quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

EU SOU JESUS


Ao afirmar essas máximas, Jesus se apresentava aos judeus do seu tempo como o mesmo Deus que se apresentou a Moisés em meio à sarça ardente como o “EU SEREI O QUE SEREI” (Ex 3.1-22).

A forma espiritual do homem é a forma de uma árvore (para melhor entendimento dessa afirmação leia o capítulo ‘Assim na Terra Como no Ceu’, do livro Gênesis Desvendado, lançado pela Amazon).

Quando o Eterno se apresentou a Moisés, veio nessa forma. Deus se manifestou como uma sarça em chamas.

Essa é a relação de Imagem e Semelhança. Deus abordou a Moisés, usando a mesma imagem que Moisés possuía no mundo espiritual. Esse mistério foi elucidado por Jesus quando curou o cego de Betsaida.

“E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. Ouvi a toda a criatura que está no céu, na terra, debaixo da terra, que estão no mar e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, honra, glória e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre” (Ap 5:11-14).

Todos os seres das mais elevadas hierarquias da criação, extasiados pela iminência da abertura do Livro, se prostram e adoram aquele que será o protagonista da história do Universo.

O Universo não foi criado para nós e não funciona exclusivamente para nós. É certo que somos a coroa da criação, todavia não somos donos de nada.

Tudo é de Jesus. Tudo é para Jesus e somente seremos felizes quando nos realizamos na vontade de Deus, escrita no Livro do Tempo.

O Livro do Tempo traz a história do Universo, mas também, especificamente a história de cada um de nós. Se não vivermos a vida que para nós foi desenhada, no julgamento final nos será cobrado especificamente o que foi escrito, o que foi combinado.

Caso reclamemos dizendo que não sabíamos, seremos confrontados pelo que está escrito, pois na verdade, nós já sabemos de tudo o que está escrito, pois tudo foi combinado conosco antes que o universo fosse criado, antes do nosso nascimento.


Cesar de Aguiar 

teolovida@gmail.com

retirado do livro CRIAÇÃO DESVENDADA 

DE VOLTA A APOCALIPSE CAPÍTULO 5

 


O Pai percebeu que valeria a pena o sacrifício do Cordeiro pois Sua morte “comprou para Deus os que procedem de toda tribo, povo e nação e eles cantavam um cântico novo: Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra” (Ap 5:9,10).

A avaliação da viabilidade e o quanto seria interessante a criação do universo foi feita bem antes do início do tempo. Nada foi feito sem prévio planejamento e análise de viabilidade.

Acima da superfície e do lado de fora do Lago das Águas Primordiais Deus avaliou que a criação do universo seria uma excelente forma de louvar a Si mesmo.

A conclusão estarrecedora a que chegou todas as mais poderosas hierarquias de seres celestiais foi que a Graça de Deus, escandalosa na Cruz, era o mais improvável, todavia o mais sublime meio de louvor que o Criador estabeleceu para Si.

Quando carregamos nossa própria cruz, louvamos a Deus. Afinal, ela é a fotografia da maravilhosa graça estendida à humanidade.

Apocalipse capítulo 5 é um espetacular texto sobre Jesus Cristo quando afirma que somente o Jesus Homem pôde abrir os Sete Selos do Livro do Tempo.

Não é por acaso que o Evangelho de João (o mesmo João que escreveu o Apocalipse), faz a exposição de Sete Sentenças proferidas pela boca do Mestre, o que nos dá uma pista sobre o que seria a cura para cada uma das catástrofes que estão para sobrevir ao mundo preso ao tempo.

 1-     “Eu Sou a videira verdadeira” (Jo 15.1): em contraposição ao primeiro selo que apresenta o aparecimento do Anticristo (Ap 6:1-2). Cristo é a videira pois transmite vida de Sua Vida para os que Nele estão conectados. Os conectado ao Anticristo nenhuma vida recebem, senão o ódio que é o preâmbulo da morte.

 2-     “Eu Sou a porta” (Jo 10.9): qualquer pessoa que entrar por Cristo, será salva. “Entrará e sairá e encontrará pastagem”, significando que a morte causada pelos eventos do segundo selo, que causa grandes guerras (Ap 6:3-4), é apenas uma ‘passagem de lado’ para aqueles que andam em Cristo. Uma porta é algo que liga os dois lados de uma parede. Passar pela porta que é Cristo, é migrar da morte para a vida. Muito diferente será para aqueles que erradamente reconhecerem o Anticristo como via de acesso para um mundo melhor.

 3-     “Eu sou o pão da vida” (Jo 6.48): para a cura contra o terceiro selo que causa fome em todo o mundo (Ap 6:5-6). A fome causada pela influência nefasta das obras do Anticristo só poderá ser curada pelo verdadeiro Pão da Vida.

 4-     “Eu Sou o caminho a verdade e a vida” (Jo 14.6): três bênçãos para a cura contra os três males causados pelo quarto selo: pragas, mais fome e mais guerras (Ap 6:7-8).

 5-     “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11.25): para a cura contra o quinto selo que fala daqueles que serão martirizados por sua fé em Cristo durante o fim dos tempos (Ap 6:9-11).

 6-     “Eu Sou a luz do mundo” (Jo 8.12): para a cura contra o sexto selo que fala de terríveis perturbações “cósmicas”, em um grande colapso do universo.

 7-     “Eu Sou o bom Pastor” (Jo 10.11): Jesus é aquele que dá a vida pelas Suas ovelhas. O sétimo selo é assunto para o capítulo 8 do Apocalipse. Com a abertura desse selo, se inicia a sequência dos sete anjos tocando sete trombetas. Todavia, em todas as sucessões dos eventos proféticos fica garantida a vitória do Bom Pastor e de Suas Ovelhas. O Pastor em nada faltará com suas ovelhas.

 Jesus é o Grande Eu Sou. Percebemos o tempo todo, o uso do termo “EU SOU” no Evangelho. Esse é o mesmo nome usado por Deus para se apresentar a Moisés e é o nome sagrado pelo qual os judeus definiam o Deus Criador. Todavia, com toda ousadia Jesus usava esse nome, referindo a Si mesmo, todas as vezes que produzia uma máxima de sentido definitivo, quando dizia “EU SOU” ... a luz do mundo, ... a porta, ... o bom pastor e etc.


Cesar de Aguiar 

teolovida@gmail.com

retirado do livro CRIAÇÃO DESVENDADA 

 

domingo, 26 de janeiro de 2025

UMA BREVE EXPLANAÇÃO SOBRE A ORAÇÃO - PARTE 3




 -Continuação da aula anterior.


Faça um favor à sua alma!

Assista apenas a filmes engraçados e de alto astral, divirta-se mais, tenha mais tempo com os amigos e a família, obrigue-se à alegria, encante-se pelo belo, seja romântico com o cônjuge, leia livros interessantes e que te eleve a alma, seja otimista, opte pelo bom humor.

Olhe o mundo a sua volta e perceba que em detrimento das coisas ruins, o planeta está cheio de coisas boas, de faróis luminosos, colocados por Deus com a finalidade de chamar a sua atenção para a beleza que Ele deixou para nosso consolo e edificação.

Deus tem colocado cheirinho no cabelo do seu filho e você não tem notado; tem colocado carinho na fala da sua esposa (ou esposo) e você não tem percebido; a flor do seu jardim (ou do jardim do vizinho) desabrochou e você não parou para contemplar a beleza gratuita do universo. Esses são exemplos simples de pequenos pontos de luz, que existem acontecendo diariamente na vida de todos nós. Essas luzes passam despercebidas, ocultadas pelo véu do negativismo. Que tragédia!

Mude seus sentimentos e toda sua vida será modificada.

Entenda que a oração é muito mais do que apenas palavras. Oração também é o deslumbramento diante da meiguice de uma flor; oração também é a ‘coragem de ser’, produzida pelo aroma do cabelo do seu filho; oração também é a segurança que nos faz indestrutíveis, um sentimento que somente um casal que se ama sabe explicar.

Tudo isso é oração e quando assumimos uma postura de gratidão diante do mundo, necessariamente estamos orando sem cessar.

Não meça esforços para melhorar o destino da sua vida! Se for preciso, abandone o hábito de assistir ao noticiário; se for preciso, abandone os livros e filmes violentos e tristes; se for preciso, afaste-se das conversas negativas; se for preciso, troque as pessoas com quem você se relaciona caso as identifique como más companhias.

Nosso destino será formatado pelos nossos desejos, quando esses forem carregados de sincera emoção.

As ações do homem sempre vibram na mesma frequência de seus desejos, pois onde está o tesouro, ali também está o coração (Mt 6.21).

O desejo racional deve produzir vontade emocional. Assim sendo, conforme a nossa vontade, serão produzidos nossos atos e, pelos nossos atos, o nosso espírito irá (‘sem cessar’) produzir uma oração que ‘geme’ na vibração do Espírito de Deus (Rm 8.26,27).

O segredo para se conquistar o melhor resultado da sua oração entre todos os resultados possíveis, entre as infinitas possibilidades, está na sua capacidade de reeducar suas emoções passando a perceber que o melhor resultado já está acontecendo. ‘Sinta o que não existe como se já existisse’.’

Oração sem sentimento é vazia de significado e ineficaz para produção de resultados.

Oração mecânica é perda de tempo.

É o bom sentimento que nos conduz para o encontro do sucesso da oração.

Tudo depende da sua emoção, afinal é ela que tem o poder de produzir os bons sentimentos. Essa mudança de hábito é uma explosão de fé: quando a totalidade do seu ser, dentro de um contexto de saúde espiritual, permeado de bons sentimentos, passa a acreditar que somente o bem virá à sua tenda. “Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado” (Mc 11:24).

Se os padrões emocionais estiverem alinhados com uma vibração produzida por boas emoções, a sua oração, centrada na confiança de que a resposta já foi dada, através da liberação de energia quântica, faz a resposta viajar, no tempo e no espaço, desde antes da fundação do mundo até o seu instante presente, alterando sua realidade de agora através da alteração do seu passado.



Cesar de Aguiar 

teolovida@gmail.com

retirado do livro CRIAÇÃO DESVENDADA 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

UMA BREVE EXPLANAÇÃO SOBRE A ORAÇÃO - PARTE 2



-Continuação da aula anterior.

... A realidade é quântica no sentido de que o presente, o passado e o futuro estão interligados por um cabo de onze fios de realidade, que podem ser alterados em função da quantidade de energia liberada, principalmente pela oração do penitente.

Todas as orações que você vai fazer ao longo da sua vida já foram ouvidas e atendidas, afinal elas foram entregues ao Cordeiro antes mesmo que o Universo fosse criado.

Todo o bem para a sua existência já existe e está em estado dormente, na sua realidade, compreendida no infinitesimal momento presente, aguardando ser detonada pelo gatilho da sua fé.

Reflita comigo!

Cuidar do corpo físico é bem mais fácil do que cuidar do corpo espiritual e a explicação é muito simples: é que nossa percepção de mundo nos é conferida principalmente pela ditadura dos sentidos físicos.

Fazer exercícios físicos para cuidar do corpo, beber muita água para garantir uma boa hidratação, se alimentar de alimentos saudáveis é muito mais fácil do que mergulhar nas profundezas do ser e viver uma vida de oração, penitência e louvor, valorizando o corpo espiritual acima do corpo material.

Somos peritos em valorizar a estética e a saúde física, mas nos preocupamos muito pouco em eliminar aqueles sentimentos deletérios que contaminam a alma e ocultam a luz do corpo astral.

A raiva, a mágoa e o pessimismo são apenas alguns exemplos de sentimentos que nos afastam do resultado positivo de nossas orações já respondidas. As boas respostas estão lá, aguardando a ‘máquina do tempo’ para trazê-las até o seu momento presente.

Perceba que somos peritos em autodestruição espiritual. Ajudamos pouco a nossa vida estelar quando insistimos em assistir os mesmos noticiários negativistas, que falam apenas de crimes e notícias ruins; sujamos a água da alma quando teimamos em assistir filmes cuja tônica é a violência, a dor e o sofrimento humano. Auxiliamos muito pouco nossa evolução espiritual quando nossas conversas gravitam apenas ao redor de doenças, crises financeiras e medo do futuro.

Esse tipo de comportamento geralmente nos conduz ao desânimo e por fim nos estaciona na depressão. Assim como um alimento saudável é essencial para a saúde do corpo físico, as boas emoções é o perfeito alimento para uma alma vigorosa. Somente as boas emoções tem o poder de desenhar o nosso destino.

“Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado” (Mt 13:12). Sentimentos derrotistas levam a mais derrota ainda, enquanto sentimentos de vitória é o equipamento mais adequado para multiplicar a conquista de mais vitórias.


... Continuaremos na próxima aula. 
Até breve!

Cesar de Aguiar 

teolovida@gmail.com

retirado do livro CRIAÇÃO DESVENDADA 

domingo, 19 de janeiro de 2025

UMA BREVE EXPLANAÇÃO SOBRE A ORAÇÃO - PARTE 1

 


Conforme o texto de Apocalipse as orações dos santos chegaram ao Cordeiro antes mesmo do Livro do Tempo ser aberto. Isso é fantástico na mesma medida em que é intrigante!

Pela afirmação desse texto (Ap 5:7,8) percebemos a urgente necessidade e a elevada seriedade de uma vida de oração.

Perceba que as orações da igreja, feitas no contexto do tempo presente, do passado e do futuro, chegaram a Deus antes mesmo que o universo fosse criado.

Sob a visão da eternidade, as orações e os louvores dos santos fazem valer a pena todo o esforço pela criação do universo. Afinal, segundo o texto uma coisa era certa: se o Leão aceita a tarefa de se manifestar como o Cordeiro, a história seria pontilhada pela luz das orações dos servos do Deus Vivo.

Entenda algo da maior profundidade prática: a oração é uma atividade atemporal. Ela é um instrumento de ativação quântica viajando na velocidade da luz.

A oração tem o poder de criar e modelar a realidade, pois produz mais energia que a soma de todas as usinas nucleares do planeta.

A oração de hoje muda o futuro e o presente, porque em primeira instância, a oração de hoje, muda o passado.

Como o passado é modificado pela oração do presente, você não percebe nenhuma mudança no presente, exceto pela lembrança de uma bênção que você recebeu e viveu do lado do Abençoador.


... Continuaremos na próxima aula. 
Até breve!

Cesar de Aguiar 

teolovida@gmail.com

retirado do livro CRIAÇÃO DESVENDADA 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

O LIVRO DO TEMPO - PARTE 2


 ...Continuação da aula anterior.


Se não fosse encontrada a pessoa digna de abrir o Livro, certamente o Universo não poderia ser criado, pois na ausência do sustentador do paradoxo da criação, toda a energia envolvida no processo não se organizaria em torno de um objetivo final. Tudo seria arrastado para o caos e para a escuridão infinita.

João compreendia a gravidade, por isso aquele momento era de profunda angústia e estresse espiritual. Entretanto João não estava abandonado na plateia cósmica!

Um dos anciãos se dirige a ele: “Não chores. Eis que o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o Livro e os seus Sete Selos” (Ap 5.5). Mas quando Ele venceu? A resposta novamente se encontra na relatividade: a vitória se deu muito antes do tempo ser criado.

A vitória do Leão no tempo é um reflexo, uma sombra da vitória que já havia sido consumada desde antes da criação do mundo.

Diante da revelação do Anjo, João se volta para encarar o Leão vitorioso. Todavia, quando João se vira para ver o Leão, o que João vê é um “Cordeiro, como tendo sido morto”. “E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra” (Ap 5.6).

O Cordeiro é o único digno de tomar o Livro e abri-lo. O Cordeiro é a sombra do Leão. No mundo espiritual, o qual Platão chamava de Mundo das Ideias, existe o Leão. No mundo físico manifestado, o Cordeiro é a expressão exata do Leão; um é a imagem e a semelhança do outro, “assim na terra como no céu”, o Cordeiro, na terra, é o reflexo do Leão, do céu.

O Leão é Jesus, o Filho de Deus, fora do tempo, reinando absoluto no Universo criado para o louvor de Sua Própria Glória. O Cordeiro é Jesus, o Filho do Homem, inserido no tempo, submetendo-se ao processo de redenção do Universo, para louvor de Sua própria glória.

Quando o Livro do Tempo está na posse do Cordeiro, vinte e quatro anciãos se prostraram diante Dele tendo cada um dos Anciãos “uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” (v.8). “E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles, harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” (Ap 5:7,8).


Cesar de Aguiar 

teolovida@gmail.com

retirado do livro CRIAÇÃO DESVENDADA 

domingo, 12 de janeiro de 2025

O LIVRO DO TEMPO - PARTE 1


O capítulo 5 de Apocalipse narra um evento anterior à criação do universo. A narrativa gravita em torno da presença de um livro escrito por dentro e por fora. “E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos” (Ap 5:1).

Rapidamente, reconhecemos que Livro é esse: trata-se do Livro do Tempo.

Na visão de João, o Livro do Tempo ainda estava fechado, indicando que se tratava de um momento anterior à criação do universo. Um momento em que ainda não havia os mundos e não havia nem mesmo o tempo.

“E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele” (Ap 5:2, 3). No desenrolar desse evento fantástico, um anjo forte proclamou com grande voz a sua procura por alguém que pudesse abrir o Livro e assim detonar a explosão que veio a criar o universo.

O anjo procura no céu e na Terra e isso é muito curioso, não podendo nos passar despercebidos: procurar alguém na Terra, antes mesmo que a Terra fosse criada, demonstra a relatividade do tempo. Se houvesse na terra um único justo, o universo não necessitaria de uma redenção pela via do esvaziamento da divindade na pessoa de Jesus. “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer” (Rm 3.10).

“E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de lê-lo, nem de olhar para ele” (Ap 5:4). O Apóstolo João, que assiste a cena, entra em pânico e chora muito, afinal esse é o momento mais definitivo de toda a criação...

... Continuaremos na próxima aula. 
Até breve!

Cesar de Aguiar 

teolovida@gmail.com

retirado do livro CRIAÇÃO DESVENDADA 

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

ANTES DE EXISTIR O TEMPO

 

“Eu sou o Alfa e o Ômega", diz o Senhor Deus, "o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso" (Ap 1.8).

O Livro de Apocalipse é uma mensagem direta de Jesus para a Sua Igreja. Erram aqueles que procuram na profecia de João alguma mensagem endereçada a outra entidade que não seja a Noiva do Cordeiro.

Nesse compêndio profético, Jesus usa linguagem cifrada e simbólica, destinada exclusivamente àqueles peregrinos que buscam evoluir no caminho da luz. Entenda que a compreensão do Apocalipse depende exclusivamente da capacidade do estudioso. Se os ensinamentos que são passados por intermédio da linguagem simbólica forem interpretados literalmente, os olhos não verão e os ouvidos não escutarão. Todo esforço técnico exegético serão em vão e serão obtidas somente visões distorcidas da mensagem.

Por ser um livro composto a partir de um profundo simbolismo, a sua compreensão está conectada às chaves espirituais que precisam ser decodificadas no interior da alma humana. Somente na medida em que o aluno for disciplinado a ponto de viver o ensinamento aprendido, é que ele se torna capaz de entender o mistério. Por ser um livro vivo, somente a vida prática capacita o aprendiz a penetrar no templo dos mistérios. Se o Apocalipse não for um livro praticado, para o neófito o Livro permanecerá fechado. Todavia, por menor que seja o esforço para viver o ensinamento, a luz virá sobre a mensagem; mas se o aluno, no afã de gozar o melhor da carnalidade sombria e o mais atraente da vida espiritual, tornando-se servo de dois senhores, a ele nada ou muito pouco se revelará. Para esse incauto o Apocalipse torna-se um livro esquecido do rol das Escrituras, e vez por outra esse neófito pode ser flagrado manifestando-se contra a dificuldade da mensagem, chegando ao ponto de alegar sua inutilidade.

No texto da Revelação, Jesus se apresenta como a primeira e a última letra do alfabeto grego, o Alfa (α) e o Ômega (Ω). Ele é o princípio e o fim, e todo o espaço compreendido entre esses dois pontos existem compreendidos no que Ele coloca como limite definitivo. Todas as coisas e todos os tempos estão contidos Nele. Ele é o princípio de todas as coisas e o fim de todas elas. Ele é a razão de ser de todas as coisas e tudo existe para Ele mesmo.

Ele é a força do Alfa, que empurra o presente em direção ao futuro.

Ele é o poder do Ômega, que atrai o presente em direção ao clímax.


Cesar de Aguiar 

teolovida@gmail.com

retirado do livro CRIAÇÃO DESVENDADA 

domingo, 5 de janeiro de 2025

O ANTI-BOSON DE HIGGS

 



Parece loucura de uma mente pouco científica, todavia não custa filosoficamente propor questões para o pensamento humano.

Se um dia for criado o anti-Boson de Higgs, será possível anular a gravidade. 

Isso permitiria que um avião saísse do solo sem o uso de motor e se moveria pelo espaço, através do controle das propriedades do campo de força.

Isso é um delírio? Talvez! Mas a 250 anos atrás, não existia nem mesmo a luz elétrica, e naquele tempo, mencionar telefones celulares, aparelho de TV e avião a jato, era coisa de gente maluca.

Caminhando pelas páginas das Escrituras nos deparamos com diversos milagres que desafiam a Lei da Gravidade demonstrando que Alguém estava controlando o Campo de Higgs.

Nas páginas do Novo Testamento Jesus Cristo andou sobre as águas e no Velho Testamento encontramos um machado flutuando sob a ordem do profeta Elizeu (2Rs 6).

Essa é a definição de milagre: é uma intervenção de Deus numa lei da física através do uso de uma lei maior.

Andar sobre as águas do mar ou fazer um machado de ferro flutuar é uma afronta à Lei da Gravidade. Uma façanha ainda impossível ao ser humano, mas nunca impossível para Aquele que controla as Leis do Universo.

O controle sobre a Gravidade através da manipulação do Campo de Higgs é previsto pelas Escrituras: “Com certeza vos asseguro que, se tiverdes fé e não duvidardes, podereis...  ordenardes a este monte: ‘Ergue-te daqui e lança-te no mar’, e assim acontecerá (Mt 21.21).

O antiBóson de Higgs existe e se chama Fé. Essa fé que quando é menor que um minúsculo grão de mostarda é capaz de desafiar a Lei da Gravidade através da manipulação controlada do Mar de Higgs.


Cesar de Aguiar 

teolovida@gmail.com

retirado do livro CRIAÇÃO DESVENDADA 


 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

ELE ESTÁ EM TUDO E TUDO ESTÁ NELE

 


“Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor” (Jr 23.23,24)

Tempo e espaço são propriedades do universo que Deus criou.

Deus não é limitado ao tempo, por isso reconhecemos Sua eternidade.

Deus não é limitado ao espaço, por isso Ele está presente em todo lugar do universo com todas as propriedades do seu Ser.

Diante da magnífica presença do Criador, o Rei Salomão confessa: “Na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado” (1Rs 8.27).

Quando o salmista diz: “Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses” (Sl 95:3), a referência não é à estatura de Deus. Nesse texto, a palavra ‘grande’ está aplicada no sentido de Deus ser transcendente à compreensão humana. Em outras palavras: ‘Deus é muito grande para a compreensão de nossa pequena inteligência’! A Sua presença em todos os lugares não está vinculada às suas dimensões espaciais, mas à Sua própria existência, que confere vida a tudo que existe.

Deus está em todos os lugares e todos os lugares estão em Deus. Tanto o universo visível manifestado aos sentidos, quanto os mundos invisíveis à percepção humana; todo o mundo físico e todo o mundo espiritual estão contidos dentro Dele.

Deus está em todos os lugares de forma dinâmica e não meramente como espectador de sua criação, todavia com um modo específico de agir para cada lugar.

Embora não exista lugar especial para Deus, existem lugares onde está o Seu prazer e  lugares onde está Sua ira. Existem lugares onde está Sua glória, assim como existem lugares onde está o Seu esquecimento. Entretanto, se para Deus não existem lugares especiais, para o ser humano tem!

Cabe ao homem definir e criar esses lugares especiais: seu lugar secreto de oração, seu lugar para meditação e estudo, seu lugar para descansar a alma nos braços da natureza.

Quando o homem encontra seu lugar no mundo físico, naturalmente cria uma correspondência com realidades superiores. Ele encontra um lugar adequado para seu corpo espiritual.

Cada átomo do universo é uma partícula indissolúvel do próprio Criador. No Big Bang, uma quantidade limitada de energia foi emanada de Deus e essa energia foi responsável pela produção de toda a matéria do universo.

Quando se esmaga um átomo qualquer, o resultado do processo é a produção de energia, afinal ela é a matéria prima do átomo.

O Tudo é indestrutível. Ele sempre viaja para a unificação. O Universo é cíclico, e é assim porque tudo caminha para a Unidade. Ele é regido por uma lei soberana, sancionada para todos os mundos. Do mais alto ao mais baixo nível de criação, essa lei atua como uma corda que passa por todas as contas do colar. Toda a criação tem um sentido, um motivo de existir, uma razão de ser. O universo tem uma rota e tudo caminha para um objetivo final.


 Cesar de Aguiar 

teolovida@gmail.com

retirado do livro CRIAÇÃO DESVENDADA