domingo, 30 de novembro de 2025

LIVRO DE HABACUQUE - (LUTADOR)

- Para quem foi escrito este livro? Para o próprio profeta – como uma resposta às suas próprias dúvidas – uma vez que o profeta viveu uma profunda crise espiritual devido à aparente indiferença de Deus às terríveis condições espirituais de seu povo.

- Por quem foi escrito (autor)? Habacuque.

- Em qual momento histórico? Antes da queda de Judá nas mãos dos babilônicos.

- Por que este livro foi escrito? Porque o povo da aliança, ao desdenhar insolentemente as leis da aliança, foi perdendo seu caráter singular.

- Para quê este livro foi escrito? Para registrar a resposta de Deus aos anseios do profeta, que lhe deu uma perspectiva verdadeira da história (Deus está no comando) e a promessa divina quanto aos resultados (vida para os fiéis, mas lamento e morte para os arrogantes).


Cesar de Aguiar

teolovida@gmail.com


quinta-feira, 27 de novembro de 2025

COMIDA PARA O DIABO

 


Tudo começa no campo mental e posteriormente é manifestado no mundo físico. Tudo é feito de energia.

As teorias de Einstein e Broglie, afirmam que energia produz massa e que a nível atômico, toda matéria é composta de energia.

Sabemos que os pensamentos produzem ondas de energia que podem inclusive serem medidas através de um simples exame de Eletroencefalograma.

A partir dessas duas informações concluímos que: ‘se energia produz massa, e pensamento produz energia, logo todos os pensamentos produzem massa’.

Ainda que seja uma quantidade minúscula de massa, essa massa está lá. 

Na consciência humana é onde toda a energia vital é produzida. A consciência não consome energia, pelo contrário! Os pensamentos produzem energia. Energia boa e energia ruim.

É uma espécie de reator que possui poder de produzir elevadas quantidades de alimento. Essa energia é dividida em dois grupos distintos: Luz e Trevas.

A matéria produzida pelos pensamentos é o alimento dos seres espirituais que nos rodeiam. Anjos do bem se alimentam de Luz e espíritos imundos se alimentam de Trevas.

A serpente do paraíso foi condenada a se alimentar das obras da carne do homem.

Desde seu nascimento a nível mental, as obras da carne produzem energia capaz de alimentar demônios de estimação, que por terem comida diariamente, não se afastam de seus servos.

O homem se torna o cozinheiro desses espíritos, agindo em conformidade com suas sugestões, alimentando-os com a energia deletéria produzida por seus pensamentos e ações.

Perceba que as sinapses neurais é a representação elétrica e material daquilo que acontece a nível psíquico, mais profundo. O efeito material visível é manifestado quando a quantidade de energia produzida é suficiente para produzir a realidade visível.

Um pensamento, por mais simples, tem o poder de gerar uma onda psíquica, que é pura energia.

Quanto mais forte e intenso é o pensamento, mais energia ele produz, e por sua vez, maior é a quantidade de matéria produzida.

Cabe ao homem racional imprimir vigilância constante aos seus pensamentos.

Sabedor desse fantástico poder da mente humana, o homem sábio deve renovar sua mente, modelando-a aos princípios do seu Criador. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2).

O Aprendiz deve seguir o Manual de Instruções. Afinal, somente a Luz tem o poder de manifestar a boa realidade que almejamos.

O capítulo 4 do livro de Provérbios de Salomão é um ‘Manual do Usuário’ para operação do mecanismo da consciência. “Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4:23).


Cesar de Aguiar

teolovida@gmail.com

domingo, 23 de novembro de 2025

LIVRO DE NAUM (“CONSOLO”):



- Para quem foi escrito este livro? Para os judeus do reino do Sul - Judá (com uma sentença contra Nínive).

- Por quem foi escrito (autor)? Naum.

- Em qual momento histórico? Quando Nínive, a última capital assíria, se tornara uma metrópole cruel, imperialista e desonesta, com um de-sejo arrogante e inescrupuloso pelo poder e pela dominação, que se manifestava num impiedoso desejo por guerras, com práticas comerciais reprováveis e materialismo insaciável.

- Por que este livro foi escrito? Porque o povo da aliança não entendia por que Deus ainda não tinha castigado os assírios.

- Para quê este livro foi escrito? Para ensinar que a paciência de Deus nunca deve ser erroneamente interpretada como fraqueza (o pecado coletivo ou individual não ficará impune); e, para ensinar que o julgamento de Deus é também redentivo, pois, ao destruir as forças do mal, Ele cria as condições para o surgimento de uma nova sociedade, mais justa que a anterior.


Cesar de Aguiar

teolovida@gmail.com 

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

LIVRO DE MIQUÉIAS (“QUEM É COMO JEOVÁ?”)



- Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas.

- Por quem foi escrito (autor)? Miquéias.

- Em qual momento histórico? Quando se estabeleceu em Israel e em Judá um enorme contraste entre os excessivamente ricos e os pobres oprimidos, devido à exploração da classe média por donos de terras extremamente gananciosos, apoiados por líderes políticos e religiosos.

- Por que este livro foi escrito? Porque o povo da aliança tinha-se tornando uma nação corrupta e pronta para o julgamento.

- Para quê este livro foi escrito? Para proclamar o eminente julgamento de Deus; e, também, para predizer a restauração e bênçãos futuras.


Cesar de Aguiar

teolovida@gmail.com



domingo, 16 de novembro de 2025

A SENTENÇA DAS SERPENTES


 


“Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida” (Gn 3.14).

A palavra ‘serpente’ não está no plural, mas a dupla condenação revela que se travava distintamente de dois seres.

A cobra recebeu a punição de rastejar sobre o próprio ventre e de ser conhecida como o mais maldito animal, dentre todos os animais da face da terra. Todavia o destino desse animal não será de condenação eterna. No governo milenar de Cristo (Is 11.8,9), após pagar pelo erro de ter sido médium do diabo, esse animal será restituído em seu status primário.

O maior castigo estava reservado para outra serpente! A Serpente que se chama diabo recebeu a maldição de comer pó.

Sabemos que cobra não come pó! Tudo que ela come, pode até ter gosto de pó, mas não é pó.

Então, de que pó Deus está falando?

Deus disse a Adão: “tu és pó” (Gn 3.19).

Pó é a matéria prima da carne do homem e o diabo se alimenta das obras da sua carne. “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gl 5:19-21).

O diabo só é forte quando é bem alimentado.

Ele não tem força na vida do homem que não o alimenta.


Cesar de Aguiar

teolovida@gmail.com


 

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

LIVRO DE JONAS (“POMBA”):



- Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas (acerca da salvação de Nínive).

- Por quem foi escrito (autor)? Jonas.

- Em qual momento histórico? Quando Nínive, a última capital do império assírio, experimentava um extraordinário declínio moral, a ponto de “a sua malícia subir até Deus”.

- Por que este livro foi escrito? Porque o povo da aliança precisava entender que eles não tinham o monopólio sobre amor e a misericórdia de Deus; ao contrário, eles foram escolhidos por Deus para levar esta mensagem ao mundo.

- Para quê este livro foi escrito? Para ensinar a soberania e a universalidade étnica do amor e da misericórdia de Deus.


Cesar de Aguiar

teolovida@gmail.com

domingo, 9 de novembro de 2025

A CRIAÇÃO DAS HIERARQUIAS CELESTES



Genesis 2:1 e Êxodo 20:11 nos leva a concluir que as Hierarquias Celestes foram criadas no máximo até o sexto dia. Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos foram criados junto com a criação dos céus, e antes da criação da terra. Todavia, analisando outros textos percebemos que as hierarquias celestiais foram criadas bem no início da semana da criação.

O primeiro versículo da Bíblia é bem sugestivo em dizer que “No princípio criou Deus os CÉUS e a terra”, mostrando que no início da criação foram feitos os céus.

O contraste na forma como os céus e a terra foram criados é notório e podemos percebê-lo no versículo seguinte: “a terra era sem forma e vazia”. Veja isso: Deus criou os CÉUS, mas não concluiu a criação da terra, pois o texto diz que a mesma era sem forma e vazia.

Fica o contraste: a terra era inabitada, porém os céus já estavam estabelecidos com seus habitantes, delegados em suas hierarquias e funções.

“Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faz-me saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?” (Jó 38.4-7).

Deus respondeu às indagações existenciais do seu servo Jó fazendo uma afirmação muito esclarecedora acerca da criação.

No ato primordial da criação “as estrelas da alva cantavam”, fazendo referência a todas as classes de seres celestiais. Note que esses eventos de louvor dos seres celestiais aconteceram em um tempo anterior à criação do homem, antes do sexto dia.

É essencial saber que: se Deus lançou o fundamento da Terra no dia terceiro (Gênesis 1.9-13), podemos interpretar que os anjos só poderiam ter sido criados entre o primeiro e o segundo dia da criação.

Por essa lógica concluímos que Lúcifer não foi banido dos céus em um tempo anterior à criação do nosso universo, já que tudo indica que as hostes celestes foram criadas entre o primeiro e o segundo dia da criação.

Jó 38:6,7 ensina que os anjos já se rejubilavam quando Deus lançava os fundamentos do universo.

Muito lógico afirmar que o Eterno criou os anjos logo no início do primeiro dia quando “No princípio Deus criou os CÉUS” (Gn 1.1).

Quando o Grande Arquiteto criou os Céus, junto com os céus, Ele criou sua legião de habitantes.


Cesar de Aguiar

teolovida@gmail.com

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

OBADIAS (“SERVO DE JEOVÁ”):




- Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas (com mensagens contra Edom).

- Por quem foi escrito (autor)? Obadias.

- Em qual momento histórico? Indefinido (aparentemente o profeta tem em vista um ataque militar a Jerusalém, do qual os edomitas participaram com prazer – vs. 11-14).

- Por que este livro foi escrito? Porque Edom prosperou, Judá ficou derrotada, e a ordem moral do mundo parecia ter sido derrubada por forças ilegais.

- Para quê este livro foi escrito? Para fortalecer a fé enfraquecida do povo da aliança, declarando que não sãos os desejos maus dos homens que determinam a história, mas, sim, os justos propósitos de Deus.


Cesar de Aguiar

teolovida@gmail.com

domingo, 2 de novembro de 2025

O BOM HUMOR DO ALTÍSSIMO

 


Deus tem um intrigante senso de humor. Se tem algo para ser realizado, será realizado!

Deus tem a habilidade produzir beleza a partir da feiura.

A Bíblia está cheia de histórias que exemplificam essa forma de Deus agir.

Foi assim que ele fez nos tempos do profeta Micaías, quando precisou punir uma nação inteira.

Nesse tempo, Deus reuniu o conselho celestial e ali foi decidido que algo feio deveria ser feito; e o diabo foi encarregado para realização dessa tarefa.

Micaías prosseguiu: "Ouça a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus ao seu redor, à sua direita e à sua esquerda. E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá?’ E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra, até que, finalmente, um espírito colocou-se diante do Senhor e disse: ‘Eu o enganarei’. ‘- De que maneira?’, perguntou o Senhor. Ele respondeu: ‘- Irei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei’. Disse o Senhor: ‘- Você conseguirá enganá-lo; vá e engane-o’. E o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca destes seus profetas. O Senhor decretou a sua desgraça" (1 Rs 22:19-23).

Era algo bem feio que precisava ser feito.

Então, nada mais adequado do que ser feito pelo senhor das coisas horríveis.


Cesar de Aguiar

teolovida@gmail.com