRITO: Um ser criado pode cometer um erro, mas não há nada que ele possa fazer para consertar esse erro. As consequências do erro do homem serão aplicada por toda a eternidade. Não há nada que o homem possa fazer para resolver esse problema! Somente um de nós pode reverter as consequências da desobediência do homem. Para sustentarmos o paradoxo do universo, um de nós terá que se sacrificar.

A pergunta que ressoa no céu é essa:
A QUEM ENVIAREI? E QUEM HÁ DE IR POR NÓS?

Nessa hora é que se ouviu a voz do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
O Cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo.
FILHO: Eis-me aqui, envia a Mim.

Dessa feita a primeira coisa que Deus criou para esse nosso universo foi a Cruz.
A primeira fala não foi HAJA LUZ.
A primeira fala foi HAJA CRUZ.

E porque houve cruz, todas as demais coisas valeriam a pena serem criadas.

O PLANO DA SERPENTE
O princípio teológico usado por satanás é perfeito: “- Deus é santo e seu caráter não admite o pecado. O homem peca, a ira de Deus se ascende contra o homem e Deus será obrigado a destruir aquele que criou para me substituir.”
E satanás nunca vai mudar de estratégia.
O rei Balaque procurou Balaão para que este profetizasse contra Israel. Balaão respondeu a Balaque que isso era impossível porque Israel era o povo escolhido do Senhor. Mas Balaque instigou Balaão e deu a ele muitos presentes. Balão disse a Balaque: - Amaldiçoar não tem jeito! Mas nós podemos colocar entre os israelitas algumas mulheres. Eles vão se unir a elas, elas vão ensinar costumes errados a eles. Eles vão adorar outros deuses e o Senhor do céu os destruirá.
Satanás sabe que não pode destruir você. Então quer jogar você contra Deus. Quer que você peque contra Deus para que Deus te destrua.

Quando o homem pecou aconteceu algo que satanás não conhecia.
Manifestou-se a graça de Deus.
Deus chamou o homem do tempo para a eternidade.
Satanás havia sido criado na eternidade e banido para o tempo.
O homem foi criado no tempo e chamado para a eternidade.

A SENTENÇA DAS SERPENTES
Sim. No plural.
Gênesis 3:14
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

A serpente física recebeu a punição de rastejar sobre o próprio ventre e ser famosa como o animal mais maldito de todos da face da terra.
“maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás” Gn 3.14
A serpente física, a cobra recebeu um castigo dentro do tempo. E será restaurada.
Isaías 11:8-9
A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora.
Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.

A serpente espiritual, satanás, recebeu o castigo para a eternidade.
A Serpente que se chama diabo recebeu a maldição de comer pó. Sabemos que se trata de satanás porque cobra não come pó. Tudo que cobra come tem gosto de pó, mas não é pó.
Deus disse a Adão: “tu és pó” (Gn 3.19)

O DIABO SE ALIMENTA DAS OBRAS DA NOSSA CARNE.
O DIABO SÓ É FORTE QUANDO É BEM ALIMENTADO.
O DIABO NÃO TERIA FORÇA NA SUA VIDA
SE VOCE NÃO O ESTIVESSE ALIMENTANDO.


p. s.: a leitura dos textos bíblicos de Isaías 14 e Ezequiel 28, são de muito ajuda para entender esse material.

---

César de Aguiar
teolovida@gmail.com

8 comentários:

  1. A aluna MAYSA OLIVEIRA, fez a seguinte pergunta via whatsapp:
    "MESTRE... RELENDO A MATERIA APARECEU UMA DÚVIDA... QUANDO LUCIFER FOI CRIADO DEUS JÁ SABIA QUE ELE IRIA SE REBELAR CONTRA ELE. ENTÃO A AFIRMAÇÃO DE ONTEM NÃO HA CONTROVERSIAS AO DIZER QUE NINGUEM CRIOU SATANÁS? SE DEUS CRIOU TODAS AS COISAS...

    ResponderExcluir
  2. Criar é estabelecer o que não existe a partir do nada. Deus criou Lucifer, o Querubim. Assim como criou a natureza e o ser humano.
    Existem princípios estabelecidos para cada nível de criação.
    Deus o criou perfeito e com livre arbítrio, no nivel mais elevado de majestade. Lucifer atendia ao trono de Deus de forma muio próxima.
    Ele tinha a opção de decidir sobre o que iria criar com sua liberdade. Dessa forma Lucifer decidiu criar a si mesmo.
    Satanás é a criação de Lúcifer.

    A afirmação filosófica é a seguinte: "Se Deus sabia que Lucifer iria se rebelar, porque Deus permitiu? E se permitiu é porque criou, mesmo que seja de forma indireta!"
    Lucifer era autonomo. Podia decidir com liberdade. E decidiu pelo mal.
    Para entendermos essa questão temos que nos aprofundar em um nível muito superior da mente do Criador. Que é inescrutável!
    O mal é um subproduto do bem. Sem o mal, é impossível conceituarmos o que é o bem.
    Quando Deus dentro da eternidade, buscou uma forma inteligente de conferir louvor a Si mesmo, entre todas as opções de sua infinita sabedoria, Deus escolheu a GRAÇA, como o sistema mais perfeito, pelo qual ele seria louvado.
    Para que a Graça se manifestasse, o pivô da situação era o surgimento do mal.
    Deus não criou o mal, o mal se criou como subproduto do bem. Como matéria e anti-matéria.
    Mal e Bem são conceitos absolutos. Não existe MAL não tão mal assim... nem BEM, não tão bem assim...
    BEM e MAL deveriam se anular, pois possuem a mesma carga de força, sendo uma positiva e a outra negativa.
    Por essa premissa poderíamos afirmar que o universo deveria entrar em colapso e deixar de existir. Todavia apareceu alguém para sustentar o paradoxo do universo: Jesus, o Filho de Deus.
    O que a teologia reformada sabe até agora sobre esse assunto é o que eu escrevi aqui!
    Finalmente, concluímos que nossa resposta a essa questão, ainda não é de toda satisfatória. Essa é uma das muitas questões que nas Escrituras não possui um esclarecimento cristalino. Um brinde à nossa ignorância (rs)!
    O que a Bíblia afirma é que Deus não cria o mal.
    Todavia, como tudo se fez ainda nos representa um mistério!

    ResponderExcluir
  3. César, tenho uma dúvida sobre essa aula....
    Podemos dizer, que o primeiro pecado não aconteceu no jardim ou na terra, e sim no céu, correto? ok.... Então com isso, como não pode haver pecado no céu, Deus devia mandar Satanás para longe de Sua majestade ou de Sua presença; o que quero dizer é o seguinte:

    Só existe pecado na terra? Pois quando a Bíblia fala da queda de Satanás, diz que ele caiu. Para alguma coisa cair, ela tem que bater em algo, neste caso a Terra já era "matéria" ou "sólida". Mas enfim, foi a queda que desestruturou todo o "nosso universo", ou para melhor compreensão, o "Limbo dos Mundos"?

    Falei, falei, mas ainda não consegui expressar da forma como eu queria expressar ontem. Mas acho que deu pra entender né?

    ResponderExcluir
  4. Será que o impacto da queda de satanás sobre terra causou algum tipo de catástrofe física? Se houve essa catástrofe física, ela é responsável pelo caos do universo?
    Penso que seria essa, a sua pergunta!

    Veja bem!
    Lucifer era um querubim, um espírito. Espíritos não possuem forma física e não são compostos de matéria sólida, ou liquida ou gasosa.
    Espírito é outra forma de existência, não percebida pelos 5 sentidos humanos.
    Quando satanás é expulso do mundo em que estava, o seu destino foi o universo material. Sua primeira ação foi buscar a anulação da criação de Deus, que era boa.
    Com a inserção do diabo na dimensão física, acontece batalha no céu. O universo em formação entra em processo de decomposição. A luta entre o bom material e o mau espiritual. Matéria e Antimatéria.
    Uma luta de nível cósmico, e não somente em relação ao planeta Terra.
    Existe sim, um papel desempenhado pelo diabo na atual estrutura do universo. Todavia, o bem venceu. O cordeiro morto desde antes da fundação do mundo, sustenta o paradoxo do universo.

    ResponderExcluir
  5. No meu ponto de vistá sobre o mal! quem criou o mal se foi Deus e por que!
    Penso da seguinte forma, Deus criou o bem e tudo perfeito para funcionar perfeitamente, quando algo saiu "ERRADO" aconteceu de Lucifer se rebelar, aconteceu que o que Deus criou para ser perfeito e para funcionar perfeitamente quis deixar por algum motivo de praticar o que Deus determinou que era o bem, sucedeu que a ausência da pratica do bem automaticamente se torna Mal, então pra mim não existe mal existe ausência da pratica do bem.

    ResponderExcluir
  6. O mal é em essência a ausência do bem.
    Excelente constatação Adam!

    ResponderExcluir
  7. Deus criou os animais sem o poder da fala, só nós seres humanos podemos falar, lucifer depois de caído passou a se chamado de satanás, diabo, serpente, ver Apocalipse 12:09. satanás enganou Eva com seu ardil, sabia o que ocorreria se desobedece-se a DEUS, pois ele também desobedeceu a DEUS e teve sua maldição, envejava o Homem. A serpente não come pó da terra ela come animais vivos ratos, nós seres humanos sentimos necessidade de comer, em varias passagens os anjos também comeram com ABRAÃO, Ló, só que comem quando querem,Satanás é a antiga serpente, quando é colocada a oferenda aos demônios é colocada no chão no pó, aí vem a sentença da serpente comeras do pó.A serpente que enganou EVA não era animal e sim o próprio satanás. A BIBLIA tem enigmas a serem descobertos conforme o nosso DEUS nos revela. A PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes observações. Comente mais! Sempre muito bem vindo.

      Excluir