TEXTO
INTRODUTÓRIO
Lucas 14:35 - “Quem tem
ouvidos para ouvir, ouça”.
Lucas 15:1-2 -
1 Todos os
publicanos e pecadores estavam se reunindo para ouvi-lo.
2 Mas os fariseus
e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com
eles".
TEXTO
PRINCIPAL
Lucas 15:11-32
11 Jesus
continuou: "Um homem tinha dois filhos.
12 O mais novo
disse ao seu pai: 'Pai, quero a minha parte da herança'. Assim, ele repartiu
sua propriedade entre eles.
13 "Não muito
tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha e foi para uma região
distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.
14 Depois de ter
gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar
necessidade.
15 Por isso foi
empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a
fim de cuidar de porcos.
16 Ele desejava
encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas
ninguém lhe dava nada.
17 "Caindo em
si, ele disse: 'Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui,
morrendo de fome!
18 Eu me porei a
caminho e voltarei para meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra
ti.
19 Não sou mais
digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados'.
20 A seguir,
levantou-se e foi para seu pai.
"Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
"Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
21 "O filho
lhe disse: 'Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser
chamado teu filho'.
22 "Mas o pai
disse aos seus servos: 'Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem
um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
23 Tragam o
novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos.
24 Pois este meu
filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado'. E começaram a
festejar o seu regresso.
25 "Enquanto
isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a
música e a dança.
26 Então chamou um
dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
27 Este lhe
respondeu: 'Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu
de volta são e salvo'.
28 "O filho
mais velho encheu-se de ira e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu
com ele.
29 Mas ele
respondeu ao seu pai: 'Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo
ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um
cabrito para eu festejar com os meus amigos.
30 Mas quando
volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas,
matas o novilho gordo para ele!'
31 "Disse o
pai: 'Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.
32 Mas nós
tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava
morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado' ".
O nome mais conhecido desta parábola é O FILHO PRÓDIGO.
Jesus nunca disse que essa seria a história de um filho
pródigo.
No texto Jesus apenas diz: “UM HOMEM TINHA DOIS FILHOS”.
Sempre que vi essa parábola ser pregada, o sentido da
palavra pródigo me fazia pensar que a palavra PRÓDIGO significa PERDIDO.
Até que um dia eu fui despertado pela curiosidade de
pesquisar no dicionário o verdadeiro significado dessa palavra.
Vejam o que eu encontrei:
1- que dissipa seus bens, que gasta mais do que o
necessário; gastador, esbanjador, perdulário.
2- que é generoso ao dar; liberal, magnânimo.
O primeiro sentido se encaixa perfeitamente no modelo de
vida escolhido pelo filho mais novo. Realmente ele era esbanjador, realmente
ele gastou mais do que o necessário. Na verdade ele gastou e perdeu tudo o que
tinha.
Mas o segundo sentido já não se enquadra tanto, pois o
filho era gastador, mas não era magnânimo e generoso. Ele gastava com seus
prazeres e não auxiliando o próximo. Quando pagava a conta de alguém, sua
intenção não era ajudar, mas manter os parceiros para sua diversão.
O verdadeiro PRÓDIGO dessa história não é o FILHO MAIS
NOVO.
O verdadeiro PRÓDIGO dessa história é o PAI, que primeiro
gastou tudo o que tinha dividindo a herança, até que não sobrasse nada mais
para ele mesmo.
E depois gastou o que não era dele. Gastou o que era do
FILHO MAIS VELHO para receber o FILHO MAIS NOVO de volta.
Por causa da GENEROSIDADE do PAI, o FILHO MAIS NOVO foi
recebido de volta em casa às custas do IRMÃO MAIS VELHO.
O FILHO MAIS NOVO gastou tudo o que tinha, mas havia algo
com que ele não contava: A loucura do PAI – o amor e o perdão.
O PAI PRÓDIGO ainda reservava para o FILHO MAIS NOVO um
tesouro escondido. Dessa forma, o PAI e não o FILHO, se encaixam perfeitamente
na definição da palavra PRÓDIGO, que além de gastador também significa GENEROSO
MAGNÂNIMO.
2 Coríntios 5:19 - Deus estava
em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e
pôs em nós a palavra da reconciliação.
O início do capítulo 15 de Lucas começa nos apresentando
as pessoas que compunham a platéia de Jesus.
Em primeiro lugar havia os publicanos e pecadores. Os
prescritos da sociedade.
Em segundo lugar havia os fariseus e mestres da lei. Os
santarrões, paladinos da moral e da obediência à Lei de Moisés.
Quem ouvia a parábola percebia imediatamente que o IRMÃO
MAIS VELHO e o IRMÃO MAIS NOVO da parábola estavam na platéia. Os Fariseus e
Mestres da Lei eram o FILHO MAIS VELHO da parábola e os Publicanos e Pecadores
eram representados pelo IRMÃO MAIS NOVO.
Em todo o ministério de Jesus esses dois grupos são
sempre colocados em conflito.
Vemos isso com muita clareza na história da mulher na
casa de Simão – ela era uma pecadora que leva um perfume muito caro para ungir
a Jesus. Enquanto Jesus aprova a atitude dessa mulher, as demais pessoas da
casa e o próprio Simão criticam a mulher e também a Jesus.
É
sempre a pessoa religiosa que não compreende a Jesus.
A pessoa excluída pela sociedade.
A pessoa excluída pela religião e todo tipo de pecador é
sempre atraído a Jesus.
Enquanto que os religiosos não entendem e se irritam.
Quando Jesus terminou de contar essa historia, não tinha
lágrimas nos olhos de ninguém. Pelo contrário, existia um grande numero de
religiosos com muito ódio de Jesus.
Quando pregamos com clareza a mensagem do Evangelho, nós
percebemos que a pessoa que leva uma vida desregrada e que está com sua vida
destruída é atraída a Jesus, e as pessoas conservadoras se sentem ofendidas por
causa disso.
Se
as nossas igrejas não estiverem cheias de pessoas iguais às que acompanhavam
Jesus: pecadores, religiosamente excluídos, desequilibrados emocionais,
desajustados sociais, provavelmente é porque nossa mensagem se parece mais com
o discurso do irmão mais velho do que com a mensagem de Jesus.
Se a nossa pregação não aborrecer o IRMÃO MAIS VELHO,
certamente nossa pregação não possui nada que atraia o IRMÃO MAIS NOVO de volta
para casa.
Se o tipo de mensagem que pregamos não atrai o mesmo tipo
de pessoa que a mensagem de Jesus atraía é porque nossa mensagem não se parece
com a mensagem de Jesus.
Se concentrarmos nossa interpretação dessa parábola
apenas no irmão mais novo, essa história será meramente sentimental.
Podemos imaginar os ouvintes originais com lágrimas nos
olhos dizendo:
“Não importa o que eu faça, Deus sempre me receberá de
braços abertos”.
Mas quando analisamos o papel dos dois irmãos na
parábola, percebemos que Jesus quer nos mostrar que há duas maneiras de nos
aproximarmos de Deus e que as duas estão
erradas.
Existem duas maneiras de se estar espiritualmente perdido
e um só caminho de volta para casa.
DOIS
CAMINHOS
Essa é uma história em dois atos:
O caminho do irmão mais novo e o caminho do irmão mais
velho.
O
caminho do irmão mais velho
É a abordagem moralista. Obedecer toda a lei e todos os
mandamentos.
Quando erra, se arrepende muito.
Pensa: “Eu vou fazer tudo certinho e Deus vai se agradar
de mim. E por isso eu vou receber a benção dele! “
O
caminho do irmão mais novo
Abordagem sentimentalista.
Agradar a Deus significa ser sincero consigo mesmo.
Deus conhece meu coração.
Eu vou seguir meu coração e Deus me ama do jeito que eu
sou.
A nossa sociedade pensa que só existe essas duas
abordagens.
A igreja moralista diz que os sentimentalistas estão fora
e a igreja dos sentimentalistas prega que as pessoas
moralistas, de mente fechada e preconceituosa estão fora.
Mas
o que mais assustou os ouvintes originais dessa parábola é o fato de Jesus
afirmar que os dois irmãos estavam errados.
O FILHO BOM e o FILHO MAU estavam errados.
O pródigo e o obediente estavam perdidos.
Fariseus e publicanos estavam no mesmo pacote.
Religiosos e não religiosos estavam longe de Deus.
Toda a humanidade precisa de um redentor!
E mais:
Jesus disse que o filho bom, o certinho, o religioso, o
obediente está perdido por causa da sua bondade!
“O meu maior problema, não é o meu pecado. São as minhas
abomináveis boas obras.”
A Palavra do Evangelho diz:
Os humildes estão dentro e os orgulhosos estão fora.
Aqueles que se acham bons estão fora
Mas aqueles que sabem que não são bons estão dentro.
A essência do Evangelho não é o meio do caminho entre o
moralismo e o sentimentalismo.
O Evangelho é algo completamente diferente.
Essa parábola nos leva a uma compreensão mais profunda do
que é pecado.
Alguns pensam que pecar é quebrar a lei de Deus.
E isso está certo - pecado é isso mesmo!
Mas não é só isso!
Jesus nos ensina que “pecado”, é você pensar que você é
seu próprio Senhor e Salvador.
E dessa maneira não deixar que Jesus seja seu Senhor e
Salvador.
UM
PEDIDO CHOCANTE
A parábola começa dizendo que o FILHO MAIS NOVO pediu ao
Pai sua parte na herança.
Essa expectativa não era imprópria, mas não era comum
numa comunidade ortodoxa.
No mundo daquele tempo, o primogênito recebia o dobro do
que os outros filhos tinham para partilhar.
Nesse caso, o IRMÃO MAIS VELHO ficaria com o dobro que o
IRMÃO MAIS NOVO.
O IRMÃO MAIS NOVO tinha direito a um terço da herança.
O que há de errado com essa história não está ligado à
lei, porque a lei permitia que um filho reclamasse a herança antecipadamente.
Todavia o correto e elegante era que a partilha da herança
ocorresse após a morte do Pai.
Fazer um pedido desse a um pai que estava vivo era uma
deselegância social sem limite, e um desrespeito ao Pai.
Era equivalente a desejar que o Pai morresse.
O FILHO MAIS NOVO não quer o Pai. Ele quer as riquezas do
Pai.
O relacionamento dele com o Pai era apenas um meio para
se atingir o objetivo de possuir os bens. Mas agora ele havia se cansado da
relação. Ele queria que os bens viessem de forma rápida, e que o Pai fosse
tirado da cena da sua vida.
Nesse ponto da parábola, a atenção de todos se volta para
a reação do Pai. Todos esperavam que o Pai fizesse o que era comum na tradição
judaica: expulsar o filho de casa e deserda-lo da herança.
Todavia a resposta do Pai é mais surpreendente que a
atitude do Filho.
O texto diz simplesmente o Pai “repartiu sua propriedade
entre eles”.
O significado desse ato é muito forte, porque a palavra
grega que Jesus usa para dizer propriedade é “BIOS”, que significa VIDA.
O PAI REPARTIU SUA VIDA ENTRE ELES.
Isso porque a propriedade do Pai não havia sido herdada.
O pai trabalhou para conquistar cada centímetro de terra que conquistou.
A riqueza o Pai não era herança. A riqueza do Pai era
fruto de sua BIOS – de sua vida.
Perder sua propriedade significa perder sua BIOS – sua
vida.
E ver sua propriedade sendo depredada e desrespeitada era
o equivalente a ver sua própria vida sendo depredada e desrespeitada.
Ninguem no Oriente Médio jamais veria um pai responder
dessa maneira.
Mas o Pai da parábola suporta a dor de ser rejeitado e a
desonra de ver sua BIOS sendo devastada pela inconseqüência do seu FILHO MAIS
NOVO.
Conosco nem sempre é assim!
Quando temos nossa honra ferida, nós buscamos vingança.
Fazemos retaliações e queremos produzir justiça com
nossas próprias mãos.
Mas o Pai suporta e deixa tudo na mão do tempo!
O FILHO MAIS NOVO manchou a honra do Pai.
Desgraçou a honra da família inteira.
Como o próprio Pai disse mais adiante, ele ESTAVA MORTO.
E era assim que toda a sociedade via o FILHO MAIS NOVO –
um morto.
E tudo dá errado na vida do FILHO MAIS NOVO.
No meio de um chiqueiro, ele ensaia seu discurso:
19 Pai, pequei contra o
céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me
como um dos teus empregados'.
20 A
seguir, levantou-se e foi para seu pai.
O FILHO MAIS NOVO se aproxima de casa e ficando ao
alcance da vista do Pai.
O Pai corre em sua direção.
Os patriarcas nunca corriam. Crianças corriam, mulheres
corriam, rapazes corriam.
Mas um honrado patriarca jamais levantaria sua túnica e
mostraria suas pernas nuas.
Mas quem estava junto ao portão não era o patriarca. Era
um pai cego de amor e de saudade.
Ele corre em direção ao filho e não tem vergonha de
expressar suas emoções. Se joga sobre o filho e o enche de beijo.
Desconcertado o FILHO MAIS NOVO tenta repetir as palavras
ensaiadas no chiqueiro. Mas o Pai ignora seu discurso de redenção e o
interrompe gritando para os empregados:
“TRAGAM A MELHOR ROUPA E VISTAM NELE!”
A MELHOR ROUPA.
Era a roupa de quem tinha ficado com toda a herança que
havia sobrado.
A MELHOR ROUPA ERA A ROUPA DO IRMÃO MAIS VELHO.
E nesse ponto da história começa o segundo ato.
O
CAMINHO DO IRMÃO MAIS VELHO
Quando o IRMÃO MAIS VELHO chega em casa ele percebe o
barulho de festa e fica sabendo que o motivo é que o Pai recebeu o IRMÃO MAIS
NOVO de volta.
Sua cabeça gira porque tudo que está da porteira pra
dentro é dele e não mais do Pai.
Ele não entra porque se sente afrontado pelo Pai.
E o Pai vem a seu encontro.
E agora chegou a vez do FILHO MAIS VELHO afrontar,
desrespeitar e desgraçar a honra do Pai.
Ele fala do novilho gordo. Mas isso é apenas um
subterfúgio.
Ao admitir o IRMÃO MAIS NOVO na família, o Pai o torna
novamente um herdeiro com direito de novo a mais um terço da herança.
ONDE ESTÁ A JUSTIÇA NISSO?
Afinal, o FILHO MAIS VELHO SE MATOU DE TRABALHAR NA
FAZENDA ENQUANTO O OUTRO SE ACABAVA COM PROSTITUTAS.
EU TENHO MEUS DIREITOS.
VOCE ME CONSULTOU PRA TOMAR ESSA DECISÃO?
O FILHO MAIS VELHO não diz “respeitável Pai”.
Ele olha pro Pai e diz: “Escuta aqui!!!”
É o que muitos fazem quando pensam que tem direitos de
reclamar de Deus alguma coisa só porque obedecem aos dogmas de suas
congregações.
Calmamente o Pai responde ao Filho:
Meu Filho, embora eu já tenha dividido a herança, eu ainda estou
vivo e posso reclamar minhas posses de volta. Passei pela vexação antes do
tempo, passo pela vexação de novo de voltar minha palavra atrás.
(tradução livre)
O Pai convida o FILHO MAIS VELHO para a festa.
Os ouvintes ficam na ponta de seus assentos.
Como será que essa história vai terminar?
Será que a família se reunirá novamente?
Exatamente nesse momento Jesus termina a história.
Mas porque Jesus não dá a conclusão final?
Nas parábolas anteriores, a ovelha volta pra casa e a
dracma é encontrada pela mulher.
A festa das parábolas anteriores são a conclusão de uma
historia perfeita.
Mas nessa história não é assim.
Porque Jesus não conta desfecho da trama?
É porque o publico alvo de sua parábola eram os Mestres
da Lei e os Fariseus.
Eles são o IRMÃO MAIS VELHO da parábola.
Jesus quer que seus inimigos respondam para si mesmos o
desfecho dessa historia.
Com essa história Jesus redefine o que é pecado, o que é
estar perdido e o que significa ser salvo.
QUEM
NA VERDADE SÃO OS DOIS FILHOS?
Ambos os irmão queriam controlar o dinheiro do Pai.
Queriam as riquezas do Pai. Não o Pai.
Existem duas maneiras de se alienar de Deus:
·
Quebrar todas as regras e se tornar um
aprontão
·
Ou obedecer tudo e ser muito bonzinho
Se eu for tão bonzinho que Deus se torna obrigado a atender
minhas orações e me levar pro céu, Jesus
pode ser o meu exemplo, nunca o meu salvador.
Eu
sou meu próprio salvador.
A situação do irmão mais velho é a pior: Ele estava
perdido e não sabia disso.
Imagine você dizer isso a um cristão moralista. “- voce
está perdido!!!”
Foi isso que Jesus fez em relação aos fariseus que ouviam
a parábola.
O irmão mais velho da parábola é identificado por algumas
marcas:
1-
Quando
alguma coisa dá errada, ele fica muito irado
Já que eu estou fazendo tudo certo, Deus tem o
compromisso de me honrar e eu vou ser próspero e comer o melhor dessa terra.
Uma espécie de troca. Barganha com Deus.
Se aproximar de Deus desse jeito é como pagar imposto: Se
eu pago, eu posso reclamar.
É o que muitos fazem e são instruídos a fazer...
Dão oferta e dizimo, e cobram a contraparte de Deus.
Mas ser salvo pela graça é como não ter direito algum.
Deus pode me pedir qualquer coisa.
2-
Obediencia
mecânica e sem alegria
O irmão mais velho obedece ao pai para conseguir as
coisas.
O crente de verdade obedece a Deus para conseguir Deus.
Para se aproximar dele.
3-
Desdém
pelo irmão mais novo
O Evangelho nos confere humildade.
Se você é salvo pela graça, você nunca mais vai olhar as
pessoas de cima para baixo dizendo:
“Eu estou certo e você está errado. E eu adoro dizer isso
a você.”
Conclusão
O pai tem dois filhos perdidos.
E é o pai que toma a iniciativa quando o filho mais novo
volta para casa.
Ele corre na direção do filho e o abraça e o beija para
ajuda-lo a se arrepender.
Ele não fica dizendo: Se ele se arrepender eu beijo!
O que me torna um cristão não é me arrepender dos
pecados.
(os fariseus faziam isso o tempo todo).
O que me torna um cristão é me arrepender da motivações
que me levaram a praticar as boas obras.
O terrível pecado da auto justiça.
É eu achar que com minhas boas obras eu sou digno do céu.
Para trazer o IRMÃO MAIS NOVO de volta pra casa foi
lançado na conta do IRMÃO MAIS VELHO.
Não custou nada ao irmão mais novo, afinal ele já tinha
gastado toda sua parte da herança.
Tudo era do irmão mais velho.
O mais novo foi recebido de volta às custas do mais
velho.
Afinal nem o Pai tinha mais nada. A herança havia sido
dividida.
As duas parábolas anteriores a essa nos leva a concluir
que nessa parábola o IRMÃO MAIS VELHO deveria procurar e trazer o IRMÃO MAIS
NOVO de volta pra casa.
Mas o irmão mais velho não faz isso!
O pastor que perdeu uma ovelha
e foi atrás da ovelha perdida, deixando 99 em perigo em
um aprisco no deserto.
Na segunda parábola do capítulo, a mulher que perdeu uma
dracma, faxinou a casa inteira para encontrar a dracma perdida.
Era o irmão mais velho que deveria ir atras do irmão mais
novo.
Era a religião que deveria ir atras do desajustado
social.
Mas não foi isso que aconteceu!
O irmão mais velho é o fariseu que está ouvindo a
parábola.
Agora pasmem!
Esse
irmão mais velho, que é o fariseu da parábola, aponta para Jesus que é o nosso
irmão mais velho!
Mas, diferente do irmão mais velho da parábola, Jesus se
dispôs a redividir a herança.
Na cruz Jesus clamou: Deus meu, Deus meu, porque me
desamparaste?
Na cruz Jesus perdeu o título de Filho de Deus para me
devolver a filiação.
Ele tomou o cálice da ira de Deus para satisfazer a
justiça de Deus contra o pecado.
Diferente da religião das boas obras, que condena o
homem, Jesus me busca, me dá uma nova chance.
Acredita em mim.
Acredita em você.
Jesus não é uma religião. Jesus é o Filho Deus e seu
irmão mais velho.
Pessoas solitárias, tristes, angustiadas que estão a
caminho do suicídio podem por acaso cruzar com voce na rua enquanto caminham
para seu ato final.
Essas pessoas não trazem no rosto ou no corpo uma espécie
de marca que identifique essa intenção.
Atrás de rostos inexpressivos,
barbas respingadas de bebida alcoolica, olhos injetados por uso de drogas,
estão pessoas infelizes escondidas atraz de uma fachada de solidão.
São para essas pessoas que a graça de Deus se manifestou
em Jesus. Para o Filho que se perdeu: no mundo ou na própria casa do Pai.
---
César de Aguiar
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