sexta-feira, 20 de março de 2015

A FESTA DE BABETTE

SINOPSE DO FILME

Na desolada costa da Dinamarca vivem Martina e Philippa, as belas filhas de um devoto pastor protestante que prega a salvação através da renúncia. As irmãs sacrificam suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações, e mesmo muitos anos depois da morte do pai, elas mantém vivos seus ensinamentos entre os habitantes da cidade. Mas com a chegada de Babette, uma misteriosa refugiada da guerra civil na França, a vida para as irmãs e seu pequeno povoado começa a mudar. Logo Babette as convence a tentar algo realmente ousado - um banquete francês! Sua festa, é claro, escandaliza os mais velhos do lugar. Quem é esta surpreendentemente talentosa Babette, que tem apavorado os moradores desta devota cidade com a perspectiva deles perderem suas almas por deleitarem-se com prazeres terrenos?



Aos alunos!!!
Assistam ao filme.
Vai nos ajudar a entender a matéria que estamos estudando.
Cada aluno deve escrever um comentário sobre o filme a partir de suas conclusões teológicas.

Está disponível no youtube.



6 comentários:

  1. Assisti ao filme e tirei várias conclusões no decorrer da história. Mas ao final, pude compreender, um pensamento que... não sei se seria capaz de compartilhá-lo com palavras, mas seria mais ou menos assim:

    Nossos melhores talentos, foram dados, a cada um de nós por Deus, para servirmos uns aos outros; é como se o próprio Deus quisesse, que mostrássemos o nosso melhor, para a melhor criatura que Ele já fez; assim essa criatura sempre o louvaria, pelas grandes obras de d'Ele.

    Estou mergulhado em tantos pensamentos neste momento; minha cabeça esta como um vulcão, de tão emocionado e feliz, por receber do próprio Espírito Santo, uma compreensão, indescritível. Vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  2. Lapidando meu próprio pensamento, rsrsrs, como eu havia dito, meu pensamento esta a mil, sinto minha mente se abrindo diante de um manjar/ banquete de Deus. Para uma melhor compreensão, acho que o mais "correto" e mais fácil de se entender, do que o pensamento anterior, seria:

    Quando servirmos ao nosso próximo com o nosso melhor, o melhor de nossas habilidades (independente de profissão), é como se as pessoas as quais servimos, olhassem para o que fizemos e vissem o próprio Deus as servindo.
    :) É isso aí.

    ResponderExcluir
  3. irmãos o filme é tão interessante que estou na metade dele ainda! a riqueza de detalhes é tanta que pauso o filme anoto varias coisas na agenda e volto a velo,rsrs muito interessante mesmo. sem terminar de assistir tudo posso completar algumas observações citadas pelo irmão Rafael.
    uma coisa que achei interessante é sobre philipa uma das filhas que tem o dom de cantar, ela teve oportunidades de sair do vilarejo onde morava na dinamarca para ir para Paris onde havia fama,riquezas e tantas outras coisas como acostumamos ver nos dias de hoje, porém mesmo diante de oportunidades visíveis ela não se presciptou em pegar a primeira oportunidade, mesmo sabendo que era talentosa,como se ela soubesse que Deus tinha algo melhor para ela, anos mais tarde o tenor que dava aulas de canto pra ela envia Babette para ser acolhida pelas irmãs, fato interessante que observo é que muitas coisas que acontecem em nossas vidas que aparecem como oportunidades, são apenas distração para nos tirar do foco de onde Deus quer que estejamos, quando o tenor chega no vilarejo das irmãs e ali começa um contato com phillipa para leva-la para paris onde os dois juntos fariam fama e seriam reconhecidos, essa foi uma estrategia de Deus que viu no futuro a guerra civil na frança onde uma Mulher chamada Babete perderia seu marido e seu filho e usaria aquela breve amizade do tenor com aquela família da Dinamarca fazendo assim contato para receber Babete e ali iniciar uma nova historia tanto na vida de Babete como na vida das irmãs cujo o que elas mais amavam fazer na vida eram servir as pessoas, entendo com isso que o que parece bom a nossos olhos ,aos olhos de Deus a sempre o melhor logo depois ,quando sabemos esperar o momento certo das coisas, o proposito verdadeiro e genuíno do senhor é estabelecido em nossas vidas de forma completa sem frustração,arrependimento ou algum tipo de angustia as quais sofremos por decisão erradas e precipitadas que tomamos ao longo da vida, outro fato que chama minha atenção é o posicionamento do pai de Philipa e Martina, homem valente confiante no senhor,provando que quando nos posicionamos diante do senhor e confiamos nele ele cuida de todos nossos problemas e anseios, não precisou ele pedir a filha para não ir o própio espirito de Deus convenceu Philipa de não ir.

    Essas foram algumas observações que vi e que o espito santo ministrou em minha vida até o momento, se talvez tenha algo que foge do filme peço Pr. César ou algum irmão para me ajudar a corrigir e identificar se houve alguma divergência nos fatos, estou apaixonado cada vez mais pela palavra e presença do senhor cada aula, cada matéria, desperta em mim a próxima curva e o cheiro do pai do céu que parece se aproximar dia após dia.

    ResponderExcluir
  4. Existem varios textos fantásticos sobre esse filme. É um filme muito amado!
    No blog eu postei uma crônica do Rubem Alves e um capítulo do Livro Maravilhosa Graça.
    A Festa de Babette é um filme acima de tudo, sobre o que é a graça de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Existem varios textos fantásticos sobre esse filme. É um filme muito amado!
    No blog eu postei uma crônica do Rubem Alves e um capítulo do Livro Maravilhosa Graça.
    A Festa de Babette é um filme acima de tudo, sobre o que é a graça de Deus.

    ResponderExcluir