O
TERCEIRO É UMA MISTURA DOS DOIS PRIMEIROS.
QUER
SEGUIR E CONSIDERA O PREÇO A SER PAGO, MAS
ANTES
DE QUALQUER COISA QUER VER SUA VIDA TERRENA DANDO CERTO!
61 Disse
também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que
estão em minha casa.
62 E Jesus
lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o
reino de Deus.
ESTA
PARÁBOLA FOI CONTADA PARA PROVOCAR UMA SOCIEDADE VICIADA EM SUCESSO.
Como nos tempos de Jesus, nossa sociedade continua hedonista tanto quanto!
Pessoas que acham
que felicidade é ver tudo dando certo à sua volta.
Adão pecou
no paraíso.
Disse sim à serpente onde todas as circunstâncias eram perfeitas.
Jesus foi
fiel a Deus no deserto.
Disse não ao tentador onde todas as circunstâncias eram desfavoráveis.
Este
candidato a discípulo se oferece para seguir o Mestre, mas impõe uma condição. A
condição imposta é legítima e louvável! É
provável que ele seria autorizado a ir em casa para dizer adeus à sua família.
No
Antigo Testamento vemos Elizeu pedindo algo semelhante a Elias:
1Rs 19:19-21
19 “Partiu, pois, Elias dali e
achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois
adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu
manto sobre ele.
20 Então, deixou este os bois,
correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te
seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.
21 Voltou Eliseu de seguir a
Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu
as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o
servia.”
· A
solicitação de Elizeu foi concedida e ele teve tempo inclusive para matar e
assar uma parelha de bois e fazer uma festa.
O
sentido da parábola pode ser descoberto a partir de um estudo minuncioso do pedido
feito pelo candidato.
61 Disse também outro:
Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha
casa.
A palavra
grega traduzida como “despedir” é APOSTASÕ.
Essa palavra
quer dizer literalmente: ‘dizer adeus’.
Dizer adeus
à família, analisado sob a luz da cultura palestina significa:"pedir
permissão e opinião aos que são autoridade dentro da sua casa."
Todos os que
estavam ajuntados à beira do caminho sabiam perfeitamente que o pai daquele
jovem jamais autorizaria a sua saída de casa para partir atrás de um projeto
duvidoso. Afinal, Jesus Cristo era um Rabi estranho em relação aos demais rabis. E também pregava uma mensagem estranha. E vivia uma vida estranha, que contradizia a ortodoxia judaica.
Seus pais jamais o permitiriam seguir Jesus.
Dessa forma,
o pedido do candidato soa de forma leviana.
Ele
apresenta uma desculpa proposital, ou seja, ele impõe a Jesus uma condição que
ele já de antemão sabia a resposta do pai.
Os que
viviam na época de Jesus sabiam exatamente qual seria a resposta do pai à
despedida do filho. E a resposta
seria não.
Primeiro
porque os pais mereciam a honra de serem cuidados pelo filho até o dia de sua
morte. Segundo
porque Jesus tinha um ministério duvidoso e era um Rabi muito jovem com um ministério estranho.
No mundo
palestino dos tempos do Novo Testamento, a autoridade do pai é suprema.
Não é atoa
que Deus para se comunicar com seu povo assume a figura do pai.
Muitos interpretam a figura do pai significando carinho e colo.Para os
judeus do tempo de Jesus, a figura do Pai significava outra coisa: era COMPROMISSO, RESPEITO E
OBEDIÊNCIA).
Um médico de
mais de 40 anos, com sua vida estabilizada profissionalmente, financeiramente,
com esposa e filhos, morando em uma grande região metropolitana, visita seu pai na aldeia para lhe pedir permissão para mudar de emprego, ou mesmo para
fazer uma viagem internacional.
Esse
comportamento dos filhos em relação à autoridade paterna se repete na cultura
palestina até os dias atuais.
O que o
jovem está dizendo a Jesus, em outras palavras é:
“- Vou te
seguir, Jesus, mas preciso primeiro pedir ao meu pai, pois a autoridade dele é maior do que
a sua. Somente depois da
autorização dele poderei me aventurar contigo pelo mundo.”
Esse rapaz é o símbolo das pessoas que se comprometem com reino
de Deus somente de boca.
Que vão arranjando desculpas e
justificativas para postergarem o plano de Deus para elas.
Li a
historia de um professor de classe bíblica que estava ensinando o Evangelho
para cristãos em Israel.
Quando ele leu essa parábola os alunos empalideceram, e se assustaram com a afirmação de
Jesus que reivindicava para si uma autoridade superior à do pai do rapaz.
Só havia
duas reações possíveis à reivindicação de Jesus:
AQUIESCÊNCIA
OU HOSTILIDADE.
62 E Jesus
lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o
reino de Deus.
A aração da
terra é uma operação muito exata e exige do arador muita competência e treino. O arador tem
que segurar o arado com a mão esquerda enquanto a mão direita, com uma vara de
aproximadamente um metro de comprimento toca os bois que puxam o arado.Essa
vara tem a finalidade de guiar os passos
do boi, que na maioria das vezes tratava-se de animal teimoso. Ele deve
manter o arado sempre no centro das pernas dos bois e deve controlar,com a mão
esquerda a profundidade do sulco para livrar a lamina do arado das pedras que a cegam.
Haviam vários passos para a aração:
1- Sulco profundo para abrir estrias
para facilitar a absorção de água,
2- Sulcos estratégicos para facilitar a
drenagem do solo e impedir formação de poças,
3- A terceira aração era para preparar o
solo para receber imediatamente a semente,
4- A aragem final existia após a semente
ser plantada: todo cuidado devia ser mantido para não expor as sementes para
serem comidas pelas aves.
Essa
atividade requer toda disciplina e atenção.
Se o arador
olhar pro lado um novo sulco é aberto em local errado, fora do alinhamento ou
na profundidade incorreta.
Um arador
incompetente é pior do que um arador improdutivo.
O incompetente é
destruidor!
DESSA MESMA MANEIRA O SEGUIDOR DE
JESUS DEVE QUEBRAR TODOS OS LAÇOS COM O PASSADO E FIXAR OS OLHOS APENAS NO
REINO VINDOURO DE DEUS.
Segurar o
arado é uma responsabilidade que exige toda atenção e dedicação. Pois o
trabalho mal feito do arador incompetente põe a perder toda a utilidade do
campo.
O arador é
aquele que trabalha em harmonia com trabalho já executado.
Em harmonia
com a lamina que sulca a terra.
Em harmonia
com o boi que puxa a ferramenta
(se o arador
insiste em arrancar alguma raiz desnecessária ou mesmo insiste em arrancar
pedras ele pode estar cansando o boi, sem necessidade).
O ARADOR
TRABALHA EM HARMONIA COM O SERVIÇO JÁ FEITO, COM O SERVIÇO
QUE SE TEM A FAZER E EM HARMONIA COM SEU ARADO E COM SEUS BOIS.
MOMENTO TENSO – MOMENTO DE DECISÃO
Duas
lealdades:
Lealdade a Jesus como fundador do
Reino de Deus e todas as suas absorventes exigências.
Lealdade à família e à autoridade dos
governos legítimos constituídos pela cultura e pelas leis sociais.
Quando essas
lealdades entram em conflito, o processo é extremamente doloroso.
Este texto é
mais um exemplo das ‘duras palavras’ que estão espalhadas por todo o Evangelho.
DISCÍPULO QUE NÃO CONSEGUE RESOLVER
ESSE CONFLITO DE LEALDADE NÃO ESTÁ APTO PARA O TRABALHO NO REINO DE DEUS.
Qual foi a
decisão do jovem?
- Não sabemos.
Mais uma vez
a parábola fica em suspenso.
De forma que
fica para cada ouvinte ou leitor, proceder a resposta.
Nessa
parábola Jesus faz uma reivindicação e um desafio ao candidato ao discipulado:
‘A MINHA
AURORIDADE É ABSOLUTA!
MESMO QUE O
CONFLITO SEJA O PIOR DE TODOS. MESMO QUE SEJA COM A PRÓPRIA FAMILIA, ISSO É APENAS UMA
DISTRAÇÃO. O VERDADEIRO
SERVO NÃO OLHA PARA TRAZ – ELE DECIDE IMEDIATAMENTE OBEDECER AO SEU MESTRE.’
O moderno
cristianismo é obsecado por tijolo e concreto.O conceito de edifício está tão arraigado em nossas mentes que se um grupo de crentes
começa a reunir-se, a primeira idéia que vem à mente é a de alugar um salão."- Afinal,
igreja não existe sem um salão para as reuniões", dizem alguns.
Dessa forma
a construção fica mais importante do que as pessoas.
Entre a
cesta básica e o milheiro de tijolo, compra-se o tijolo e acha que dessa forma
estamos fazendo a obra de Deus.
O salão, a
catedral fica mais importante do que as pessoas que as frequentam.
NO VELHO TESTAMENTO DEUS TINHA UM
SANTUÁRIO PARA SEU POVO.
NO NOVO TESTAMENTO, DEUS TEM SEU POVO
COMO UM SANTUÁRIO.
O QUE APRENDEMOS COM ESSA PARÁBOLA?
1 A lealdade ao chamado do reino de
Deus deve ter prioridade sobre todas as outras lealdades.
O discípulo com lealdades divididas é
uma força desintegradora para a obra do reino, e dessa forma é inapto a
participar dele.
O ato de seguir Jesus, não é definido
como uma sensação de uma luz interior ou a percepção de uma consciência
intelectual.
Seguir a Jesus é comparado a uma atividade criativa, uma tarefa consumidora e ativa, como a de colocar as mãos no arado e dirigir uma junta de bois.
César de Aguiar
teolovida@gmail.com
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